Bom dia,
Gostaria que me ajudassem no seguinte:
Onde está escrito (se é que está) nas RTIEBT, que a alimentação a quadros parciais não necessita de interruptor diferencial e pode ser feito diretamente com disjuntor, uma vez que os quadros parciais já possuem proteção diferencial?.
Obrigado.
Alimentação Quadros Parciais
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Alimentação Quadros Parciais
Boas
Cump.
Mário
Partindo que é uma instalação "doméstica" desde que no Q. principal esteja um diferencial a proteger tudo (montante), está resolvido. Eu não aconselho um só diferencial.nunodvr Escreveu:Bom dia,
Gostaria que me ajudassem no seguinte:
Onde está escrito (se é que está) nas RTIEBT, que a alimentação a quadros parciais não necessita de interruptor diferencial e pode ser feito diretamente com disjuntor, uma vez que os quadros parciais já possuem proteção diferencial?.
Obrigado.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Não está em lado algum como o colega disse.
Apenas diz que a instalação deve ser do tipo II (duplo isolamento), sendo que o pessoal às vezes para resolver o problema coloca um dif. à cabeça da instalação para fazer uma instalação do tipo II equivalente (não é uma instalação de classe II...). Isso acarreta problemas depois, também como o Mário alertou, por causa da exploração da mesma. Qualquer problema faz disparar tudo...
Se quiser colocar diferenciais "encadeados", precisa de cumprir depois a seletividade amperimétrica e cronométrica.
Ver:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?t=5533
Apenas diz que a instalação deve ser do tipo II (duplo isolamento), sendo que o pessoal às vezes para resolver o problema coloca um dif. à cabeça da instalação para fazer uma instalação do tipo II equivalente (não é uma instalação de classe II...). Isso acarreta problemas depois, também como o Mário alertou, por causa da exploração da mesma. Qualquer problema faz disparar tudo...
Se quiser colocar diferenciais "encadeados", precisa de cumprir depois a seletividade amperimétrica e cronométrica.
Ver:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?t=5533
- Anexos
-
- schneider_seguranca_quadros.pdf
- (939.34 KiB) Transferido 107 vezes
-
- Ficha tecnica 22.pdf
- (45.78 KiB) Transferido 122 vezes
-
- Classes+de+Isolamento+Legislação+e+Norma.pdf
- (1.57 MiB) Transferido 408 vezes
-
- classe_de_isolamento_em_quadros_eletricos.pdf
- (139.53 KiB) Transferido 101 vezes
Obrigado pelas respostas.
Trata-se de uma instalação de uso profissional que recebe publico. Tem um quadro de entrada com 3 quadros parciais, um deles de elevador. O quadro de entrada tem um interruptor de corte geral e depois diversos diferenciais ao qual se ligam os diversos circuitos (com disjuntores pelo meio, é claro). Neste caso sei que, para alimentar os quadros parciais, não é necessário a utilização de diferenciais podendo usar-se "apenas" disjuntores que farão a proteção aos cabos de alimentação dos referidos quadros, uma vez que os circuitos deste quadros já têm proteção diferencial. A minha dúvida era mesmo se isto estaria escrito em algum lado das regras ou se referiam só a questão da classe II como diz o nelmindo.
Obrigado.
Trata-se de uma instalação de uso profissional que recebe publico. Tem um quadro de entrada com 3 quadros parciais, um deles de elevador. O quadro de entrada tem um interruptor de corte geral e depois diversos diferenciais ao qual se ligam os diversos circuitos (com disjuntores pelo meio, é claro). Neste caso sei que, para alimentar os quadros parciais, não é necessário a utilização de diferenciais podendo usar-se "apenas" disjuntores que farão a proteção aos cabos de alimentação dos referidos quadros, uma vez que os circuitos deste quadros já têm proteção diferencial. A minha dúvida era mesmo se isto estaria escrito em algum lado das regras ou se referiam só a questão da classe II como diz o nelmindo.
Obrigado.
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Também tenho a ideia de não ser obrigatório, contudo e dada a natureza da instalação, em meu entender, seria recomendável a sua utilização.