diferencial dispara
- electrotecnico
- Curioso
- Registado: 29 jan 2013, 21:05
diferencial dispara
Boas
Estou com um problema que e o seguinte tenho uma habitaçao que dispoe de q.e geral e desse quadro tem um relogio para que a noite uns projectores de chao estejam ligados mas ao mesmo tempo tem um anexo que e a casa das maquinas da piscina e o que acontece e que na altura que remodelaram a casa o electricista deixo no exterior uma caixa estanque onde tem uma fase sempre continua um neutro uma terra e uma fase que vem desse relogio que so tem luz a noite dessa caixa posteriormente foi feita uma ligação para o anexo onde agora dessa caixa segue essas linhas e depois foi montado um quadro no anexo e esse quadro esta composto por um diferencial 25A 30ma dijuntores e esta tambem essa fase dos focos que e para a noite ligar os focos envolta da piscina so que estou com um problema quando a linha do relogio liga a noite dispara o diferencial do anexo ja verifiquei cabos tudo nao ha qualquer cabo traçado nem a fazer passagem neutro fase
DEIXO EM ANEXO o esquema de ligação
Estou com um problema que e o seguinte tenho uma habitaçao que dispoe de q.e geral e desse quadro tem um relogio para que a noite uns projectores de chao estejam ligados mas ao mesmo tempo tem um anexo que e a casa das maquinas da piscina e o que acontece e que na altura que remodelaram a casa o electricista deixo no exterior uma caixa estanque onde tem uma fase sempre continua um neutro uma terra e uma fase que vem desse relogio que so tem luz a noite dessa caixa posteriormente foi feita uma ligação para o anexo onde agora dessa caixa segue essas linhas e depois foi montado um quadro no anexo e esse quadro esta composto por um diferencial 25A 30ma dijuntores e esta tambem essa fase dos focos que e para a noite ligar os focos envolta da piscina so que estou com um problema quando a linha do relogio liga a noite dispara o diferencial do anexo ja verifiquei cabos tudo nao ha qualquer cabo traçado nem a fazer passagem neutro fase
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: diferencial dispara
Boas
Cump.
Mário
Experimenta por umas virgulas e pontos, e pode ser que alguém ajude.electrotecnico Escreveu:Boas
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Pelo esquema parece-me haver asneira no neutro, antes de mais, sabes como funciona um diferencial?
- electrotecnico
- Curioso
É um dispositivo de protecção utilizado em instalações eléctricas, permitindo desligar um circuito sempre que seja detectada uma corrente de fuga superior ao valor nominal. A corrente de fuga é avaliada pela soma algébrica dos valores instantâneos das correntes nos condutores monitorizados (corrente diferencial)
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Podem ser várias as razões da origem desse disparo do ID.
Rever os apertos nas diversas ligações.
Eventual entrada de humidade nos projetores de pavimento.
Lampâdas que podem estar a provocar demasiado aquecimento no interior de um dos projetores, e a detriorar o isolamento dos condutores, provocando o defeito.
Etc, etc.
Podem ser várias as razões da origem desse disparo do ID.
Rever os apertos nas diversas ligações.
Eventual entrada de humidade nos projetores de pavimento.
Lampâdas que podem estar a provocar demasiado aquecimento no interior de um dos projetores, e a detriorar o isolamento dos condutores, provocando o defeito.
Etc, etc.
electrotecnico Escreveu:Boas
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 29 out 2011, 18:08
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Boa noite,
O esquema que desenhou está igual a instalação?! mesmo, mesmo igual?
Se está, o problema e ter o neutro que vai para as lampadas a vir do diferencial, e a fase que alimenta as lampadas nao ser a que vem do diferencial, logo como sabe o funcionamento do diferencial, "ele ao sentir que so esta a sair o neutro, há um desequilíbrio e ele dispara"...isto trocado por miúdos, porque o funcionamento não é tão "réles" como o descrevi.
Solução....Ou fazer um shunt da entrada do diferencial para as lampadas, ou alimentar o diferencial com o relogio, e ai a fase e neutro sairiam do diferencial para as lampadas, entre outras mas estas podem ser umas hipoteses..
Cumprimentos
O esquema que desenhou está igual a instalação?! mesmo, mesmo igual?
Se está, o problema e ter o neutro que vai para as lampadas a vir do diferencial, e a fase que alimenta as lampadas nao ser a que vem do diferencial, logo como sabe o funcionamento do diferencial, "ele ao sentir que so esta a sair o neutro, há um desequilíbrio e ele dispara"...isto trocado por miúdos, porque o funcionamento não é tão "réles" como o descrevi.
