qual a menor protecção 300mA ou 30mA
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 abr 2014, 18:36
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 1 time
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 14 jun 2015, 17:50
Re: qual a menor protecção 300mA ou 30mA
Se a proteção for para pessoas não pode ser maior que 30mA,300mA se eu não me engano e para proteção de maquinas.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Proteção de máquinas usando um diferencial? Como?Jardel Poliez Escreveu:Se a proteção for para pessoas não pode ser maior que 30mA,300mA se eu não me engano e para proteção de maquinas.
-
contra incêndios e outros possíveis danos causados por correntes de fuga à terra
- nelmindo
- Team Apoio
https://en.wikipedia.org/wiki/Residual-current_deviceJardel Poliez Escreveu:contra incêndios e outros possíveis danos causados por correntes de fuga à terra
https://library.e.abb.com/public/c4e584 ... s%20EN.pdf
"RCD protection can save lives by protecting you and your family from fatal electric shocks, and can also provide some protection against fire.
texto em Português:
http://www04.abb.com/global/seitp/seitp ... nciais.pdf
Em lado algum (excepto nos documentos de origem brasileira...) vi que um diferencial protege uma máquina e quer ela seja grande ou pequena, numa industria grande ou pequena.
Eu percebi o seu ponto de vista, mas aqui o mais grave é não associar o dispositivo diferencial à resistência do eléctrodo de terra de proteção e esse ponto que continuo a debater diariamente:
1º de tudo definir o ELT (esquema de ligação à terra)
2º se optar pelo TT, os dif. (quer seja disjuntor, interruptor ou relé) devem ser dimensionados para o ponto que referi: R PE (resistência do eléctrodo de terra). Verificar se a instalação não colide com a regra dos 50V como tensão de contacto. Se obrigar 25V, será esse valor a ter em mente. Optar por uma divisão coerente da instalação, de forma a agrupar diferenciais de forma a manter alguma coerência na exploração da instalação. Os diferenciais a montante devem satisfazer duas condições: selectividade amperimétrica e selectividade cronométrica.
3º especificar o tipo, de forma a não ocasionar disparos falsos, devido à natureza dos receptores (é aqui que entram os AC, A, B e os carotes HPI)
Por isso, é um pouco seco dizer, 300mA é para proteger as máquinas...
Aqui no forum já por mais do que uma vez afirmei, que alguns conceitos que foram transmitidos de geração em geração, têm-se perdido o fundamento que está por detrás de algumas opções técnicas.
Dou o exemplo do associar: circuito de iluminação, condutor 1,5mm2, disjuntor 10A, tubo VD16
Em algumas situações e olhe que não são poucas, uma ou outra opção tomada no exemplo anterior, pode colocar em risco: pessoas, animais e bens (que é essa a ordem que está nas regras técnicas...), associado às naturezas de ordem económica e garantias de exploração.
-
Bem, falei sem um pouco de fundamento,por isso disse acho,mas sabia que tinha lido em algum canto a respeito de que servi para maquinas,mas tinha certeza que na norma diz que para proteção de pessoas tem que ser no minimo 30ma. Mas de qualquer forma agradeço,mais uma informação que eu não tinha.
boa noite nelmimdo
sobre o seu ultimo topico
" Verificar se a instalação não colide com a regra dos 50V como tensão de contacto. Se obrigar 25V, será esse valor a ter em mente."
a tensão maxima de contacto de 50V é para instalações de utilização não especiais e 25V para especiais?
" Verificar se a instalação não colide com a regra dos 50V como tensão de contacto. Se obrigar 25V, será esse valor a ter em mente."
a tensão maxima de contacto de 50V é para instalações de utilização não especiais e 25V para especiais?
- nelmindo
- Team Apoio
25V: Em locais classificados quanto às influências externas por AD3 ou superior, deve ser aplicada A tensão UL ≤25 Vac.milybyxa Escreveu:boa noite nelmimdo
a tensão máxima de contacto de 50V é para instalações de utilização não especiais e 25V para especiais?
Outros locais também:
- Estaleiros
- Estabelecimentos agrícolas ou pecuários
- Nos locais de uso médico
RTIEBT (322.2), verificamos que aí são definidos três estados para o corpo humano:
BB1 – Corpo humano seco ou húmido – RTIEBT 413.1 – 50 Volt TLCC
BB2 – Corpo humano molhado – RTIEBT 481.3 – 25 Volt TLCC
BB3 – corpo humano submerso – RTIEBT 701, 702, 704 e 705 – 12 Volt TLCC