Transformador trifásico

finipini
Curioso
Curioso
Registado: 01 mar 2008, 11:05

Transformador trifásico

Mensagem por finipini »

Boas tardes.
Hoje deparei-me com um problema numa maquina que tem um transformador trifásico, em que no primário temos 400v entre fases e no secundário temos 220v entre fases. O mais estranho é que uma das fases do secundário está ligada directamente à terra, apesar da maquina ter 2 motores trifasicos.
O problema da maquina é que um dos triac que comandam o arranque de um dos motores está sempre a rebentar depois de 1 ou 2 dias de trabalho, pensamos não ter nada a haver com o transformador já que o outro motor trabalha sem problemas, mas também não conseguimos perceber o porquê de ter uma das fases à terra.
neoviolas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 jan 2010, 00:57

Re: Transformador trifásico

Mensagem por neoviolas »

Boas

Não conheço o transformador mas isso de dizer que uma das "fases está a terra" é um pouco violento. Isso deverá ser mais o referencial de 0V do transformador no secundário (falando também violentamente é o neutro) e por isso é que só tem 230V entre esse referencial e uma das fases no secundario. Quanto ao triac, julgo que o transformador não deverá ter nada a ver com isso. Já verificou se tem quedas de tensão quando coloca o motor em carga, ou mediu com o megohmitro o motor?, se existir quedas de tensão a corrente sobe e lá se vai o triac.

Cumps
O verdadeiro conhecimento esta em sabermos a dimensão da nossa ignorancia
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
finipini Escreveu:Boas tardes.
Hoje deparei-me com um problema numa maquina que tem um transformador trifásico, em que no primário temos 400v entre fases e no secundário temos 220v entre fases. O mais estranho é que uma das fases do secundário está ligada directamente à terra, apesar da maquina ter 2 motores trifasicos.
O problema da maquina é que um dos triac que comandam o arranque de um dos motores está sempre a rebentar depois de 1 ou 2 dias de trabalho, pensamos não ter nada a haver com o transformador já que o outro motor trabalha sem problemas, mas também não conseguimos perceber o porquê de ter uma das fases à terra.
Está à espera que outra fase entre em curto à terra.

Cump.
Máio
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
finipini
Curioso
Curioso

Mensagem por finipini »

neoviolas Escreveu:Boas

Não conheço o transformador mas isso de dizer que uma das "fases está a terra" é um pouco violento. Isso deverá ser mais o referencial de 0V do transformador no secundário (falando também violentamente é o neutro) e por isso é que só tem 230V entre esse referencial e uma das fases no secundario. Quanto ao triac, julgo que o transformador não deverá ter nada a ver com isso. Já verificou se tem quedas de tensão quando coloca o motor em carga, ou mediu com o megohmitro o motor?, se existir quedas de tensão a corrente sobe e lá se vai o triac.

Cumps

Se tivesse 230v entre o ponto neutro e uma das fases do secundário não precisava lá do transformador para nada, só para funcionar com filtro. Se medir entre qualquer uma das fases do secundário e esse ponto neutro do secundário tenho cerca de 115V.
Também desconfio de alguma queda de tensão momentânia mas ainda não consegui "apanhá-la".
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

não pode por aqui um esquema do transf. mesmo feito à mão, para termos a certeza do que estamos a falar?

Ohmico
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Esse transformador É trifásico (ligam 3 fases) OU bifásico (ligam 2 fases)?
Os motores de que fala são trifásicos alimentados a 380 V ou são alimentados por valores mais baixos?

