Instalação de um chuveiro

Responder
panaxin
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 mai 2015, 16:10

Instalação de um chuveiro

Mensagem por panaxin »

Estou com um problema aki para resolver e precisaria de algumas formulas de como faz e se possível alguém de vcs mesmo já resolvessem.
OBS: Antes que alguém fale eu sei que a instalação e impossível de ser feita nessas condições.

Ligar um chuveiro bifásico 220v de potência nominal de 7500w. A distancia de conexão ao quadro de energia equivale a 10m considerando as subidas e descidas e foram adquiridos 12m de cabo de 2,5mm^2 e disjuntores de 30A. O que deveria ser feito nesse caso considerando que a norma prevê queda de tensão de 4v no ponto de ligação e o cabo possui resistência de 0,05ohms/m.

Eu queria saber :
Qual seria a bitola indicada para essa instalação(minimo)?
Quantos amperes o chuveiro vai consumir?
Qual é o disjuntor que deveria ser colocado?
De quanto seria a queda de tensão?(norma prevê minimo 4v)

Alguém resolvi ai pra min plz? Se não der me passa as formulas e a ordem de utilização.

Obrigado!!!
panaxin
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Re: Instalação de um chuveiro

Mensagem por panaxin »

Malz acabei me esquecendo que tinha feito um post antes desse mesmo assunto e refiz ele de novo, mais se quiserem responder aki eu agradeço.
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 29 out 2011, 18:08
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por maceira.87 »

Boa tarde,
Ora bem....como dizer isto de uma forma "não muito violenta".
Amigo panaxim, peço desculpa mas, das duas uma, ou o amigo está nas aulas e está se marimbando para o que lá acontece e agora está enrrascado, e precisa de uma ajuda...essa ajuda de certeza deveria de estar no seu caderno, as formulas os procedimentos..etc...o professor até pode nem ser o melhor do mundo mas de certeza que antes de lhe dar esse exercício deu lhe as "ferramentas" necessárias para a resolução do mesmo...ou então é daqueles alunos que tem vergonha de perguntar, porque tem algumas dificuldades em compreender a materia...isso é normal!! todos nós estamos no mesmo barco uns percebem mais de uma coisa, outros de outra e vamos nos ajudando uns aos outros, nunca podemos é estar acanhados sem perceber o assunto e não perguntar.....um dito de uma pessoa muito sábia que ensinou...Burro não é aquele que não sabe...é aquele que não quer aprender!!... Quando foi a minha altura de estudar....Levantava-me todos os dias as 5h para trabalhar, saía as 18h, as 19h tinha aulas, deitava-me sempre perto da 1h, 01:30h, é só deitar a conta a quantas horas dormia por dia....isto durante 2,5 anos +-, tudo porque queria aprender + (e quero)...há malta aqui que percebe o que fiz porque certamente fizeram o mesmo, e provavelmente iram dar me razão a este "puxãozinho de orelhas" que lhe estou a dar. Se não existisse este forum ou até mesmo Internet como é que se safava no exercício?! Peço lhe imensa desculpa se estou a ser injusto de alguma maneira consigo, mas é quando estamos a estudar, temos de ser "nós" a lutar por nós, se agora lhe dissemos as respostas todas o que iria aprender sem puxar um pouco pela cabeça? E atenção que eu adoro ensinar o pouco que sei...porque quando explicamos algo estamos a pensar no que dizemos, e realmente vemos as "peças a encaixar".... Pode parecer um pouco contraditório esta minha resposta a sua questão, pois muitas das vezes nós expomos aqui as nossas duvidas...mas o seu caso é diferente...está a pedir ajuda para um exercício da escola. Mais uma vez peço desculpa se estou a ser injusto...e se alguém no forum me quiser dar uma "paulada" no lombo está a vontade....não conseguia era estar aqui sem dizer o que pensava.
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
panaxin
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por panaxin »

Você deveria perguntar para a pessoa, do porque dela está postando algo aqui, até porque logo no tópico já se diz dúvida, antes de postar isso tudo. Antes de fazer o post com minha dúvida, eu já havia resolvido o problema, porém, como não tenho experiência com instalações elétricas e o professor não explica direito, resolvi postar para ver como vocês que tem mais experiência resolveriam o problema, assim eu iria ver se eu resolvi certo ou errado. Logo quando começaram as respostas, percebi que a queda de tensão estava dando o mesmo valor dos amperes, sendo que eu fiz o cálculo usando a fórmula da máxima queda de tensão e o resultado foi em % e diferente. Aí eu queria saber qual fórmula de queda de tensão vcs estão usando.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Respondendo á questão não era eu que me metia debaixo do chuveiro eléctrico!por todas as razões e mais alguma!
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 29 out 2011, 18:08
Been thanked: 3 times

Mensagem por maceira.87 »

Boa noite,
Se tiver a resistência do condutor é usar a lei de ohm, se for em uma situação real a fórmula é: ró X L / S X I, sendo L o comprimento e S a secção, para saber a percentagem é o.valor que que lhe deu (vamos chamar lhe "u") u / 110 (que é a sua tensão simples) X 100%, penso que não me enganei no cálculo da percentagem.
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

CAOR Escreveu:Respondendo á questão não era eu que me metia debaixo do chuveiro eléctrico!por todas as razões e mais alguma!
1/2 Brasil toma banho de chuveiro eléctrico....
angelodpt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 mai 2015, 18:04

Mensagem por angelodpt »

Boas,

Chuveiro eléctrico? Será nós chamamos caldeira? ou aqueles pequenos termo-acumuladores eléctricos?

É só para seguir o acordo ornotográfico....
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

angelodpt Escreveu:Boas,

Chuveiro eléctrico? Será nós chamamos caldeira? ou aqueles pequenos termo-acumuladores eléctricos?

É só para seguir o acordo ornotográfico....
~
Não. É mesmo chuveiro elétrico (AO)...:
https://www.google.pt/search?q=chuveiro ... CAYQ_AUoAQ
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

No Brasil até se toma banho sem chuveiro! coma as brasas que á por lá|
1º porque nem todas as instalações estão para as elevadas potências dos chuveiros.
2º Compram o chuveiro e como já vi até caixas derivação poem dentro do banheiro porque o cabo é pequeno do chuveiro!
3º Nem diferencial por vezes poem!
4º Resistências mesmo blindada que seja! eu pessoalmente não aconselho ninguém a usar!
Por isso por todas as razões e mais alguma NÃO.
Responder

Voltar para “Dúvidas”