ligação equipotencial em mastro anten
-
- Curioso
- Registado: 17 mai 2008, 20:11
- Contacto:
ligação equipotencial em mastro anten
agradecia saber se a ligação de terra, entre o mastro MATV ao barramento de terras no quadro eléctrico ,do piso cumpre com as regras, ou tem que ser directo ao barramento geral de terras do imóvel (vivenda) obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
Re: ligação equipotencial em mastro anten
amigo ,
não sei se é regra ou não , mas eu fiz do mastro da antena à caixa de terra ....
torno a dizer se é regra ou não , mas que faz sentido faz , porque caso haja uma descarga vai directo à terra e não ao quadro ...
por caso ainda não vi o que diz o manual de ited diz sobre o assunto ...
não sei se é regra ou não , mas eu fiz do mastro da antena à caixa de terra ....
torno a dizer se é regra ou não , mas que faz sentido faz , porque caso haja uma descarga vai directo à terra e não ao quadro ...
por caso ainda não vi o que diz o manual de ited diz sobre o assunto ...
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Os descarregadores de sobretensões, a colocar nos cabos coaxiais das antenas, são interligados ao masto com condutor de terra 1G4 mm2 (MANUAL ITED 3) e o mastro é ligado ao elétrodo de terras ou ao Terminal Principal de Terras (T.P.T.) das Instalações Elétricas a montante do ligador amovível, com condutor de 16 mm2 se de cobre ou 25 mm2 se de alumínio (RTIEBT).m.carlos Escreveu:agradecia saber se a ligação de terra, entre o mastro MATV ao barramento de terras no quadro eléctrico ,do piso cumpre com as regras, ou tem que ser directo ao barramento geral de terras do imóvel (vivenda) obrigado
Conclusão: O mastro nunca pode ficar desligado do eletrodo de terra, mesmo que se abra o ligador amovível.
Dado que o condutor de terra está no exterior, sugiro que se use cabo com bainha preta quando exposto.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Aqui vai um esquema que reflete o que foi dito pelo "Angel"
- Anexos
-
- TERRAS ITED.pdf
- (108.89 KiB) Transferido 138 vezes
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Realmente podia ter posto o esquema, nem me lembrei. No entanto fica o alerta que este esquema é segundo o ITED 2. No ITED 3 as secções são mais baixas.ENERGY Escreveu:Boas
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas "angel"
O que conta é a intenção, e a sua resposta foi tecnicamente correta, pelo que apenas anexei o esquema do ITED II para ilucidar melhor aos menos experientes, a sua explicação.
O que conta é a intenção, e a sua resposta foi tecnicamente correta, pelo que apenas anexei o esquema do ITED II para ilucidar melhor aos menos experientes, a sua explicação.
angel_of_diablo Escreveu:Realmente podia ter posto o esquema, nem me lembrei. No entanto fica o alerta que este esquema é segundo o ITED 2. No ITED 3 as secções são mais baixas.ENERGY Escreveu:Boas
Cpts.
Energy
Energy
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 07 jul 2009, 21:23
Os DST são ligados diretamente ao mastro da antena, com um condutor de cobre nunca inferior a 6mm. As antenas podem ser ligadas a um para-raios se existir, senão tem que ser ligadas diretamente à malha de terras, no caso de vivendas eletrodo terra com um cabo de cobre nunca inferior a 16mm e com soldadora aluminotérmica.