Painéis elétricos com problemas de temperatura
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 25 mai 2015, 13:32
Painéis elétricos com problemas de temperatura
[Problema Resolvido]
Última edição por ericforpresident em 16 jun 2015, 23:06, editado 1 vez no total.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Painéis elétricos com problemas de temperatura
Verificar os canais de refrigeração das reactâncias, ponderar o uso de um sistema de ventilação extra para reforçar o existente ou até um sistema de refrigeração associado. Verificar também se realmente elas estão quentes, porque o inversor pode estar a receber informações erradas dos sensores de temperatura usados (Pt100, NTC/PTC, ou Termopar)ericforpresident Escreveu:Bom dia pessoal,
Sou novo no fórum, e estou enfrentando uma grande dificuldade em resolver um caso de super aquecimento dos reatores (Entrada e saída) e do inversor, que ficam dispostos em um painel elétrico dentro de uma sala elétrica resfriada a 25ºC. Vou postar todos os dados que consegui juntar até agora e gostaria de dispor da ajuda de todos para resolver essa situação.
* Dados do fornecedor:
Inversor:
Potência: 250kW
Corrente de entrada: 442A
Corrente de saída: 477A
Cabo de entrada: 3x95mm²
Cabo de saída: 3x95mm²
Temperatura de operação 50ºC
Reator de Entrada:
Corrente: 508A
Indutância: 42x10^-6 H (42uH)
Reator de Saída:
Corrente: 490A
Indutância: 19x10^-6 H (19uH)
Área do cubículo:
Altura: 1,81cm
Comprimento: 0,72cm
Profundidade: 0,465cm
Cabo
Fase: 3x95mm²
Terra: 1x50mm²
Imagens:
http://pt-br.tinypic.com/view.php?pic=3523hfr&s=8
http://pt-br.tinypic.com/view.php?pic=2e4lyyt&s=8
Problemas:
- Desarme de inversor por alarme de temperatura
- Superaquecimento dos reatores (>130º) - Este termo existe (mal traduzido do inglês) na refrigeração ou transferência de fluidos. Se fosse o caso, o termo correto era sobreaquecimento. Mas não é o caso, por isso o que aconteceu neste caso foi que existe um aquecimento exagerado nas reactâncias.
- Regime de trabalho com painel aberto
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Além da duvida levantada, tenho sérias duvidas que um cabo de 95 mm2 suporte uma intensidade nominal de 442 A, mesmo sendo em cobre.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
parreirajoao Escreveu:Além da duvida levantada, tenho sérias duvidas que um cabo de 95 mm2 suporte uma intensidade nominal de 442 A, mesmo sendo em cobre.
concordo....aparentemente existe um sub-dimensionamento de vários elementos da instalação, seja nos cabos como no espaço onde está o equipamento...
verifique todo o projecto...um bom arrefecimento dos dissipadores dos inverters é primordial, nem precisa de ser ar arrefecido(entenda-se refrigerado), basta uma ventilação com bom caudal de ar
Jaime Reis
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Porque é que o painel está aberto? Com ele aberto o ventilador (visivel na parte superior) não retira "calor".
Os filtros de entrada e de saida (se os tem) estão limpos?
Como já dito, mede a temperatura, ou melhor faz uma termográfica.
Cump.
Mário
Se a sala está a 25ºC, qual a temperatura dentro do inversor?ericforpresident Escreveu:Bom dia pessoal,
Sou novo no fórum, e estou enfrentando uma grande dificuldade em resolver um caso de super aquecimento dos reatores (Entrada e saída) e do inversor, que ficam dispostos em um painel elétrico dentro de uma sala elétrica resfriada a 25ºC. Vou postar todos os dados que consegui juntar até agora e gostaria de dispor da ajuda de todos para resolver essa situação.
- Desarme de inversor por alarme de temperatura
- Superaquecimento dos reatores (>130º)
- Regime de trabalho com painel aberto
Porque é que o painel está aberto? Com ele aberto o ventilador (visivel na parte superior) não retira "calor".
Os filtros de entrada e de saida (se os tem) estão limpos?
Como já dito, mede a temperatura, ou melhor faz uma termográfica.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."