minha primeira PCB - Comentarios sff

Responder
Guilherme
Curioso
Curioso
Registado: 18 set 2007, 18:01
Contacto:

minha primeira PCB - Comentarios sff

Mensagem por Guilherme »

ola pessoal. depois de várias horas de estudo de PCBs, e muitas horas ainda de estudo nesta particularmente. acabei :) lool

o meu grande mal é só ter noções de algumas coisas, pesso-vos que me dêm uma mãozinha e comentem se faz favor este exercício.
um abraço ;)

e desde já, obrigado

Imagem

estive à procura do esquema e é este

Imagem
PauloMalas
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2007, 00:29
Contacto:

Re: minha primeira PCB - Comentarios sff

Mensagem por PauloMalas »

Irás fazer a placa á mao (desenhar)? porque se sim podes eliminar parte do desenho, os planos que nao têm ligação. evitando deste modo desenhar pistas "fininhas" que é lixado de fazer.

quanto ao esquema podes eliminar todos os transistores o 4017 é capaz de "atacar" os leds (um por um, pois trata-se dum contador de decadas) com a respectiva resistencia ja existente no circuito, quanto ao 555 (posso tar errado) mas da forma como está configurado nao sei qual será o efeito visto que o pino 7 está desligado, o pino 5 raramente é ligado.
pic's on the rocks

Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
Guilherme
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por Guilherme »

hum ... eu estou a começar na electrónica, e embora tenha dado uma olhadela pelos datasheets do 555, 4017 e dos transístores, não era suposto alterar o circuito já que este foi trabalho de casa, o objectivo era mesmo só construir em CAD a PCB, para talvez uma possível impressão.

as pistas estão com uma largura de 0,25mm e as de plano positivo a 0,5mm, fiz conta directa de cabeça para o falor da corrente em cada ponto, como era baixa, se não me engano perto de 0,04A fui ver a uma tabela que o setor tinha dado e assumi o valor standard do MultiBoard, quis no entanto usar um valor teórico de espessura para as pistas ligadas a VCC.

Queria-lhe agradecer o comentário, no entanto pedia-lhe sugestões à organização dos componentes.
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Ola

Eu tenho aqui o Multissim 10 e vou simular a montagem e depois ponho aqui
ruisantos
Curioso
Curioso
Registado: 07 jan 2008, 23:18
Been thanked: 1 time

Mensagem por ruisantos »

mmmm,por acaso é a 1º vez que vejo esta disposiçao em astavel do ic 555.Realmente nao tou a ver como irá funcionar(tb já n me lembro mto bem o funcionamento do 555) pois assim como irá descarregar o condensador visto o pino 7 nao estar ligado :roll: .
dimitriuscp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 fev 2008, 14:17

Mensagem por dimitriuscp »

Senhores,
Alguem tem o software multissim 10, 8 ou qualquer outra versão que possa me disponibilizar????? Com o numero serial ou com um cracker para o programa.

Atenciosamente,

Dimitrius
Guilherme
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por Guilherme »

esse tipo de pedidos (e perdoe-me o moderador deste forum) não é permitido ...
atenção pah ... pirataria é ilegal gente...

um abraço
jorgegti
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 abr 2008, 23:57

Mensagem por jorgegti »

Melhor que o Multissim só o Proteus , simula todos os dispositivos e microcontroladores tambem...
hamn
Curioso
Curioso
Registado: 18 mar 2008, 12:54

Mensagem por hamn »

Viva!
Perdoem-me a ignorancia...
Em primeiro lugar, o que e' que o circuito e' suposto fazer?
Twisted Ring? De grupo ou isolado?
Independentemente do andar de saida do circuito 4017, se resolvem usar um transistor como interruptor de algo, metam esse algo ligado ao colector e nao ao emissor; no circuito apresentado, o LED so' vai acender quando a tensao for no minimo a soma da tensao de conducao do transistor e do LED. Nao sei qual e' o objectivo de tal associacao, mas nao vejo como e' que a corrente e' limitada para nao deteriorar o led... ja' disse que nao conheco o 4017, mas em vez do transistor, eu usaria uma resistencia em serie com o LED directamente do pino de saida para o GND. O valor dela e' dado pelo ("maior valor de tensao de saida do pino do 4017" MENOS "atensao de conducao do LED")SOBRE "a corrente nominal do LED".
E' verdade que ao colocar a carga no colector se inverte a logica de funcionamento da carga, mas ganha-se em corrente.
Sem saber mais sobre o que e' que pretendiam fazer, nao posso dizer mais... :?
Njay
Curioso
Curioso
Registado: 18 abr 2008, 19:16

Mensagem por Njay »

Existe uma resistência de 120 ohm para limitar a corrente nos LEDs (é só uma porque só está aceso 1 LED de cada vez). E a desvantagem de usar emissor comum é o que dizes, a lógica fica invertida e não dá o efeito desejado.

