Deteção de pequena fuga em automovel
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- Velha Guarda
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Deteção de pequena fuga em automovel
Viva, trabalho numa oficina de reparação automóvel em que também fazemos alguns serviços de ar condicionado.
Hoje recebemos um cliente que carregou o ar condicionado do carro há cerca de 1 ano e recentemente deixou de funcionar, a primeira coisa a fazer foi ligar os manómetros para verificar as pressões e tinha não tinha absolutamente nada, os ponteiros nem sequer mexeram ao abrir as válvulas. Pensei então que pudesse ser uma fuga grande e pressurizei o sistema com azoto para procurar pela fuga, que esperava ser grande e conseguir ouvir, fui até aos 15bar e nada... depois peguei em agua com sabão e corri as tubagens todas que estavam acessíveis, condensador e junções. Não encontrei nada.
O único componente que não verifiquei foi o evaporar que estava inacessível e era necessário desmontar o tablier... o sistema ficou à pressão com azoto cerca de 2horas e o ponteiro não mexeu aparentemente nada.
Como se deve proceder para detectar estas fugas de pequena dimensão? Alguma sugestão?
Obrigado
Hoje recebemos um cliente que carregou o ar condicionado do carro há cerca de 1 ano e recentemente deixou de funcionar, a primeira coisa a fazer foi ligar os manómetros para verificar as pressões e tinha não tinha absolutamente nada, os ponteiros nem sequer mexeram ao abrir as válvulas. Pensei então que pudesse ser uma fuga grande e pressurizei o sistema com azoto para procurar pela fuga, que esperava ser grande e conseguir ouvir, fui até aos 15bar e nada... depois peguei em agua com sabão e corri as tubagens todas que estavam acessíveis, condensador e junções. Não encontrei nada.
O único componente que não verifiquei foi o evaporar que estava inacessível e era necessário desmontar o tablier... o sistema ficou à pressão com azoto cerca de 2horas e o ponteiro não mexeu aparentemente nada.
Como se deve proceder para detectar estas fugas de pequena dimensão? Alguma sugestão?
Obrigado
- Mário
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Re: Deteção de pequena fuga em automovel
Boas
1º Sabes de refrigeração? espero que sim.
Deixa com azoto 12 horas, e depois deixas em vazio 8 horas e vê se perde.
Verificaste com a lampada se havia fugas?
Onde podes ter fuga;
Condensador quando está quente (vê se o condensador não tocou num passeio, alguns tocam) e aparecem as fissuras.
Evaporador algumas marcas (defeitos de fabrico que aparecem passado os anos).
Tubos
Válvula de expansão (O´rings)
Compressor, retentor ou pelo corpo ((união (tem oring))
Uma básica, as válvulas de carga.
Cump.
Mário
1º Sabes de refrigeração? espero que sim.
Deixa com azoto 12 horas, e depois deixas em vazio 8 horas e vê se perde.
Verificaste com a lampada se havia fugas?
Onde podes ter fuga;
Condensador quando está quente (vê se o condensador não tocou num passeio, alguns tocam) e aparecem as fissuras.
Evaporador algumas marcas (defeitos de fabrico que aparecem passado os anos).
Tubos
Válvula de expansão (O´rings)
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" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
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Re: Deteção de pequena fuga em automovel
Viva, obrigado pelas dicas.
Sim, sei alguma coisa, tive formação para poder trabalhar em sistemas de ar condicionado automóvel e também é um tema pelo qual me interesso e vou tentando ir aprendendo/estudando conforme os problemas vão aparecendo.
Para esse teste mais extenso vou ter que combinar com o dono do carro para ver qual a disponibilidade para o deixar.
Sim, verifiquei com a lâmpada UV, também não encontrei nada. O compressor é uma possibilidade, estava cheio de óleo do motor em cima, mas também é possível que tivesse algum do AC misturado. Vou tentar contactar o homem e pedir para ele lavar bem o motor e compressor para tentar perceber depois se verte por ai.
O condensador estava intacto e sem qualquer humidade.
Também verifiquei as ligações à válvula de expansão do lado do motor, as que estavam do lado do evaporador estão completamente fora de vista.
As válvulas de recarga também verifiquei com espuma própria e estavam boas, é um problema recorrente, diria que cerca de 20% dos carros que por cá passam têm uma válvula a verter.
O evaporador só vai ser verificado em ultimo recurso e caso o cliente decida avançar com a reparação que será dispendiosa se o problema for lá.
Sim, sei alguma coisa, tive formação para poder trabalhar em sistemas de ar condicionado automóvel e também é um tema pelo qual me interesso e vou tentando ir aprendendo/estudando conforme os problemas vão aparecendo.
Para esse teste mais extenso vou ter que combinar com o dono do carro para ver qual a disponibilidade para o deixar.
Sim, verifiquei com a lâmpada UV, também não encontrei nada. O compressor é uma possibilidade, estava cheio de óleo do motor em cima, mas também é possível que tivesse algum do AC misturado. Vou tentar contactar o homem e pedir para ele lavar bem o motor e compressor para tentar perceber depois se verte por ai.
