diferencial dispara

electrotecnico
Curioso
Curioso
Registado: 29 jan 2013, 21:05

diferencial dispara

Mensagem por electrotecnico »

Boas

Estou com um problema que e o seguinte tenho uma habitaçao que dispoe de q.e geral e desse quadro tem um relogio para que a noite uns projectores de chao estejam ligados mas ao mesmo tempo tem um anexo que e a casa das maquinas da piscina e o que acontece e que na altura que remodelaram a casa o electricista deixo no exterior uma caixa estanque onde tem uma fase sempre continua um neutro uma terra e uma fase que vem desse relogio que so tem luz a noite dessa caixa posteriormente foi feita uma ligação para o anexo onde agora dessa caixa segue essas linhas e depois foi montado um quadro no anexo e esse quadro esta composto por um diferencial 25A 30ma dijuntores e esta tambem essa fase dos focos que e para a noite ligar os focos envolta da piscina so que estou com um problema quando a linha do relogio liga a noite dispara o diferencial do anexo ja verifiquei cabos tudo nao ha qualquer cabo traçado nem a fazer passagem neutro fase

DEIXO EM ANEXO o esquema de ligação
Anexos
digitalizar0001.jpg
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: diferencial dispara

Mensagem por Mário »

Boas
electrotecnico Escreveu:Boas
Estou com um problema que e o seguinte tenho uma habitaçao que dispoe de q.e geral e desse quadro tem um relogio para que a noite uns projectores de chao estejam ligados mas ao mesmo tempo tem um anexo que e a casa das maquinas da piscina e o que acontece e que na altura que remodelaram a casa o electricista deixo no exterior uma caixa estanque onde tem uma fase sempre continua um neutro uma terra e uma fase que vem desse relogio que so tem luz a noite dessa caixa posteriormente foi feita uma ligação para o anexo onde agora dessa caixa segue essas linhas e depois foi montado um quadro no anexo e esse quadro esta composto por um diferencial 25A 30ma dijuntores e esta tambem essa fase dos focos que e para a noite ligar os focos envolta da piscina so que estou com um problema quando a linha do relogio liga a noite dispara o diferencial do anexo ja verifiquei cabos tudo nao ha qualquer cabo traçado nem a fazer passagem neutro fase
Experimenta por umas virgulas e pontos, e pode ser que alguém ajude.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

Pelo esquema parece-me haver asneira no neutro, antes de mais, sabes como funciona um diferencial?
electrotecnico
Curioso
Curioso

É um dispositivo de protecção utilizado em instalações eléctricas, permitindo desligar um circuito sempre que seja detectada uma corrente de fuga superior ao valor nominal. A corrente de fuga é avaliada pela soma algébrica dos valores instantâneos das correntes nos condutores monitorizados (corrente diferencial)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Podem ser várias as razões da origem desse disparo do ID.
Rever os apertos nas diversas ligações.
Eventual entrada de humidade nos projetores de pavimento.
Lampâdas que podem estar a provocar demasiado aquecimento no interior de um dos projetores, e a detriorar o isolamento dos condutores, provocando o defeito.
Etc, etc.

electrotecnico Escreveu:Boas

Cpts.
Energy
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 29 out 2011, 18:08
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por maceira.87 »

Boa noite,
O esquema que desenhou está igual a instalação?! mesmo, mesmo igual?
Se está, o problema e ter o neutro que vai para as lampadas a vir do diferencial, e a fase que alimenta as lampadas nao ser a que vem do diferencial, logo como sabe o funcionamento do diferencial, "ele ao sentir que so esta a sair o neutro, há um desequilíbrio e ele dispara"...isto trocado por miúdos, porque o funcionamento não é tão "réles" como o descrevi.
Solução....Ou fazer um shunt da entrada do diferencial para as lampadas, ou alimentar o diferencial com o relogio, e ai a fase e neutro sairiam do diferencial para as lampadas, entre outras mas estas podem ser umas hipoteses..
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
... ou meter contactor alimentado por fase do relógio e Neutro do lado da entrada do diferencial, e fazer passar a alimentação dos focos pelos contactos do contactor, depois de passar pelo diferncial...

Cps
A. Castro
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

O colega maceira.87 já disse, e bem, qual é o problema e qual é a solução.
electrotecnico
Curioso
Curioso

amigo macieira 87 o esquema e mesmo conforme esta executado eu retirei o diferencial e liguei directo aos disjuntores e esta funcionar bem mas vou resolver como o amigo disse! :)
LuisAngola
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2008, 08:09

Mensagem por LuisAngola »

Boas,

o problema deve ser alguma das lâmpadas que está a ir buscar o neutro do diferencial do anexo, e nesse caso ele dispara sempre, pois a fase não está a passar por ele
marinhoto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 jan 2013, 15:57

Mensagem por marinhoto »

Olá meu caro colega. Quando um diferencial dispara (desliga o circuito de alimentação) só existe um problema: a fase está com passagem à terra. Se o circuito fôr trifásico, deveremos verificar as três fases indidualmente tudo após o tal disjuntor. Para resolver o problema, desligar a alimentação total ( interruptor geral ) e com um multímetro no máximo de ohms testar o circuito em relação à terra. Se houver uma movimentação nos digitos do aparelho, existe a tal passagem à terra. Verificar todo o circuito após os interruptores. Espero que tenha sido útil. Carlos - Eng. Electrotécnico.
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 29 out 2011, 18:08
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por maceira.87 »

marinhoto Escreveu:Olá meu caro colega. Quando um diferencial dispara (desliga o circuito de alimentação) só existe um problema: a fase está com passagem à terra. Se o circuito fôr trifásico, deveremos verificar as três fases indidualmente tudo após o tal disjuntor. Para resolver o problema, desligar a alimentação total ( interruptor geral ) e com um multímetro no máximo de ohms testar o circuito em relação à terra. Se houver uma movimentação nos digitos do aparelho, existe a tal passagem à terra. Verificar todo o circuito após os interruptores. Espero que tenha sido útil. Carlos - Eng. Electrotécnico.
Boa tarde,
Acho que então devia que olhar bem para o esquema que o nosso colega colocou, para verificar outra razão do diferencial disparar além dessa.
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
espiga79
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 jun 2015, 16:52

Mensagem por espiga79 »

Boas
Sou novo por aqui e nao consigo visualizar o esquema de ligações, mas pela descrição parece-me que a fase que dispara não tá ligada ao diferencial e o neutro passa por esse diferencial, quando ligam as luzes o retorno pelo neutro que passa no diferencial é diferente da corrente de entrada e ele desliga, pois é essa a sua função, disparar quando a diferença do que entra para o que sai é superior a x.
Caso alguma vez a instalação tenha funcionado e só agora dê problemas sem que alguem lhe tenha mexido, então só podes ter uma fuga á terra, e para a detetares tens de ter alguma experiência.
Desculpa se a minha forma de explicar não foi a mais técnica, mas espero ter ajudado.
Vai dando noticias
abç
Miguel Barbosa
Jardel Poliez
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 jun 2015, 17:50

Mensagem por Jardel Poliez »

È concordo com o colega ai de cima deve ser o neutro ou a fase que não estar passando pelo DR(Tipo se a fase passa pelo o DR e o neutro não,o DR atuará já que a corrente que vai passar pela a fase será diferente do neutro e a mesma coisa vale para o contrário,neutro no DR e fase não)
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

ainda dispara após estas dicas todas ?
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”