Boas pessoal,
Ora a minha dúvida prende-se com o facto de estar a reabilitar um imóvel e pretender instalar um esquema eléctrico/LAN que me permita estar preparado para o futuro. Já li bastante, mas creio que aqui poderei encontrar quem me possa ajudar.
Então o que pretendo é preparar o imóvel com um rede eléctrica onde posso também ter vários pontos de acesso à internet. Ou seja, em vez de colocar o router no canto da sala porque é onde tenho o acesso , ter a possibilidade de no futuro, se quiser mudar o router para outro sitio, não ter qualquer problema. Aqui surge a minha primeira duvida. Devo ter tomadas RJ11 (de telefone) ou Ethernet/LAN na parede? É que com a questão da fibra optica, já não sei se as tomadas RJ11 servem para alguma coisa hoje em dia.
Já li por ai que agora existe a solução da devolo dLAN 1200WiFi (já agora se alguém me puder dar feedback sobre o produto, agradeço) por exemplo em que através de pequenos adaptadores que se ligam às tomadas electricas da casa, ficamos com a rede LAN espalhada por toda a casa. Parece-me a exactamente a solução que procuro, no entanto se fosse possivel evitar tais adaptadores visto que vou fazer a instalação toda de raiz, seria o ideal.
O que tinha em mente era ter uma espécie de quadro eléctrico, mas para rede LAN. Isto é, eu gostaria de poder ter a alimentação à internet num pequeno quadro (router), tal como acontece com a electricidade, em que injectava internet em toda a rede da casa e depois podia ligar routers ou qualquer aparelho como uma TV, consola ou um disco com ligação à rede, em qualquer ponto de acesso (tomada Ethernet) que montasse na casa, isto é possivel? Como?
Obrigado.
Esquema rede electrica + LAN em casa
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 23 mai 2015, 18:17
Re: Esquema rede electrica + LAN em casa
Boa tarde, já existe o tal quadro de que fala para a instalação de telecomunicações nas habitações.
Chama-se ITED, a mesma compreende coaxial, cabo de rede(rj45) e fibra optica.
mas para isso aconselho que fale com um tecnico da área.
quanto a esses equipamentos de wifi tem várias marcas a vários preços...
Se a intenção prende-se somente no sinal wifi, sai-lhe bem mais em conta que o ited.
Chama-se ITED, a mesma compreende coaxial, cabo de rede(rj45) e fibra optica.
mas para isso aconselho que fale com um tecnico da área.
quanto a esses equipamentos de wifi tem várias marcas a vários preços...
Se a intenção prende-se somente no sinal wifi, sai-lhe bem mais em conta que o ited.
CABRAL