motor de grueta deixou de funcionar contactor atraca e manda quadro electrico abaixo
- electrotecnico
- Curioso
- Registado: 29 jan 2013, 21:05
motor de grueta deixou de funcionar contactor atraca e manda quadro electrico abaixo
Boas caros colegas
Ca estou novamente a pedir a vossa ajuda, tenho uma pequena grueta destas de 300kg de rolo de cabo de aço daquelas que se usam nas obras e é o seguinte, quando carrego no botão do comando atraca os contactores, mas passado 2 segundos manda o quadro eléctrico abaixo as lâmpadas ate quase que se apagam será que foi o motor que avariou, é que queimou também um pequeno díodo que mostro nas fotos seguintes e um 1n4007 já substitui por um novo e continua na mesma
Ca estou novamente a pedir a vossa ajuda, tenho uma pequena grueta destas de 300kg de rolo de cabo de aço daquelas que se usam nas obras e é o seguinte, quando carrego no botão do comando atraca os contactores, mas passado 2 segundos manda o quadro eléctrico abaixo as lâmpadas ate quase que se apagam será que foi o motor que avariou, é que queimou também um pequeno díodo que mostro nas fotos seguintes e um 1n4007 já substitui por um novo e continua na mesma
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Re: motor de grueta deixou de funcionar contactor atraca e manda quadro electrico abaixo
Boas,
Verifique se até o disjuntor disparar se o tambor se movimenta, porque pelo que descreve parece haver algum bloqueio, a curva de disparo do disjuntor de proteção é também um fator importante Curva C (5 a 10 vezes a In) curva D (10 a 20 vezes a In).
Cumprs.
Verifique se até o disjuntor disparar se o tambor se movimenta, porque pelo que descreve parece haver algum bloqueio, a curva de disparo do disjuntor de proteção é também um fator importante Curva C (5 a 10 vezes a In) curva D (10 a 20 vezes a In).
Cumprs.
- electrotecnico
- Curioso
Re: motor de grueta deixou de funcionar contactor atraca e manda quadro electrico abaixo
O motor faz rrrrrrrrrrrrrrr e faz movimentos milimetricos nao havera probabilidade de o motor ter queimado
Eu tenho quase a certeza de que o motor deve estar queimado pois se manda o quadro abaixo.
o que se desliga no quandro:
me diga:
curto-circuito pelo motor estár queimado
me diga:
Última edição por vitoradbf em 20 jun 2015, 16:01, editado 1 vez no total.
Eu tenho quase a certeza de que o motor deve estar queimado pois se manda o quadro abaixo.
me diga:
me diga:
-
- Velha Guarda
- Registado: 29 out 2011, 18:08
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Boa tarde,
Antes demais ja verificou as ligações aos contactores? os contactos dos mesmos estão ok ?ou até mesmo os contactores... Esse motor tem uma ou duas velocidades? utiliza condensador? e está visivel? ou tem escovas? Sim pode ter queimado, mas os enrolamentos podem não estar desfasados quando energizado, daí ele não rodar!
Antes demais ja verificou as ligações aos contactores? os contactos dos mesmos estão ok ?ou até mesmo os contactores... Esse motor tem uma ou duas velocidades? utiliza condensador? e está visivel? ou tem escovas? Sim pode ter queimado, mas os enrolamentos podem não estar desfasados quando energizado, daí ele não rodar!
Quanto mais sei....mais burro sou!!
-
- Velha Guarda
Ok já vi que utiliza condensador, um de 60 micronF, consegue ter acesso ele?
Cumprimentos
Cumprimentos
- electrotecnico
- Curioso
Sim consigo ter acesso ao condensador ja subtitui por um novo, ja coloquei um diodo novo tambem porque o outro esta todo chamuscado os dois contactores portanto, o que liga quando a mesma sobe e o que liga quando desce tambem accionam bem, se eu medir os fios que entram para o motor com um multimetro para testar a continuidade dos mesmo nao da para saber se estao e passagem portanto queimado?
-
- Velha Guarda
A última parte da sua resposta não tá muito descritiva, pergunta mesmo o que?
- electrotecnico
- Curioso
O que eu pergunto e se ao medir no fios que ligam ao motor com um multimetro na parte de continuidade dara para saber se o motor esta queimado portanto se houver continuidade por todos os fios nao sei se esta a perceber o que quero dizer
cmpts
cmpts
-
- Velha Guarda
Da pois , só tem de descobrir o enrolamento principal e o auxiliar. De me a marca e modelo do mesmo. Mas já mediu as continuidades nos contactores e apertos ??Pode sim ser um enrolamento queimado, mas também pode estar aí outro gato qualquer !!
Cumprimentos
Cumprimentos
- electrotecnico
- Curioso
MOTOR TYPE: SAM300/ D ZP
10 Amperes
KW: 1,85
Condensador 60uf
Duty: INT
10 Amperes
KW: 1,85
Condensador 60uf
Duty: INT
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 07 jan 2012, 12:57
- Contacto:
Não seria interessante abrir a caixa de ligação do motor e verificar se existe fuga a terra, dessa feita você poderia ver de uma forma fácil se o motor está queimado. Por outro lado, pode também desligar o motor na caixa de bornes e verificar se o quadro continua a ir a baixo. Pode ainda verificar se está a chegar todas as fases a caixa de ligação, ou seja se está a chegar os 400v.