Vivam.
Mário, acho que não será a mesma.
Como descrito, o secundário deste transformador está ligado em triangulo e o ponto S1, que está ligado à terra,
só é comum a dois enrolamentos, ficando o 3º entre R1 e T1. Daí a minha curiosidade...
Cps
A. Castro
Mário Escreveu:Boas
CF,Lda Escreveu:vivam.
Estou curioso em saber a tensão entre os pontos R1 e T1...
Cps
A. Castro
Eu digo que é a mesma que R1 e S1, como S1 e T1, porque se não for... já não sei.
CF,Lda Escreveu:Vivam.
Mário, acho que não será a mesma.
Como descrito, o secundário deste transformador está ligado em triangulo e o ponto S1, que está ligado à terra,
só é comum a dois enrolamentos, ficando o 3º entre R1 e T1. Daí a minha curiosidade...
Cps
A. Castro
Mário Escreveu:Boas
CF,Lda Escreveu:vivam.
Estou curioso em saber a tensão entre os pontos R1 e T1...
Cps
A. Castro
Eu digo que é a mesma que R1 e S1, como S1 e T1, porque se não for... já não sei.
Cump.
Mário
A ligação à terra está a mais, mas sem mais dados...
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
O esquema quanto a mim não "rima".... O secundário do transformador tem uma ligação em estrela com o ponto neutro referenciado à terra ( conhecido por sistema TS " terra de serviço", pois é o tipo de ligação que todos temos em casa via EDP, antes do neutro passar pelo diferencial.
Caro colega lvsat, lamento decepcioná-lo, mas não se trata de secundário em estrela com ponto neutro á terra. Analize melhor o que observa e depois diga qualquer coisa
Cps
A. Castro
lvsat Escreveu:Boas
O esquema quanto a mim não "rima".... O secundário do transformador tem uma ligação em estrela com o ponto neutro referenciado à terra ( conhecido por sistema TS " terra de serviço", pois é o tipo de ligação que todos temos em casa via EDP, antes do neutro passar pelo diferencial.
Pois eu tb estou curioso de saber desta conclusão da parte do autor do topic.
Esta ligação a terra deixa me muito confuso, é que é como se uma fase fosse ligado a terra. será que inicialemente não terá alguem ligado o secundario em estrela??
cumps
Há algo que esta a escapar-me, mas o trnsformador não está ao contrario:
ao seja no primario em triangulo e o secundario em estrela.
assim bate certo, o ponto comum é o neutro, que por sua vez está ligado a terra (regime TT)
se não, como seria em caso de defeito de isolamento? se não for assim não há possibilidade de por um disj diferencial, e a protecção das pessoas?
Pelo que fui lendo o que aqui se está a discutir são dois assuntos distintos.
Em primeiro lugar o transformador de que se fala cumpre duas funções. A primeira é como outro qualquer transformador de alimentação reduzir a tensão de entrada, para no secundário termos um valor determinado. Como se vê no esquema os enrolamentos primários tem três pontos de ligação em cada um deles conforme a tensão a aplicar. O secundário tem 3 enrolamentos também, e um deles está ligado à terra, (eu preferia chamar-lhe massa para clarificar as coisas). Falou-se aqui de um triac...ora um triac não funciona sem ter associado um qualquer circuito electrónico. A razão pela qual uma das fases está ligada à terra ( ou seja massa) é precisamente para entre esses pontos se fazer a alimentação da placa de controle. Este tipo de massas são virtuais, ou seja independentes umas das outras. Dou como exemplo três veículos automóveis cada um com a sua bateria. Todos eles funcionam e todos eles tem a sua massa ou "terra". A massa de cada um deles é "virtual" e só é comum quando se interligam cabos entre baterias. Neste caso concreto o enrolamento ligado à terra é para fixar ali um ponto de massa que é independente da rede eléctrica. Quanto ao facto do triac queimar com frequência, o mais certo é o motor estar a consumir em demasia ou o circuito de controle ter algum defeito. Resumindo: Como todos sabemos as cabines da EDP possuem um transformador com três fases na entrada. Na saída temos as mesmas três fases com uma tensão bastante inferior, e o ponto médio ligado à terra ou seja o neutro. Portanto o neutro não tem nada a ver com o circuito primário. Também neste caso a terra do secundário do transformador que alimenta a máquina não tem nada a ver com a rede de fornecimento de energia eléctrica, daí a confusão.