O condensador estava intacto e sem qualquer humidade.
Também verifiquei as ligações à válvula de expansão do lado do motor, as que estavam do lado do evaporador estão completamente fora de vista.
As válvulas de recarga também verifiquei com espuma própria e estavam boas, é um problema recorrente, diria que cerca de 20% dos carros que por cá passam têm uma válvula a verter.
O evaporador só vai ser verificado em ultimo recurso e caso o cliente decida avançar com a reparação que será dispendiosa se o problema for lá.
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Re: Deteção de pequena fuga em automovel
Para o evaporador à carros que é necessário desmontar o tablier todo.
Outra hipótese não muito boa, é carregares o AC e com aditivo veres onde vai brilhar.
Cump.
Mário
Outra hipótese não muito boa, é carregares o AC e com aditivo veres onde vai brilhar.
Cump.
Mário
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Re: Deteção de pequena fuga em automovel
Vivam.
O veículo em causa tem alguma valvula de segurança, que possa actuar, libertando pressão excessiva?
Como sabem o calor dilata os corpos e neste caso, o funcionamento do sistema de refrigeração aumenta e de que maneira a temperatura...
Não seria mau de todo deixar o carro a trabalhar durante umas horas e observar as pressoes do fluido.
Cps
A. Castro
O veículo em causa tem alguma valvula de segurança, que possa actuar, libertando pressão excessiva?
Como sabem o calor dilata os corpos e neste caso, o funcionamento do sistema de refrigeração aumenta e de que maneira a temperatura...
Não seria mau de todo deixar o carro a trabalhar durante umas horas e observar as pressoes do fluido.
Cps
A. Castro
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Re: Deteção de pequena fuga em automovel
Pois Mário, o problema é mesmo esse, para verificar visualmente evaporador são necessárias umas 8h de trabalho para montar e voltar a montar tudo.
A segunda hipótese apesar de não ser ideal é justificável a meu ver, cometo algum crime se carregar o sistema com r134a junto com aditivo UV e pedir ao cliente para usar o AC diariamente e passar na oficina passados cerca de 15 dias para verificar?
CF,Lda, neste carro por acaso não reparei nela...
Tenho-as visto em alguns carros montadas mesmo no compressor, costumam até ter um selo para sabermos se abriram ou não. Quando o carro voltar verifico.
Pressões só depois de carregar, mas provavelmente nunca vão ser tão altas que seja capazes de fazer a válvula de descarga actuar porque existe um sensor na linha de alta pressão que em que o sinal é usado para desactivar o compressor em caso de falta de gás ou pressão excessiva. A não ser que exista uma obstrução antes do sensor mas ai também não se consegue ver nos manómetros porque a válvula de carrega fica logo ao lado do sensor.
Mais uma vez obrigado a ambos pelas dicas, ainda é uma área em que estou verde e toda a ajuda é bem vinda.
A segunda hipótese apesar de não ser ideal é justificável a meu ver, cometo algum crime se carregar o sistema com r134a junto com aditivo UV e pedir ao cliente para usar o AC diariamente e passar na oficina passados cerca de 15 dias para verificar?
CF,Lda, neste carro por acaso não reparei nela...

Pressões só depois de carregar, mas provavelmente nunca vão ser tão altas que seja capazes de fazer a válvula de descarga actuar porque existe um sensor na linha de alta pressão que em que o sinal é usado para desactivar o compressor em caso de falta de gás ou pressão excessiva. A não ser que exista uma obstrução antes do sensor mas ai também não se consegue ver nos manómetros porque a válvula de carrega fica logo ao lado do sensor.
Mais uma vez obrigado a ambos pelas dicas, ainda é uma área em que estou verde e toda a ajuda é bem vinda.
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Re: Deteção de pequena fuga em automovel
Boas
Mário
A Azuljorgemiguel4 Escreveu:Pois Mário, o problema é mesmo esse, para verificar visualmente evaporador são necessárias umas 8h de trabalho para montar e voltar a montar tudo.
A segunda hipótese apesar de não ser ideal é justificável a meu ver, cometo algum crime se carregar o sistema com r134a junto com aditivo UV e pedir ao cliente para usar o AC diariamente e passar na oficina passados cerca de 15 dias para verificar?
Basta 2 ou 3 dias e depois passas a lampada.
O fusível "valvula de segurança" fica dentro do compressor.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
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Re: Deteção de pequena fuga em automovel
Não me esqueci de vocês, estava a espera que voltasse cá o carro mas ainda não apareceu...
Mario, também já tenho visto em alguns essa válvula montada na tampa traseira do compressor, normalmente com um selo autocolante que abre caso a válvula actue.
Mario, também já tenho visto em alguns essa válvula montada na tampa traseira do compressor, normalmente com um selo autocolante que abre caso a válvula actue.