Transformador trifásico

CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Re: Transformador trifásico

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Mário, acho que não será a mesma.
Como descrito, o secundário deste transformador está ligado em triangulo e o ponto S1, que está ligado à terra,
só é comum a dois enrolamentos, ficando o 3º entre R1 e T1. Daí a minha curiosidade...

Cps
A. Castro

Mário Escreveu:Boas
CF,Lda Escreveu:vivam.
Estou curioso em saber a tensão entre os pontos R1 e T1...
Cps
A. Castro
Eu digo que é a mesma que R1 e S1, como S1 e T1, porque se não for... já não sei.

Cump.
Mário
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
CF,Lda Escreveu:Vivam.
Mário, acho que não será a mesma.
Como descrito, o secundário deste transformador está ligado em triangulo e o ponto S1, que está ligado à terra,
só é comum a dois enrolamentos, ficando o 3º entre R1 e T1. Daí a minha curiosidade...
Cps
A. Castro
Mário Escreveu:Boas
CF,Lda Escreveu:vivam.
Estou curioso em saber a tensão entre os pontos R1 e T1...
Cps
A. Castro
Eu digo que é a mesma que R1 e S1, como S1 e T1, porque se não for... já não sei.
Cump.
Mário
A ligação à terra está a mais, mas sem mais dados...

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lvsat
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 ago 2009, 22:09

Mensagem por lvsat »

Boas

O esquema quanto a mim não "rima".... O secundário do transformador tem uma ligação em estrela com o ponto neutro referenciado à terra ( conhecido por sistema TS " terra de serviço", pois é o tipo de ligação que todos temos em casa via EDP, antes do neutro passar pelo diferencial.

Cumpts
lvsat
Luis Claro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 dez 2009, 11:54

Mensagem por Luis Claro »

Bom dia,
Uma vez que houve um silêncio entre 01/06/2015 e 10/06/2015, pergunto se já chegou a alguma conclusão?

Luís Claro
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.

Caro colega lvsat, lamento decepcioná-lo, mas não se trata de secundário em estrela com ponto neutro á terra. Analize melhor o que observa e depois diga qualquer coisa

Cps
A. Castro
lvsat Escreveu:Boas

O esquema quanto a mim não "rima".... O secundário do transformador tem uma ligação em estrela com o ponto neutro referenciado à terra ( conhecido por sistema TS " terra de serviço", pois é o tipo de ligação que todos temos em casa via EDP, antes do neutro passar pelo diferencial.

Cumpts
lvsat
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por damon »

Boas,

Pois eu tb estou curioso de saber desta conclusão da parte do autor do topic.
Esta ligação a terra deixa me muito confuso, é que é como se uma fase fosse ligado a terra. será que inicialemente não terá alguem ligado o secundario em estrela??
cumps
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por damon »

boas,

Há algo que esta a escapar-me, mas o trnsformador não está ao contrario:
ao seja no primario em triangulo e o secundario em estrela.
assim bate certo, o ponto comum é o neutro, que por sua vez está ligado a terra (regime TT)
se não, como seria em caso de defeito de isolamento? se não for assim não há possibilidade de por um disj diferencial, e a protecção das pessoas?
RuiAlm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 abr 2015, 12:43

Mensagem por RuiAlm »

Bom dia a todos

Pelo que fui lendo o que aqui se está a discutir são dois assuntos distintos.
Em primeiro lugar o transformador de que se fala cumpre duas funções. A primeira é como outro qualquer transformador de alimentação reduzir a tensão de entrada, para no secundário termos um valor determinado. Como se vê no esquema os enrolamentos primários tem três pontos de ligação em cada um deles conforme a tensão a aplicar. O secundário tem 3 enrolamentos também, e um deles está ligado à terra, (eu preferia chamar-lhe massa para clarificar as coisas). Falou-se aqui de um triac...ora um triac não funciona sem ter associado um qualquer circuito electrónico. A razão pela qual uma das fases está ligada à terra ( ou seja massa) é precisamente para entre esses pontos se fazer a alimentação da placa de controle. Este tipo de massas são virtuais, ou seja independentes umas das outras. Dou como exemplo três veículos automóveis cada um com a sua bateria. Todos eles funcionam e todos eles tem a sua massa ou "terra". A massa de cada um deles é "virtual" e só é comum quando se interligam cabos entre baterias. Neste caso concreto o enrolamento ligado à terra é para fixar ali um ponto de massa que é independente da rede eléctrica. Quanto ao facto do triac queimar com frequência, o mais certo é o motor estar a consumir em demasia ou o circuito de controle ter algum defeito. Resumindo: Como todos sabemos as cabines da EDP possuem um transformador com três fases na entrada. Na saída temos as mesmas três fases com uma tensão bastante inferior, e o ponto médio ligado à terra ou seja o neutro. Portanto o neutro não tem nada a ver com o circuito primário. Também neste caso a terra do secundário do transformador que alimenta a máquina não tem nada a ver com a rede de fornecimento de energia eléctrica, daí a confusão.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”