jaimereis Escreveu:tá a ver....afinal...resolveu-se....tem em divida umas imperiais a mim e ao Mario
Boas
Claro que não esqueço a vossa preciosa ajuda, sem ela concerteza não teria resolvido o meu problema, por isso fico-vos grato.
As imperiais não ficam esquecidas, o mais dificil por vezes é encontrarmo-nos.
Boas.
Peço desculpa pelo comentário despropositado, estava no forum de electricidade quando abri o de AVAC fique com ideia de estar no electricidade.
Ainda não conheço bem a casa
Mestreclima Escreveu:Boas.
Peço desculpa pelo comentário despropositado, estava no forum de electricidade quando abri o de AVAC fique com ideia de estar no electricidade.
Ainda não conheço bem a casa
Cump.
Rochinha
Ok.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Tenho um Ar Condicionado ELECTRA que apenas faz calor. Mudamos para o modo frio e continua a fazer calor.
Ja verifiquei a valvula e está boa, o problema é a alimentação da valvula que tem sempre 230v e a valvula esta sempre na mesma posição (Calor), desligando os terminais na valvula o ar condicionado já faz frio.
Gostaria de ter alguns palpites. Será a placa electrónica ou alguma sonda?
Doygo Escreveu:Bom dia.
Tenho um Ar Condicionado ELECTRA que apenas faz calor. Mudamos para o modo frio e continua a fazer calor.
Ja verifiquei a valvula e está boa, o problema é a alimentação da valvula que tem sempre 230v e a valvula esta sempre na mesma posição (Calor), desligando os terminais na valvula o ar condicionado já faz frio.
Gostaria de ter alguns palpites. Será a placa electrónica ou alguma sonda?
Se desligas a electroválvula e faz "frio", e se ela tem sempre alimentação, por exclusão de partes "placa electrónica"
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Vivam.
Se a máquina já tiver uns anos:
pode ser o sistema anti-gelo em avaria. Pergunte ao proprietário se tem historial de avarias
... se calhar, alguém, para se desenrascar no inverno, ligou os 230V directamente à válvula de 4 vias...
Se for de instalação recente, pode ser fios trocados.
Cps
A. Castro
apenas com base na tua informação, também estou inclinado para a avaria na placa electrónica...
Não conheço essa máquina, mas existe algum código de erro? Algum led que indique estar em descongelamento (defrost)?
Está em modo aquecimento, medes e tens tensão na electroválvula; mudas o modo de funcionamento para frio, voltas a medir e continuas com tensão:
ou é avaria na palca (mantém a tensão constante na electroválvula); ou é alguma sonda marada e a unidade interpreta como se tivesse de descongelar..
Avaria na válvula de 4 vias em si não é uma vez que confirmaste, que ao retirar tensão (desligando um fio) a máquina inverte o ciclo...
sugestão:
verifica se NÃO EXISTE nenhuma mensagem de avaria, ou de processo de descongelamento -> placa avariada;
EXISTE indicação de avaria -> qual? ver possivel causas no manual
EXISTE indicação de defrost -> medir sondas