Solução....Ou fazer um shunt da entrada do diferencial para as lampadas, ou alimentar o diferencial com o relogio, e ai a fase e neutro sairiam do diferencial para as lampadas, entre outras mas estas podem ser umas hipoteses..
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
... ou meter contactor alimentado por fase do relógio e Neutro do lado da entrada do diferencial, e fazer passar a alimentação dos focos pelos contactos do contactor, depois de passar pelo diferncial...
Cps
A. Castro
... ou meter contactor alimentado por fase do relógio e Neutro do lado da entrada do diferencial, e fazer passar a alimentação dos focos pelos contactos do contactor, depois de passar pelo diferncial...
Cps
A. Castro
- electrotecnico
- Curioso
amigo macieira 87 o esquema e mesmo conforme esta executado eu retirei o diferencial e liguei directo aos disjuntores e esta funcionar bem mas vou resolver como o amigo disse! 

-
- Curioso
- Registado: 17 jun 2008, 08:09
Boas,
o problema deve ser alguma das lâmpadas que está a ir buscar o neutro do diferencial do anexo, e nesse caso ele dispara sempre, pois a fase não está a passar por ele
o problema deve ser alguma das lâmpadas que está a ir buscar o neutro do diferencial do anexo, e nesse caso ele dispara sempre, pois a fase não está a passar por ele
Olá meu caro colega. Quando um diferencial dispara (desliga o circuito de alimentação) só existe um problema: a fase está com passagem à terra. Se o circuito fôr trifásico, deveremos verificar as três fases indidualmente tudo após o tal disjuntor. Para resolver o problema, desligar a alimentação total ( interruptor geral ) e com um multímetro no máximo de ohms testar o circuito em relação à terra. Se houver uma movimentação nos digitos do aparelho, existe a tal passagem à terra. Verificar todo o circuito após os interruptores. Espero que tenha sido útil. Carlos - Eng. Electrotécnico.
-
- Velha Guarda
- Registado: 29 out 2011, 18:08
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Boa tarde,marinhoto Escreveu:Olá meu caro colega. Quando um diferencial dispara (desliga o circuito de alimentação) só existe um problema: a fase está com passagem à terra. Se o circuito fôr trifásico, deveremos verificar as três fases indidualmente tudo após o tal disjuntor. Para resolver o problema, desligar a alimentação total ( interruptor geral ) e com um multímetro no máximo de ohms testar o circuito em relação à terra. Se houver uma movimentação nos digitos do aparelho, existe a tal passagem à terra. Verificar todo o circuito após os interruptores. Espero que tenha sido útil. Carlos - Eng. Electrotécnico.
Acho que então devia que olhar bem para o esquema que o nosso colega colocou, para verificar outra razão do diferencial disparar além dessa.
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
- espiga79
- Faça a sua apresentação
- Registado: 17 jun 2015, 16:52
Boas
Sou novo por aqui e nao consigo visualizar o esquema de ligações, mas pela descrição parece-me que a fase que dispara não tá ligada ao diferencial e o neutro passa por esse diferencial, quando ligam as luzes o retorno pelo neutro que passa no diferencial é diferente da corrente de entrada e ele desliga, pois é essa a sua função, disparar quando a diferença do que entra para o que sai é superior a x.
Caso alguma vez a instalação tenha funcionado e só agora dê problemas sem que alguem lhe tenha mexido, então só podes ter uma fuga á terra, e para a detetares tens de ter alguma experiência.
Desculpa se a minha forma de explicar não foi a mais técnica, mas espero ter ajudado.
Vai dando noticias
abç
Sou novo por aqui e nao consigo visualizar o esquema de ligações, mas pela descrição parece-me que a fase que dispara não tá ligada ao diferencial e o neutro passa por esse diferencial, quando ligam as luzes o retorno pelo neutro que passa no diferencial é diferente da corrente de entrada e ele desliga, pois é essa a sua função, disparar quando a diferença do que entra para o que sai é superior a x.
Caso alguma vez a instalação tenha funcionado e só agora dê problemas sem que alguem lhe tenha mexido, então só podes ter uma fuga á terra, e para a detetares tens de ter alguma experiência.
Desculpa se a minha forma de explicar não foi a mais técnica, mas espero ter ajudado.
Vai dando noticias
abç
Miguel Barbosa
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 14 jun 2015, 17:50
È concordo com o colega ai de cima deve ser o neutro ou a fase que não estar passando pelo DR(Tipo se a fase passa pelo o DR e o neutro não,o DR atuará já que a corrente que vai passar pela a fase será diferente do neutro e a mesma coisa vale para o contrário,neutro no DR e fase não)
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times