contator lg gmc 220

assis
Curioso
Curioso
Registado: 24 abr 2008, 21:50

contator lg gmc 220

Mensagem por assis »

Estou com um problema dificil de solucionar, tenho um motor trifasico de 250 hp com partida com chave compensadora, cujo contator principal é um gmc 220 da lg. Este motor desarma sem esplicação , as vezes demora 10 minutos as vezes horas e as vezes tem que esperar horas para rearmar, ja verifiquei todos os componentes e todos estão legais. O que pode ser?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: contator lg gmc 220

Mensagem por Mário »

Boas

1- Actualizar o perfil.
2- O motor está em perfeito estado de funcionamento? Como foi testado?
3- Qual é a proteção que funciona?
4-Os contactores estão todos em perfeito estado?
5-Onde estás, (parece-me que no Brasil) será?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
assis
Curioso
Curioso

Mensagem por assis »

Estou no brasil, rio de janeiro.
Foi testando o rele termico, jump'ando - o .
O motor foi testado em outro painel.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Vê se entendes o escrevo.

É o relé térmico que desliga ?
Os contactores estão todos em perfeito estado? Não há aquecimento?

Porque demora horas para se rearmar o relé térmico? Será que tem termistancias na bobinagem (por norma os motores dessa potência têm)

Se não deres mais dados não conseguimos ajudar.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
assis
Curioso
Curioso

Mensagem por assis »

Boas!
Veja bem sou novato na sessão de manutenção eletromecanica e ainda não tive tempo de acumular dados sobre os problemas antigos.
O que sei é que existe um ploblema que faz este motor desarmar.
Eu não fiz nenhum teste, um outro eletricista que fez alguns teste e não encontrou nada.
Ele fez um jump no contato do rele termico e o problema persistiu.
Ele trocou o motor colocando um de 200hp no lugar de um de 250hp, e problema continuou.
Não sei se ele megou o motor e o circuito.
O que eu fiz foi so trocar a bobina do contator principal, que é um gmc 220 da lg. No tempo que permaneci na estação, o motor não apresentou problema algum.Eu não retornei a estação para saber se repetiu o problema, tambem não tive reclamação.
Assim que tiver mais informações eu as passarei. Pretendo voltar lá assim que possivel para fazer alguns testes.
A proposito, quais testes me recomenda e o que é termistancia?
Obrigado! :D
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

1-"O que sei é que existe um problema que faz este motor desarmar."
Tens que medir a amperagem com uma pinça ou melhor ainda instala um analisador de potência e verificas se a tensão se encontra bem, as variações, cortes de energia, harmonias enfim um pequeno teste ao motor, (onde ficas a saber qual a potencia consumida Kw)

2-"Eu não fiz nenhum teste, um outro electricista que fez alguns teste e não encontrou nada".
Faz os teus testes, (nunca te acredites nos electricistas e outros). :D

3-"Ele fez um jump no contacto do rele térmico e o problema persistiu".
Se ele chantou (jump) o contacto do relé térmico (circuito de comando) e o problema persistiu, é porque não é do relé térmico (em principio).

4-"Ele trocou o motor colocando um de 200hp no lugar de um de 250hp, e problema continuou."
Ora bem se tem um problema com 250 Hp e baixa para 200 Hp, aí pode começar o problema dado que tem menor potencia, mas se fizeres o ponto 1 com o analisador ficas logo a saber se estás dentro dos parâmetros certos do motor, (o motor pode ter pouca potencia para o trabalho pretendido)

5-"Não sei se ele megou o motor e o circuito".
Faz o ponto 2.(mas não creio que seja humidade)

6-"O que eu fiz foi so trocar a bobina do contactor principal, que é um gmc 220 da lg. No tempo que permaneci na estação, o motor não apresentou problema algum.Eu não retornei a estação para saber se repetiu o problema, também não tive reclamação.
Assim que tiver mais informações eu as passarei. Pretendo voltar lá assim que possível para fazer alguns testes".
Já sei que o motor arranca por autotransformador, em quantos pontos ? é manual ou automático?
Chamo à atenção que o contactor instalado não tem potência para o motor em questão, dado que só dá para 132Kw em Ac3, devias ter um Gmc 400.

7-"A proposito, quais testes me recomenda e o que é termistancia?"
Os testes acima descriminados,(amperes por linha de entrada e na placa do motor, verificar se são 3 ou 6 cabos de ligação ao motor e se todos têm a mesma secção, verificar a tensão, se for com um analizador seria bom.
Termistancias são umas sondas que se instalam nas bobinagens que vão dectectar o calor dos enrolamentos e transmitem para o circuito de comando o sinal. Tambem há com Ptc.
Verifica se na placa de ligações do motor tens uns fios de 1mm que ligam no circuito de protecção.

8-Creio que pode ser por temperatura interna da bobinagem, dado que quando a bobinagem aquece demora muito tempo para arrefecer ,não esquecendo que estamos a falar de um motor de 200 Hp que pesa cerca de 1.000 kg, e temos uma massa muito grande para arrefecer.

9-Nas sondas (termistancia ou Ptc, e ou outras) não podes por mais que 6 voltes, por isso NADA de mega nas sondas.

10-O motor que está a accionar?
11-Problema mecanicos há??

