Sonda de nível max. em furo

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aureliocoimbra
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Sonda de nível max. em furo

Mensagem por aureliocoimbra »

Viva

Qual é o motivo da colocação de sonda de nível máximo de água, num furo artesiano?

Sonda de mínimo, protege a bomba contra falta de água, agora de máximo não vejo qual a utilidade, pois ao contrário de um depósito, que transborda, um furo não tem esse perigo. Se transbordar naturalmente, até é bom!
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Re: Sonda de nível max. em furo

Mensagem por ohmico »

Boas,

precisa de estabelecer o nível a partir do qual a bomba pode novamente trabalhar, porque senão, só com uma sonda estaria a trabalhar intermitentemente.

Ohmico
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lopesnext
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Re: Sonda de nível max. em furo

Mensagem por lopesnext »

Boa noite,

Penso que as 3 sondas são instaladas no motor, uma no fundo outra no meio e outra no topo, sendo a do topo a de nivel maximo, logo o relé de nivel recebe informação das sondas que ja estão fora de agua antes de ficar totalmente sem agua e acender as respectivos leds.
Corrijam se estiver errado.
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Re: Sonda de nível max. em furo

Mensagem por nelmindo »

A do meio pára (Sem AO) o motor.
A de cima só deixará ligar o motor quando estiver molhada de novo. Por isso enquanto não encher, mesmo que a do meio volte a ficar molhada (ela deixou, porque o motor parou...), só começa a funcionar quando a água chegar à sonda de cima. Desta forma, evitamos que o motor ligue e desligue mais vezes quando queremos água.

Se fosse só a do meio, iria desligar em pouco tempo quando voltasse a "nascer" mais água, porque os furos têm pouca capacidade de armazenamento por causa do seu diâmetro.
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Mário
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Re: Sonda de nível max. em furo

Mensagem por Mário »

Boas

Nunca se deve de ter bombas com capacidade superior ao caudal do furo.

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Re: Sonda de nível max. em furo

Mensagem por nelmindo »

Mário Escreveu:Boas

Nunca se deve de ter bombas com capacidade superior ao caudal do furo.

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No verão e quando o dono tem um horta ou um relvado, é difícil cumprir isso cá em cima...
Conheço gente que já esteve uma tarde inteira e nunca "secou". Mas há gente com furos de 150m e de vez enquanto, "falta d'água" no relé...
Uma das razões dos registos das captações de água, é para controlar os lençóis...
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Re: Sonda de nível max. em furo

Mensagem por lopesnext »

Sendo assim qual é a funcionalidade da sonda de mínimo?
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Re: Sonda de nível max. em furo

Mensagem por Mário »

Boas
lopesnext Escreveu:Sendo assim qual é a funcionalidade da sonda de mínimo?
Sabemos que quando é dado o caudal de um furo, é caudal médio. Também se sabe que o caudal é diferente de verão e de inverno, depende dos anos com mais ou menos chuva, e do tipo de "agua" que temos no furo.
Como segurança a bóia de mínima deve de existir. A bóia de máximo para que a bomba não esteja sempre a arrancar e a parar, quando estamos a retirar mais agua que o furo tem.

Um furo não é um poço.

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Re: Sonda de nível max. em furo

Mensagem por nelmindo »

lopesnext Escreveu:Sendo assim qual é a funcionalidade da sonda de mínimo?
Para provocar histerese.
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Re: Sonda de nível max. em furo

Mensagem por maceira.87 »

Boa tarde,
A "bóia" de mínimo serve para garantir que quando não há água o motor não esteja a trabalhar em seco.
Para provocar histerese.
Parceiro Nelmindo , o amigo fala bonito! :mrgreen:
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
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Re: Sonda de nível max. em furo

Mensagem por maravedi »

Deixo aqui um link de uma marca conhecida onde é explicado o funcionamento de um determinado sistema...

Neste manual é fácil perceber como são colocadas e para que servem as sondas.

Abr

Está em PDF

http://www.toscano.es/?dl_id=290
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Re: Sonda de nível max. em furo

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
A conjugação das 3 sondas de nivel é para garantir que existe um diferencial (histerese) entre o desligar e voltar a ligar, salvaguardando assim a longevidade do motor.

Imaginando uma só boia:
quando o nivel começa a baixar a boia vai ficando na vertical interrompendo assim o seu contacto, não é verdade? e o motor pára. Mas como sabemos, a superficie da água não é muito estável logo vai obrigar a boia, que está à superficie a acompanhar a agitação da água, dando origem a contactos irregulares obrigando o motor a arranques sucessivos.
Para evitar esta situação inventou-se o sistema a 3 sondas.
Cps
A. Castro
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