Bom dia meus caros.
Estou para reparar ou substituir a minha bomba submersível de 1cv, trifásica. Neste momento só funciona com gerador, se a ligar á rede, dispara o disjuntor de potência da edp.
Estou inclinado para depois instalar um arrancador progressivo. Mas já me deram a opinião, que como se trata de uma potência baixa, não precisa e até pode ser prejudicial, porque se a rampa de subida for superior a 1 segundo, o motor pode queimar!
Alguém confirma ?
Desde já o meu obrigado.
Arrancador progressivo
-
- Velha Guarda
- Registado: 28 jun 2012, 13:08
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 6 vezes
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Re: Arrancador progressivo
Boa tarde.
Geralmente, quando o motor tem uma potência baixa, faz-se o arranque directo, sem recurso a arrancadores ou outras técnicas.
Quanto a ser prejudicial para o próprio motor, fazer um arranque suave, não acredito muito. Mas outros colegas com mais experiência na matéria poderão dar uma melhor opinião.
Geralmente, quando o motor tem uma potência baixa, faz-se o arranque directo, sem recurso a arrancadores ou outras técnicas.
Quanto a ser prejudicial para o próprio motor, fazer um arranque suave, não acredito muito. Mas outros colegas com mais experiência na matéria poderão dar uma melhor opinião.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Sobre a rampa ser superior a 1 seg. quem disse não conhece motores, tenho alguns com 15 seg. e potencias muito maiores.
Cump.
Mário
Deve de haver algo errado, 750Watts dispara o disj. da EDP? Vê se ele é diferencial.aureliocoimbra Escreveu:Bom dia meus caros.
Estou para reparar ou substituir a minha bomba submersível de 1cv, trifásica. Neste momento só funciona com gerador, se a ligar á rede, dispara o disjuntor de potência da edp.
Estou inclinado para depois instalar um arrancador progressivo. Mas já me deram a opinião, que como se trata de uma potência baixa, não precisa e até pode ser prejudicial, porque se a rampa de subida for superior a 1 segundo, o motor pode queimar!
Alguém confirma ?
Desde já o meu obrigado.
Sobre a rampa ser superior a 1 seg. quem disse não conhece motores, tenho alguns com 15 seg. e potencias muito maiores.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 29 out 2011, 18:08
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Mesmo a sério
!! Uma rampa de aceleração danifica o motor se for superior a 1 segundo?!
Ok...quem não sabe, não sabe..ponto..Mas não inventem. E 1 cv faz disparar?! humm...O parceiro Mário tem toda a razão....verifique qual realmente é que dispara, porque visto que a bomba e submersível, o seu isolamento pode ter ido para a sucata.
Cumprimentos

Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 28 jun 2012, 13:08
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 6 vezes
Viva
De facto o disjuntor da edp é diferencial.
Entretanto a bomba acabou por queimar.
Pronto agora é "arrotar"
Pronto agora é "arrotar"

-
- Velha Guarda
- Registado: 29 out 2011, 18:08
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Queimou?!! Isso é que é pior! Entrou água para dentro?aureliocoimbra Escreveu:Viva
Pronto agora é "arrotar"
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!