Contactor avariado???

siknik
Curioso
Curioso
Registado: 07 mar 2010, 18:52

Re: Contactor avariado???

Mensagem por siknik »

E Qual e a tensão? Está lá sempre?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

siknik Escreveu:E Qual e a tensão? Está lá sempre?
Sabes como funciona um contactor?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
siknik
Curioso
Curioso

Mensagem por siknik »

Sr. Mário sou electricista há 5 anos, no entanto não tenho qualquer tipo de formação por agora, e automatismo é coisa com que trabalhei pouco e se vim ao forum questionar-me e tentar perceber o funcionamento dos mesmos é porque estou interessado em saber como funciona e quais as possíveis avarias podia muito bem chamar o "electricista" ,mas para isso nem tinha aqui postado nada, e se queimar a bomba o problema será meu, acho que o forum é uma forma de aprender e partilhar ideias e opiniões e não para mandar bocas desnecessárias, de qualquer forma fico contente por ter nascido ensinado.

Cumps
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
siknik Escreveu:Sr. Mário sou electricista há 5 anos, no entanto não tenho qualquer tipo de formação por agora, e automatismo é coisa com que trabalhei pouco e se vim ao forum questionar-me e tentar perceber o funcionamento dos mesmos é porque estou interessado em saber como funciona e quais as possíveis avarias podia muito bem chamar o "electricista" ,mas para isso nem tinha aqui postado nada, e se queimar a bomba o problema será meu, acho que o forum é uma forma de aprender e partilhar ideias e opiniões e não para mandar bocas desnecessárias, de qualquer forma fico contente por ter nascido ensinado.
Cumps
Ninguem nasce ensinado em tudo.

Já viste um contactor desmontado?
Um contactor, funciona da seguinte maneira;
Tens uma bobine (é um enrolamento de fio condutor isolado a esmalte)
Tens um "pacote" de ferro laminado, dividido em duas (a parte fixa "é inferior" e a parte móvel "é a superior".
Tens uma mola, que vai servir para manter os núcleos em estado normal de "abertos"

Quando tiveres tensão na bobine, vai criar uma força electromagnética que faz atrair os núcleos. Quando isto acontece "o núcleo" está ligado aos contactos moveis do contactor, e fecha os contactos eléctricos do contactor.

A tensão a ser aplicada na bobine é a que o fabricante indica, dado que o enrolamento (da bobine), e a força necessária para fechar o nucleo, é que define a tensão.

Quando perguntas qual a tensão na bobine, ninguém vai dizer porque não sabe. Não temos o esquema, e não advínhamos.

Perguntas se tem sempre tensão. Creio que com a explicação acima já entendes como funciona um contactor.

Se a bomba queimar, dá um trabalho a desmontar...se ela quiser sair, e não só.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

não ajudaria começar por fazer uma pesquisa, no Google, muito simples: "contactores"

Ficará esclarecido sobre o "bê à bá" dos contactores e talvês possa atenuar essa "arrogância" própria dos que nasceram sem "saber" nada.
contactor.jpg
contactor.jpg (5.78 KiB) Visto 782 vezes

Ohmico
siknik
Curioso
Curioso

Mensagem por siknik »

Arrogância caro amigo chamo eu a sua resposta assim bem como á do Sr. Mário isso sim da minha parte limito-me a responder digamos que á letra a pessoas arrogantes. E antes da sua maravilhosa ideia eu já tinha pesquisado no google mas como já aqui referi e pelo menos na minha opinião os fóruns servem para discutir ideias e partilhar experiências pode pesquisar sobre isso no google para ficar mais esclarecido. Sempre ouvi dizer que quem diz o que quer ouve o que não quer, começa-se por falar de automatismos ás tantas quase me chamam burro, muito bonito este forum sim senhor. Foi o primeiro tópico que abri e que arrependido estou, pelos vistos aqui dominam os criadores da electricidade.

Ah e já agora o problema está resolvido e a bomba não queimou está a funcionar em pleno mas não foi de todo graças á sua ajuda nem á do Sr. Mário. Aos restantes resta-me agradecer.

Cumps
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 29 out 2011, 18:08
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por maceira.87 »

siknik Escreveu:Arrogância caro amigo chamo eu a sua resposta assim bem como á do Sr. Mário isso sim da minha parte limito-me a responder digamos que á letra a pessoas arrogantes. E antes da sua maravilhosa ideia eu já tinha pesquisado no google mas como já aqui referi e pelo menos na minha opinião os fóruns servem para discutir ideias e partilhar experiências pode pesquisar sobre isso no google para ficar mais esclarecido. Sempre ouvi dizer que quem diz o que quer ouve o que não quer, começa-se por falar de automatismos ás tantas quase me chamam burro, muito bonito este forum sim senhor. Foi o primeiro tópico que abri e que arrependido estou, pelos vistos aqui dominam os criadores da electricidade.

Ah e já agora o problema está resolvido e a bomba não queimou está a funcionar em pleno mas não foi de todo graças á sua ajuda nem á do Sr. Mário. Aos restantes resta-me agradecer.

Cumps
Boa noite,
Parceiro siknik, compreendo a sua opinião, assim como compreendo a opinião dos outros parceiros. Mas apenas tou a ver um mal entendido, por vezes o que está escrito leva nos a tirar ideias erradas. Temos pessoas aqui no forum com grande conhecimento e experiencia, assim como temos outros que precisam de a ganhar...mas é aqui e em todo o lado. Apesar de não ser ninguem para estar a aqui a "papaguiar" sobre este caso, mas o meu bom senso leva me a apelar para que continue a utilizar o forum e a abrir topicos sempre que desejar, pois é para isso que todos estamos cá, para aprender, tirar duvidas e partilhar ideias. E acredito seriamente que é para isso que este forum existe. Vamos todos respirar fundo e continuar.....
Então parceiro siknik, afinal o que é essa "gaita" tinha?? :mrgreen:
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”