Bom qualquer dia ainda me tratam por azul aqui no fórum!justme Escreveu:Boas,
aqui vai a minha opinião:
Não me parece que um fabricante de aparelhos/componentes de AC vá aconselhar a usar um refrigerante substituto. Isso seria promover terceiros contra os seus próprios interesses que é vender equipamento novo.
Quem estará interessado em promover/aconselhar os refrigerantes alternativos serão como é óbvio as empresas que os fabricam (Dupont, Honeywell, etc). Apenas no caso de haver algum protocolo entre os fabricantes de componentes/equipamentos e os fabricantes de refrigerantes me parece provável que os primeiros fizessem esse exercicio de promoção.
Agora em relação ao uso dos refrigerantes alternativos com o objetivo de manter o equipamento, parece-me obvio que há vantagem nisso. Os refrigerantes substitutos não serão ideais, mas são aceitáveis. Terão mesmo algumas propriedades melhores que as originais e outras não tão boas. Pensando bem, seria pedir demais que instalações/aparelhos feitos á medida para um refrigerante tivessem melhor performances com outro refrigerante para os quais não foram projetados.

Mas por isso é que defendo uma empresa que só se preocupa em ser a melhor, em que btw é a Nº 1 Mundial actualmente:
>Clique Aqui<
No Japão já anda tudo com o R32 e com ajuda até do governo, se não estou em erro ... Esta já começou em Portugal a vender os splits, mas não existe ninguém que comercializa o fluido, então toca a comprar na Europa um fabricante.

Peço desculpa, mas não é decreto é regulamento, mas as principais e que deveria entra já no inicio deste ano ...justme Escreveu:Qual é a novidade que aí vem, onde posso consultar?
Quanto á APA, Centerm, Apief(APIRAC) e acrescento eu ADENE (entre outras), tenho sintomas semelhantes aos seus...
Um abraço
O Regulamento (CE) n.º 842/2006, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de Maio, relativo a determinados gases fluorados com efeito de estufa, bem como, os respectivos regulamentos de desenvolvimento. Entretanto este Regulamento foi revogado pelo Regulamento (UE) n.º 517/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Abril.
- Estabelece regras em matéria de confinamento, utilização, recuperação e destruição de gases fluorados com efeito de estufa e em matéria de medidas auxiliares conexas;
- Impõe condições à colocação no mercado de produtos e equipamentos específicos que contenham, ou cujo funcionamento dependa de, gases fluorados com efeito de estufa;
-Impõe condições às utilizações específicas de gases fluorados com efeito de estufa;
-Estabelece limites quantitativos à colocação de hidrofluorocarbonetos (HFC) no mercado.
Sei de fonte segura que só apartir de Julho este vai entrar nos exames de fluorados.
Quanto a este podem sacar o pdf >AQUI<
Espero ter ajudado!

F_B