Solução de um problema de instalação

Responder
panaxin
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 mai 2015, 16:10

Solução de um problema de instalação

Mensagem por panaxin »

Estou tentando resolver esse problema mais não estou conseguindo, alguém aí poderia resolver?

Considerando que você foi contratado para realizar uma instalação elétrica em uma residência para se ligar um chuveiro bifasico 220v de potência nominal 7500w. A distância do ponto de conexão ao quadro de distribuição equivale a 10m considerado as subidas e descidas. Foram adquiridos para essa instalação 12m de cabo de 2,5mm^2 e disjuntores de 30a. Oque deveria ser realizado nessa situação considerando que a norma prevê uma queda máxima de tensão de 4v no ponto de ligação e que o cabo possui uma resistência de 0,05ohms/m. Caso o cliente insista em manter a bitola de fio apresentada, qual será o gasto de energia para uma tarifa de R$0,60kwh, considerando um banho diário de 20min.

Obrigado!!
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Has thanked: 3 times
Been thanked: 1 time

Re: Solução de um problema de instalação

Mensagem por jorgemiguel4 »

7500W a 220v são 34.1A, e com uma instalação de 10m vai ter uma queda de tensão de 34.1v

Se eu estivesse no seu lugar recusava o trabalho a não ser que o cliente reconsiderasse e fosse usado o cabo com a secção correcta.
eder
Curioso
Curioso
Registado: 02 jul 2014, 01:16
Has thanked: 1 time

Mensagem por eder »

7500 w vai torrar esse fio num segundo.
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 29 out 2011, 18:08
Been thanked: 3 times

Mensagem por maceira.87 »

Boa tarde,
Hummm deve haver algum engano, pois a queda de tensão que vai haver será de 3.069V, que rondará os 1 ou 2 %.
Em relação a secção, deverá ver como a instalação está feita, pelo método B2 (Cabos multicondutores em condutas circulares (tubos) embebidas na construção) ou por outro método, e o tipo de cabo que utiliza. Aí ditará o cabo a usar, mas mais provalvel será aumentar a secção do cabo.
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda

De acordo com o panaxin o fio comprado tem uma resistência de 0.05Ohm por metro. 0,05Ohm*20metros = 1Ohm
34,1A * 1Ohm = 34,1Volts

É certo que é uma resistência demasiado elevada para um condutor com 2,5mm2 de secção, mas ...
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

jorgemiguel4 Escreveu:De acordo com o panaxin o fio comprado tem uma resistência de 0.05Ohm por metro. 0,05Ohm*20metros = 1Ohm seria 10m, pois é o que vejo no 1º post do panaxim
34,1A * 1Ohm = 34,1Volts a 10 m, mesmo assim seria 17.05V

É certo que é uma resistência demasiado elevada para um condutor com 2,5mm2 de secção, mas ...
O melhor será ver se o panaxim tem a certeza daquilo que escreveu. Nem reparei nos 0.050ohms..deduzi que fosse logo a resistividade de um condutor de cobre normal. E onde ele viu os 0.05 Ohoms / m,
Parceiro panaxim responda ás seguintes questões;
Qual o cabo que vai utilizar se possível a sua referencia também.
E onde viu 0.05ohms?
Cumprimentos
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

o jovem é estudante...isto é um exercício académico!!
Jaime Reis
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

jaimereis Escreveu:o jovem é estudante...isto é um exercício académico!!
Se calhar......
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda

maceira.87 Escreveu:
jorgemiguel4 Escreveu:De acordo com o panaxin o fio comprado tem uma resistência de 0.05Ohm por metro. 0,05Ohm*20metros = 1Ohm seria 10m, pois é o que vejo no 1º post do panaxim
34,1A * 1Ohm = 34,1Volts a 10 m, mesmo assim seria 17.05V

O melhor será ver se o panaxim tem a certeza daquilo que escreveu. Nem reparei nos 0.050ohms..deduzi que fosse logo a resistividade de um condutor de cobre normal. E onde ele viu os 0.05 Ohoms / m,
Parceiro panaxim responda ás seguintes questões;
Qual o cabo que vai utilizar se possível a sua referencia também.
E onde viu 0.05ohms?
Cumprimentos
Se o chuveiro fica a 10m do quadro/caixa de distribuição então o loop terá 20m, certo? Ou percebi mal e o total será mesmo 10m?
Em relação à resistência elevada do fio por acaso nem reparei nisso ao inicio, a pratica não é muita e não tenho ainda essa sensibilidade para ver que qualquer coisa ali não estava bem. Limitei-me a fazer os cálculos de acordo com os dados apresentados e nada mais... claro que para ser mais correcto devia ter tido em atenção também a resistência do aquecedor.

Dito isto ainda não sabemos se os 0,05Ohm por metro são reais ou não, depende da qualidade do material, então mais vale pensar no pior cenário na minha opinião.

Para finalizar e depois de consultar alguma informação online concluo que até seja possivel usar este fio caso ele seja de cobre e o chuveiro seja usado por tempo limitado de maneira a não dar tempo ao fio para aquecer. Possível mas não aconselhável, é daquelas coisas que funcionam até ao dia...
https://www.certiel.pt/c/document_libra ... upId=10100
jaimereis Escreveu:o jovem é estudante...isto é um exercício académico!!
Pois, se calhar... não tinha reparado nesse pormenor.

Nesse caso deve calcular a resistência aproximada do chuveiro, já que a ideia é calcular o consumo do mesmo.

Resistência do chuveiro:
7500w / 220v= 34,1A
220v/34,1A = 6,45Ohm

Assumindo que o fio tem 10m e uma resistência de 0,05Ohm/m:

Corrente no sistema
220v/(6,45Ohm + 0,5Ohm) =31,65A

Potencia total
220v^2/(6,45Ohm + 0,5Ohm) = 6,964kW

6,964kW/(60min/20min)=2,321kWh por banho.

Assumindo que o fio tem 20m e uma resistência de 0,05Ohm/m:

Corrente no sistema
220v/(6,45Ohm + 1 Ohm) =29,53A

Potencia total
220v^2/(6,45Ohm + 1Ohm) = 6496kW

6,496kW/(60min/20min)=2,165kWh por banho. Claro que este valor é irreal porque o chuveiro deverá ter um termostato para manter a temperatura da agua mais ou menos constante, então irá gastar mais ou menos conforme o diferencial de temperatura à entrada e à saída.

Penso que é assim que se faz, não é esta a minha área de estudo mas assim também aproveito e vou aprendendo alguma coisa :)
panaxin
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 mai 2015, 16:10

Mensagem por panaxin »

Eu estou fazendo um curso técnico de mecânica e a matéria e Eletrotécnica.
Quanto aos dados, esse problema faz parte de um trabalho que o professor deu e os dados provavelmente foram inventados pelo professor.

Eu sei que essa instalação do jeito que esta seria impossível ai é que ta ele quer que eu faça os cálculos e coloque no final a conclusão de o que o cliente deveria fazer.

Provavelmente eu deveria achar os aperes que o chuveiro iria consumir, a queda de tensão, qual disjuntor ele deveria utilizar e o consumo no final do mês sabendo que o kwh vale R$0,60.
O fio é de cobre.
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda

Se na folha diz que o fio tem 0,05Ohm/m tanto faz ele ser de cobre ou de chocolate, a que de tensão é a mesma. A não ser que o chocolate derreta e abra o circuito :?

Não consegues concluir o exercício a partir do bocado que já está resolvido acima?
Responder

Voltar para “Dúvidas”