Mas como o exercício era apenas fazer o PCB :), o meu comentário é que me parece bem, excepto o condensador de 1uF que me parece estar demasiado perto do 555 (não conheço condensadores de 1uF tão pequenos...).
ruisantos
Curioso
Curioso

Mensagem por ruisantos »

"...o meu comentário é que me parece bem, excepto o condensador de 1uF que me parece estar demasiado perto do 555 (não conheço condensadores de 1uF tão pequenos...)"

Nao percebi o que queres dizer com isto?
Njay
Curioso
Curioso

Mensagem por Njay »

ruisantos Escreveu:"...o meu comentário é que me parece bem, excepto o condensador de 1uF que me parece estar demasiado perto do 555 (não conheço condensadores de 1uF tão pequenos...)"

Hum? Perguntas-me a mim se tu não percebeste o que eu queria dizer com isso? Rui, tu é que sabes se percebeste ou não e não eu!

Mas de qualquer forma posso explicar em maior detalhe: acho que o afastamento entre o condensador de 1uF e o C.I. 555 é demasiado curto. Um condensador tipico de 1uF vai ficar "de lado", inclinado, nesse PCB. Uma vez que até há bastante espaço no PCB eu afastava o 555 um milimetrozeco do condensador. Ficam os componentes todos mais à vontade.
ruisantos
Curioso
Curioso

Mensagem por ruisantos »

Njay Escreveu:
ruisantos Escreveu:"...o meu comentário é que me parece bem, excepto o condensador de 1uF que me parece estar demasiado perto do 555 (não conheço condensadores de 1uF tão pequenos...)"

Hum? Perguntas-me a mim se tu não percebeste o que eu queria dizer com isso? Rui, tu é que sabes se percebeste ou não e não eu!

Mas de qualquer forma posso explicar em maior detalhe: acho que o afastamento entre o condensador de 1uF e o C.I. 555 é demasiado curto. Um condensador tipico de 1uF vai ficar "de lado", inclinado, nesse PCB. Uma vez que até há bastante espaço no PCB eu afastava o 555 um milimetrozeco do condensador. Ficam os componentes todos mais à vontade.
:oops: :oops: esquece tava noutra onda :D ,estava fora do contexto,pensei q estavas a falar do circuito electronico e nao da PCB
mais uma vez sorry
JorgeCosta
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 dez 2007, 21:19

Mensagem por JorgeCosta »

Parece-me que o esquema esta mal pensado. A queda de tensão no transístor quando este esta a saturado é da ordem de 0,3 V. A tensão máxima suportada pelo LED é de aproximadamente 1,8V, dependendo do LED. Nestas circunstancias os LEDs não vão suportar a queda de tensão... há que rever... Penso que seria melhor utilizar uma resistência limitadora em série com o LED de valor a calcular e dependendo do LED e da tensão de alimentação.

Jorge Costa
Njay
Curioso
Curioso

Mensagem por Njay »

JorgeCosta Escreveu:A queda de tensão no transístor quando este esta a saturado é da ordem de 0,3 V.
Normalmente é mais para o 0.15 - 0.2, mas não interessa agora para o caso.
JorgeCosta Escreveu: A tensão máxima suportada pelo LED é de aproximadamente 1,8V, dependendo do LED.
Queres dizer a "queda de tensão que o LED causa". 1.8V é para os vermelhos.
JorgeCosta Escreveu:Nestas circunstancias os LEDs não vão suportar a queda de tensão... há que rever... Penso que seria melhor utilizar uma resistência limitadora em série com o LED de valor a calcular e dependendo do LED e da tensão de alimentação.
A resistência limitadora está lá. Não vejo nenhum problema com o circuito nesse aspecto. Mesmo considerando 0.3V para o transistor em saturação e LEDs vermelhos, a corrente mínima a passar no LED será (4.5V - 1.8V - 0.3V) / 120 = 20mA que é a corrente máxima tipica de um LED tipico (brilho normal). Agora, o que não está muito bem é para tensões de alimentação maiores que 4.5V, aí os LEDs vão estar a ser sobrecarregados. A 6V a corrente será ~32mA o que já é demasiado para um LED típico.
Mas o criador do tópico só queria comentários ao PCB :)
Responder

Voltar para “Microcontroladores”