Caderno Centerm - Dúvida

Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Has thanked: 5 times
Been thanked: 4 times
Contacto:

Re: Caderno Centerm - Dúvida

Mensagem por Hidrocube »

justme Escreveu:Boas,

aqui vai a minha opinião:

Não me parece que um fabricante de aparelhos/componentes de AC vá aconselhar a usar um refrigerante substituto. Isso seria promover terceiros contra os seus próprios interesses que é vender equipamento novo.

Quem estará interessado em promover/aconselhar os refrigerantes alternativos serão como é óbvio as empresas que os fabricam (Dupont, Honeywell, etc). Apenas no caso de haver algum protocolo entre os fabricantes de componentes/equipamentos e os fabricantes de refrigerantes me parece provável que os primeiros fizessem esse exercicio de promoção.

Agora em relação ao uso dos refrigerantes alternativos com o objetivo de manter o equipamento, parece-me obvio que há vantagem nisso. Os refrigerantes substitutos não serão ideais, mas são aceitáveis. Terão mesmo algumas propriedades melhores que as originais e outras não tão boas. Pensando bem, seria pedir demais que instalações/aparelhos feitos á medida para um refrigerante tivessem melhor performances com outro refrigerante para os quais não foram projetados.
Bom qualquer dia ainda me tratam por azul aqui no fórum! :lol:

Mas por isso é que defendo uma empresa que só se preocupa em ser a melhor, em que btw é a Nº 1 Mundial actualmente:

>Clique Aqui<

No Japão já anda tudo com o R32 e com ajuda até do governo, se não estou em erro ... Esta já começou em Portugal a vender os splits, mas não existe ninguém que comercializa o fluido, então toca a comprar na Europa um fabricante.:P
justme Escreveu:Qual é a novidade que aí vem, onde posso consultar?

Quanto á APA, Centerm, Apief(APIRAC) e acrescento eu ADENE (entre outras), tenho sintomas semelhantes aos seus...

Um abraço
Peço desculpa, mas não é decreto é regulamento, mas as principais e que deveria entra já no inicio deste ano ...

O Regulamento (CE) n.º 842/2006, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de Maio, relativo a determinados gases fluorados com efeito de estufa, bem como, os respectivos regulamentos de desenvolvimento. Entretanto este Regulamento foi revogado pelo Regulamento (UE) n.º 517/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Abril.

- Estabelece regras em matéria de confinamento, utilização, recuperação e destruição de gases fluorados com efeito de estufa e em matéria de medidas auxiliares conexas;
- Impõe condições à colocação no mercado de produtos e equipamentos específicos que contenham, ou cujo funcionamento dependa de, gases fluorados com efeito de estufa;
-Impõe condições às utilizações específicas de gases fluorados com efeito de estufa;
-Estabelece limites quantitativos à colocação de hidrofluorocarbonetos (HFC) no mercado.

Sei de fonte segura que só apartir de Julho este vai entrar nos exames de fluorados.

Quanto a este podem sacar o pdf >AQUI<

Espero ter ajudado! :)

F_B
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
vmcb
Curioso
Curioso
Registado: 12 dez 2013, 12:19
Has thanked: 2 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por vmcb »

Peço desculpa pelo "vermelho" era só para dar destaque ao que queria "sublinhar".

Pelo que percebi, querem certificar técnicos para instalações de bombas de calor?!

Enfim à que ganhar com isto.
Em relação ao regulamento, já tinha lido mas sinceramente, não dei grande importância porque podem dentro em breve decidir mudar de ideias!
Cumprimentos,
vmcb
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Has thanked: 5 times
Been thanked: 4 times
Contacto:

Mensagem por Hidrocube »

vmcb Escreveu:Peço desculpa pelo "vermelho" era só para dar destaque ao que queria "sublinhar".

Pelo que percebi, querem certificar técnicos para instalações de bombas de calor?!

Enfim à que ganhar com isto.
Em relação ao regulamento, já tinha lido mas sinceramente, não dei grande importância porque podem dentro em breve decidir mudar de ideias!
vmcb por favor, nada que se desculpar ... ;)

Sim, agora repare no seguinte você certificado pode trabalhar em tudo que seja na área de AVAC & R, onde estão incluídas as bombas de calor aka split reversível dizem eles que não é bomba de calor. :lol:

Então, se tem que mexer num circuito ar-água designação para eles bomba de calor (instalador de aquecimento), tem que ter esse certificado. Confuso?

Pois tb eu ... por isso não posso com certas coisas ...

F_B
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Boas,

agradeço o link.