Cps
A. Castro

neoviolas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 jan 2010, 00:57

Mensagem por neoviolas »

Boas

Ok. Entendi mal, nesse caso parece-me evidente que é um transformador trianagulo / estrela 400V / 220V-120V e o facto de ter a terra ligada num dos pontos do transformador será o ponto de estrela que está ligado á terra (neutro) tem 220V entre fases e cerca de 120V entre fase e neutro (tensão dos estados unidos). Se o motor em questão é alimentado por esse transformador então é porque o motor deve de ser dessas bandas :) .
Quanto ao motor, a avaria não deve de ter mesmo nada a ver com o transformador, a não ser que ele esteja efectivamente a alimentar o motor e não tenha potência suficiente para o fazer mas se antigamente funcionava, não me parece que seja disso.

Cumps
O verdadeiro conhecimento esta em sabermos a dimensão da nossa ignorancia
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

tem uma certa piada, o homem não clarifica a questão que levantou, mas não falta quem continue a responder sem saber a quê.

Ohmico
finipini
Curioso
Curioso

Mensagem por finipini »

Aqui está o meu rascunho

Imagem

O esquema foi feito à pressa e está um pouco confuso, mas posso explicar:

Trata-se de um transformador trifásico em que no primário temos a hipótese de ligar 380v , 400v ou 415v, erradamente , ou se calhar preferiram deixar assim, ele veio ligado na opção 380v . O primário está ligado em estrela, temos lá o ponto neutro mas não é utilizado para nada.

No secundário, que está ligado em triângulo, temos teoricamente 200v trifasicos,(mas como temos cerca de 405v ligados no primario, agora temos 215 no secundário) logo não existe nenhum ponto neutro e temos como disse anteriormente a fase S1 ligada ao chassie da maquina juntamente com o terra da fabrica.
A verdade é que nunca tivemos nenhum problema com o funcionamento da máquina e de certeza que o problema que estamos a ter agora nada tem haver com a ligação do transformador, mas deixou-me bastante curioso esta ligação do transformador.
Já tivemos cá o representante da máquina e ele diz a ligação é assim para isolar galvanicamente o transformador, mas penso que lhe disseram isso e pouco mais ele poderia/saberia adiantar.
Já agora confirma-mos que no esquema eléctrico está ligado também assim, curioso é que a maquina é de uma marca Tailandesa e vimos nos vários esquemas para os diferentes Continentes que só para a Europa é que vem ligado assim.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Mário Escreveu:Boas
Está à espera que outra fase entre em curto à terra.
Cump.
Mário
O transformador faz uma protecção galvânica, isola da rede, verifica-se também que está ligado em triângulo para que as harmónicas não passagem. Os Japoneses têm o costume de 200V 60Hz.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

vivam.
Estou curioso em saber a tensão entre os pontos R1 e T1...
Cps
A. Castro
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
CF,Lda Escreveu:vivam.
Estou curioso em saber a tensão entre os pontos R1 e T1...
Cps
A. Castro
Eu digo que é a mesma que R1 e S1, como S1 e T1, porque se não for... já não sei.

Cump.
Mário
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

no "boneco" só faltou representar o núcleo, pois assim não está definido se é um ou se são três transformadores.

A ser um núcleo comum claro que a tensão é igual 220V.

Quanto à separação galvânica, fico com a dúvida se com a ligação dessa terra a uma das fases não se perderá.

Ohmico
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
ohmico Escreveu:Boas,
no "boneco" só faltou representar o núcleo, pois assim não está definido se é um ou se são três transformadores.
Quanto à separação galvânica, fico com a dúvida se com a ligação dessa terra a uma das fases não se perderá.
Ohmico
Quanto à separação galvânica não fica bem a ligação à terra. Deviam (se não tem) ter um disjuntor tripolar na saída.

Cump.
Mário
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Mário Escreveu:Boas
ohmico Escreveu:Boas,
Ohmico
Quanto à separação galvânica não fica bem a ligação à terra. Deviam (se não tem) ter um disjuntor tripolar na saída.

Cump.
Mário

Boas,

estas análises feitas à "papo-seco", são o que são.

O transformador está a ser usado na alimentação/comando de uma máquina, como tal era necessário conhecer o resto da "coisa".

Ohmico
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”