Programa Canadense Gratuito pra Implementação e análise de Projeto Sistema Fotovoltaico.
RETScreen International Clean Energy Decision Support Centre procura capacitar os planejadores, os tomadores de decisão e a indústria na implementação de projetos de energia renovável e eficiência energética. Este objetivo é alcançado pelo: Desenvolvimento de ferramentas para os tomadores de decisão( isto é o software RETScreen) que possibilitam a redução do custo dos estudos de pré-viabilidade; disseminando conhecimento e informação para auxiliar as pessoas na tomada de decisões; e pelo treinamento de pessoas para melhorar as análises de viabilidade técnica e financeira de projetos.
Software RETScreen de análise de projetos de energia limpa é uma ferramenta única de suporte à decisão, desenvolvida com a contribuiição de diversos especialistas do governo, indústria e universidade. O software, fornecido sem custos, pode ser usado universalmente para avaliar a produção e economia de energia, os custos durante o tempo de vida, a redução das emissões, análise financeira e de risco para vários tipos de tecnologias eficientes ou renováveis. Este software também inclui banco de dados de produtos, custos e clima; e manual de usuário detalhado.
RETScreen International é gerenciada sob a liderança e contínuo apoio financeiro do Natural Resources Canada (NRCan) e CanmetENERGY. RETScreen foi desenvolvido em colaboração com diversas organizações governamentais e multilaterais e com apoio técnico de uma ampla rede de especialistas da indústria, do governo e do mundo acadêmico.
Clique aqui para Baixar RETScreenSuite: http://www.retscreen.net/download.php/p ... nSuite.exe
E quais são os requisitos pedidos das normas portuguesas, que são requisitadas para instalação do projeto fotovoltaico.
As normas técnicas brasileiras são:
NBR 5410 –Instalações Elétricas de Baixa Tensão
Estabelece as condições que as instalações elétricas de baixa tensão devem satisfazer, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. A norma refere-se a tensões de 1.000V em corrente alternada, ou 1.500 V em corrente contínua, e aplica-se principalmente às instalações elétricas de edificações, qualquer que seja seu uso (residencial, comercial, público, industrial, de serviços, agropecuário, hortigranjeiro, etc.).
NBR 5419:2005 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas Fixa as condições de projeto, instalação e manutenção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), para proteger as edificações e estruturas contra a incidência direta de raios. A proteção se aplica também contra a incidência direta de raios sobre os equipamentos e pessoas no interior dessas edificações e estruturas, ou no interior da proteção imposta pelo SPDA instalado.
NR 10 –Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
Esta Norma Regulamentadora (NR) estabelece os requisitos e condições mínimas, objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam com instalações elétricas e serviços de eletricidade.
NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas
condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.
NR35 – Trabalho em altura Estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.
NBR 14200:1998 – Acumulador Chumbo-Ácido Estacionário Ventilado para Sistema Fotovoltaico – Ensaios Prescreve os métodos de ensaio aplicáveis a todos os tipos de construções de acumuladores de chumbo-ácido estacionários ventilados, para aplicação em sistemas fotovoltaicos.
NBR 15389:2006 – Bateria de chumbo-ácido estacionária regulada por válvula - Instalação e montagem Fixa os requisitos para projeto de instalação e procedimentos para armazenagem, montagem, ativação e aceitação de baterias de chumbo-ácido reguladas por válvula para aplicações estacionárias, bem como requisitos de segurança e de instrumentação.
NBR 11704:2008 – Sistema fotovoltaicos – Classificação Aborda a classificação dos sistemas FV quanto às suas características elétricas. Os sistemas podem ser classificados em isolados ou conectados à rede. Quanto à sua configuração, os sistemas podem ser puros ou híbridos.
NBR 10899:2013 – Energia Solar Fotovoltaica – Terminologia Define os termos técnicos relativos à conversão FV e aborda a nomenclatura e principais termos técnicos utilizados na área solar fotovoltaica, mas não inclui os termos gerais de eletricidade, que são definidos na NBR 5456.
NBR IEC 62116:2012 –Procedimento de Ensaio de Anti-Ilhamento para Inversores de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica
Fornece o procedimento de ensaio para avaliar o desempenho das medidas de prevenção de ilhamento utilizadas em sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica.
ABNT NBR 16149:2013 –Sistemas fotovoltaicos (FV) —Características da interface de conexão com a rede elétrica de distribuição —Procedimento de ensaio de conformidade Estabelece as recomendações específicas para a interface de conexão entre os sistemas fotovoltaicos e a rede de distribuição de energia.
ABNT NBR 16150:2013 – Características da Interface de Conexão com a Rede Elétrica de Distribuição Especifica os procedimentos de ensaio para verificar se os equipamentos utilizados na interface de conexão entre o sistema fotovoltaico e a rede de distribuição de energia estão em conformidade com os requisitos da ABNT NBR 16149.
NBR 16274:2014 – Sistemas fotovoltaicos conectados à rede - Requisitos mínimos para documentação, ensaios de comissionamento, inspeção e avaliação de desempenho Estabelece as informações e a documentação mínimas que devem ser compiladas após a instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede. Também descreve a documentação, os ensaios de comissionamento e os critérios de inspeção necessários para avaliar a segurança da instalação e a correta operação do sistema.