Sob o ponto de vista da manipulação de refrigerantes HFC o regulamento (tanto o 517 como o anterior 842) preve e autoriza quem tenha certificação em fluorados a "mexer em Bombas de Calor".

No entanto, hoje em dia essa tecnologia está tambem a ser aplicada no aquecimento de aguas sanitarias (e não só) pelo que no que respeita às aguas poderá haver algum impedimento a quem tenha apenas a credenciação em fluorados.

Mas condicionalismos semelhantes e inversos se colocarão a quem instala Bombas de calor para aquecimento de agua e não tenha a certificação em fluorados.

Um abraço
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Só nesse País, mesmo.
Aqui, onde trabalho, já não é bem assim. Manipulação de fluidos É manipulação de fluidos, e não manipulação de máquinas...
Caso contrário, até o operador do camião onde o equipamento é transportado para entrega na empresa que o encomendou, ou para a obra a que se destina teria que ser certificado...
Aqui, só precisa de certificação para a manipulação de fluidos quem faz carga, ou recolha de fluido, porque está a manipulá-lo directamente.
Aqui, pode-se fazer toda a instalação de um VRV a 3 tubos, com caixas Change over, ligá-los à máquina exterior fazer prova de fugas com azoto e até mesmo meter bomba de vácuo em funcionamento, só não pode é fazer carga de gás adicional.
E quanto às bombas de calor que têm os dois permutadores no seu interior? O instalador da tubagem só tem que ligar os dois tubos de água o cabo de potência e o cabo de comando; e este não precisa der ser certificado, porque não manipulou ou não tem de manipular fluido frigorigénio!
Só mesmo nesse País!...

Cps
A. Castro
vmcb
Curioso
Curioso

Mensagem por vmcb »

Boas,

Um cliente (arquiteto) tem num atelier um VRV que instalámos no gabinete. Pediu-me se podia verificar o estado de funcionamento do equipamento, mas garantiu que não tem qualquer problema, apenas quer que lhe passe uma ficha de intervenção em como aquilo foi visto por um técnico para ele posteriormente mostrar para a certificação de energia da casa!

Sei que este Regulamento (CE) n.º 1516/2007, "indica" que podemos fazer manutenção nos equipamentos de refrigeração com gases fluorados, mas tenho dúvidas para ir ao local medir pressões etc etc e fazer uma ficha com os dados recolhidos para escrever que está tudo ok!

A dúvida:
Devo realmente ser eu o mais indicado em ir lá e passar uma ficha de intervenção, será que ele não deve querer outro documento, por exemplo algo como o TIM?
Cumprimentos,
vmcb
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Se é para o teste "anual" ou semestral das fugas, pode ser o técnico "normal" dependendo da quantidade de gás. Se é para o ar condicionado, ai já terá que ser TIM por causa da qualidade do ar interior. Creio que ser TIM não obriga a ter os fluorados, mas posso estar enganado.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
vmcb
Curioso
Curioso

Mensagem por vmcb »

Mário Escreveu:Boas

Se é para o teste "anual" ou semestral das fugas, pode ser o técnico "normal" dependendo da quantidade de gás. Se é para o ar condicionado, ai já terá que ser TIM por causa da qualidade do ar interior. Creio que ser TIM não obriga a ter os fluorados, mas posso estar enganado.

Cump.
Mário

Mário, obrigado desde já pela resposta.

Acredito que seja mesmo isso que ele deve pretender, que seja um TIM a verificar a qualidade do ar para esse propósito (certificação energética). Porque da minha parte somente para a verificação de fugas anual ou semestral.

Sim tens razão, o TIM não tem de ter os fluorados. ;)

PS: Eu era para ter ficado como TQAI mas aquele pessoal daquela entidade que todos sabemos, faz sempre das suas nos exames e eu chumbei perante um engenheiro e uma doutora...quando posteriormente fiquei a saber que passaram um outro meu colega, o próprio me contou, esteve mais de 40m com eles porque estava muito nervoso sem saber (tiveram pena dele por ser Moldavo) o que dizer. Eu que falhei 2 perguntas, "encostaram-me" logo às boxes ao fim de 10m!!

Telefonei à doutora para me explicar o porquê de um estar a ser penalizado e mandado embora após 10m e outro por ser Moldavo e estar nervoso, dão 40m para ele "descontrair"!!

Reposta da doutora, isso é uma questão que tem de perguntar ao Engenheiro que o avaliou, porque eu não sei de mais nada! (Ela só lá estava ao lado em todas as avaliações) :evil:
Cumprimentos,
vmcb
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”