Quadro de AVAC

Responder
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Agradecimento recebido: 10 vezes

Quadro de AVAC

Mensagem por angel_of_diablo »

Olá a todos.
Venho perguntar aos mais entendidos em AVAC o seguinte:
As máquinas de AVAC (Spli - mono ou multi, UTA, UTAN, U.E., V.E., etc) têm incorporada alguma caixa de ligações com proteção térmica aos motores destes equipamentos?
Ou por outras palavras, num Quadro de AVAC com saídas para estes equipamentos, que tipo de proteções devo colocar - Disjuntor C, Disjuntor Motor, Disjuntor D + Relé Térmico?

Cumprimentos.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Quadro de AVAC

Mensagem por Mário »

Boas
angel_of_diablo Escreveu:Olá a todos.
As máquinas de AVAC (Spli - mono ou multi, UTA, UTAN, U.E., V.E., etc) têm incorporada alguma caixa de ligações com proteção térmica aos motores destes equipamentos?
Ou por outras palavras, num Quadro de AVAC com saídas para estes equipamentos, que tipo de proteções devo colocar - Disjuntor C, Disjuntor Motor, Disjuntor D + Relé Térmico?
Cumprimentos.
No quadro que vai alimentar uma unidade de AVAC, só tens que fazer a proteção referente à potencia instalada (disjuntor "C" ou "D" com ou sem diferencial)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu:Boas
Cumprimentos.
No quadro que vai alimentar uma unidade de AVAC, só tens que fazer a proteção referente à potencia instalada (disjuntor "C" ou "D" com ou sem diferencial)

Cump.
Mário
Foi o que eu fiz.
Mas por curiosidade... Estas máquinas têm incorporado a proteção térmica aos seus motores?
É que nunca estive perto de uma máquina destas para ver as suas ligações.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
angel_of_diablo Escreveu:
Mário Escreveu:Boas
Cumprimentos.
Cump.
Mário
Foi o que eu fiz.
Mas por curiosidade... Estas máquinas têm incorporado a proteção térmica aos seus motores?
É que nunca estive perto de uma máquina destas para ver as suas ligações.
Quando se fala em máquinas "pacote completo" é a directiva de máquinas que manda, mas tem que obedecer ás normas existentes, por vezes à fabricantes que tentam contornar (modelos mais antigos que existem em stock etc ...)

O quadro da máquina tem tudo. Circuito de potencia, circuito de comando, onde está incluído as protecções de motores e todo o quadro da máquina. Relé térmico para o motor principal pode não existir, mas sim sondas na bobinagem (termistâncias- PTC- PT 100- PT1000- KTY etc.)

O que alguns não têm é disjuntor (protecção de curto-circuito) na entrada, mas sim um corte-geral (é obrigatório).

Quando no projecto eléctrico existem máquinas, tens que perguntar o seguinte:
Qual a potencia necessária e nº de condutores (com ou sem neutro). Eu gosto dos Schneider NS na versão H ou L (poder de corte alto) com diferencial, com térmico depende do cliente. Da Hager não gosto.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu: Quando se fala em máquinas "pacote completo" é a directiva de máquinas que manda, mas tem que obedecer ás normas existentes, por vezes à fabricantes que tentam contornar (modelos mais antigos que existem em stock etc ...)

O quadro da máquina tem tudo. Circuito de potencia, circuito de comando, onde está incluído as protecções de motores e todo o quadro da máquina. Relé térmico para o motor principal pode não existir, mas sim sondas na bobinagem (termistâncias- PTC- PT 100- PT1000- KTY etc.)

O que alguns não têm é disjuntor (protecção de curto-circuito) na entrada, mas sim um corte-geral (é obrigatório).

Quando no projecto eléctrico existem máquinas, tens que perguntar o seguinte:
Qual a potencia necessária e nº de condutores (com ou sem neutro). Eu gosto dos Schneider NS na versão H ou L (poder de corte alto) com diferencial, com térmico depende do cliente. Da Hager não gosto.

Cump.
Mário
Mais uma vez obrigado pela explicação. Fiquei a saber como proceder com os quadros de AVAC.
Por último e pegando numa coisa que tu disseste e que tenho também dúvidas. Normalmente as máquinas de AVAC trifásicas costumam levar neutro ou não?
Fica também registado o aviso sobre as proteções da Hager.
Mas por curiosidade, teve algum problema com a Hager? Estava a falar da proteção geral (disjuntores tipo C) ou para motores (disjuntor motores ou D).
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Mário Escreveu: Mais uma vez obrigado pela explicação. Fiquei a saber como proceder com os quadros de AVAC.
Por último e pegando numa coisa que tu disseste e que tenho também dúvidas. Normalmente as máquinas de AVAC trifásicas costumam levar neutro ou não? Depende do fabricante da máquina.
Mas por curiosidade, teve algum problema com a Hager? Um tetrapolar regulado a 200 Amp.,esteve 35seg. com 1400Amp e não desligou, ou melhor interrompeu uma fase. Foi substituido por outro e aconteceu o mesmo. O segundo foi na minha presença, foi instalado o 3º já com o problema dos 1400Amp resolvidos.
Estava a falar da proteção geral (disjuntores tipo C) ou para motores (disjuntor motores ou D).Quando é unidades pequenas (até 22kW) levam C ou D, gosto mais dos "D" por causa dos arranques dos motores (os picos), porque senão tens que aumentar a secção dos condutores, quando a potencia é acima já começa a justificar os NS da Schneider.
A Azul

Cump.
Mário
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu:
Mário Escreveu: Mais uma vez obrigado pela explicação. Fiquei a saber como proceder com os quadros de AVAC.
Por último e pegando numa coisa que tu disseste e que tenho também dúvidas. Normalmente as máquinas de AVAC trifásicas costumam levar neutro ou não? Depende do fabricante da máquina.
Mas por curiosidade, teve algum problema com a Hager? Um tetrapolar regulado a 200 Amp.,esteve 35seg. com 1400Amp e não desligou, ou melhor interrompeu uma fase. Foi substituido por outro e aconteceu o mesmo. O segundo foi na minha presença, foi instalado o 3º já com o problema dos 1400Amp resolvidos.
Estava a falar da proteção geral (disjuntores tipo C) ou para motores (disjuntor motores ou D).Quando é unidades pequenas (até 22kW) levam C ou D, gosto mais dos "D" por causa dos arranques dos motores (os picos), porque senão tens que aumentar a secção dos condutores, quando a potencia é acima já começa a justificar os NS da Schneider.
A Azul

Cump.
Mário
Obrigado pelo feedback e esclarecimentos. São muito úteis. ;)
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Mensagem por Hidrocube »

Os ditos vulgarmente na gira da malta de AVAC "periquitos" não tem q.e. e sim apenas são protegidos pelo que já foi em cima descrito.

As protecções estão todas, ou quase na pcb da unidade ...

UTA, UTAN, V.E, VAM, wte, depende do tipo, mas podem vir de fábrica ou ser feitos pelo instalador.

Nem tudo na vida é preto ou branco.:P

CumpS!
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”