Cump.
Mário
assis
Curioso
Curioso

Mensagem por assis »

Boas!
Agradeço a atenção!
Ainda não voltei àquela estação, mas conversando com um colega de trabalho, ele me disse que o problema começou quando eles tiveram que substituir um motor de 200hp por um de 250hp, por motivos de força maior.
Eu não tinha me atentado para a capacidade do contator, julgando que eles já tivessem visto isso. Mas você chamou a atenção para este detalhe. Voce disse que o gmc 220 suporta até 132kw, porem 200hp está na ordem de 150kw o que ja estrapola o limite recomendado para o contator e não havia problema na utilização. So quando foi usado o motor de 250 que surgiu o problema.
A saber, o motor faz parte de um conjunto de motor-bomba, no bombeamento de agua bruta.
O autotransformador esta fechado em estrela e esta fechado para partida com 65 porcento e marcha de 100 porcento.

Voce conhece algum programa gratuito de simulação de circuito eletrico que eu possa fazer download?
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

1-O motor era de 200 e montaram outro de 250Hp, ou era de 250 e montaram de 200Hp?

2-No accionamento de bombas de água, é necessário verificar se a bomba está no seu caudal normal.(isto é; se a bomba tem uma capacidade de enviar agua até 300 metros e se resolveram desmontar a tubagens (ou passou a ter uma torneira aberta) e passou a elevar agua só até 100 metros é possível que aconteça tudo o que se está a passar)

Ex. Se tivermos uma bomba de agua (accionamento electrico) que tem uma potencia de 50Cv a aspirar de 5m e com a saida de 3", onde envia a agua para 200 m, onde temos um tanque que se enche, e daí temos diversas saidas para rega, o motor trabalha lindamente sem problemas.
Mas se vamos regar a cerca de 10 metros da bomba porque é que vou enviar a agua para o tanque? Resolvo instalar uma torneira de 3" nos 10 metros e toca a regar, Azar o motor vai queimar se a protecção não funcionar, dado que o trabalho do motor é superior á potencia disponível.

No ex. podes verificar que o melhor é um analisador para verificar, mas com uma pinça também temos bons valores.

Cump.
Mário
assis
Curioso
Curioso

Mensagem por assis »

[quote="Mário"]Boas

1-O motor era de 200 e montaram outro de 250Hp, ou era de 250 e montaram de 200Hp?

A estação é de captação de agua bruta( sem tratamento), com motores de 200 hp ( 3 para ser mais exato), numa circunstancia emergencial fio colocado um motor de 250hp. Daí começou o problema. Posteriormente foi destrocado o motor, porem o problema continuou.

2-No accionamento de bombas de água, é necessário verificar se a bomba está no seu caudal normal.(isto é; se a bomba tem uma capacidade de enviar agua até 300 metros e se resolveram desmontar a tubagens (ou passou a ter uma torneira aberta) e passou a elevar agua só até 100 metros é possível que aconteça tudo o que se está a passar)

Não tem nenhuma tomada de agua no circuito que podesse fazer isto. E a altura manometrica esta compativel.

Ex. Se tivermos uma bomba de agua (accionamento electrico) que tem uma potencia de 50Cv a aspirar de 5m e com a saida de 3", onde envia a agua para 200 m, onde temos um tanque que se enche, e daí temos diversas saidas para rega, o motor trabalha lindamente sem problemas.
Mas se vamos regar a cerca de 10 metros da bomba porque é que vou enviar a agua para o tanque? Resolvo instalar uma torneira de 3" nos 10 metros e toca a regar, Azar o motor vai queimar se a protecção não funcionar, dado que o trabalho do motor é superior á potencia disponível.

No ex. podes verificar que o melhor é um analisador para verificar, mas com uma pinça também temos bons valores.

Este motor não tem termistor, as proteções são , rele falta de fase e rele termico, alem dos fusiveis.

Mas desconsiderando todos os outros posiveis problemas , este comtator gmc 220, poderia gerar esse problema, ja que ele possui componentes eletronicos?
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Voltamos ao inicio 1º forma.

O motor pára porquê ? Segue o circuito de comando todo.

Se chantam o comando do relé térmico e o motor pára, então não é (só) do relé térmico. Há um relé falta de fase, será este que esteja avariado (erro de leitura).

Se o motor não tem protecção interna, porque demora horas para aceitar rearme? dado que o relé térmico está chantado, neste momento pode ser o rele falta de fase, o relé não é de assimetria tambem?.

O contactor ser de menor potencia só vai provocar aquecimento, mas quando "ele" não puder, queima os contactos.

Verifica o esquema eléctrico, e confirma no local se está de facto igual.

O contactor tem componentes electrónicos ? Quais?

Cump.
Mário
assis
Curioso
Curioso

Mensagem por assis »

Boas!
Vou ter que dar uma pausa neste assunto, pois vou demorar muito para ir a estação em questão, e não tenho mais informações sobre o problema.
Apenas para complementar, a parte eletronica é blindada, não dá para saber o que tem lá.
Mas obrigado pela atençao,! quando tiver mais informações voltarei a este assunto. E conto com sua ajuda.

Mas vamos começar outro assunto! se não for encomodo.
Fui endagado a respeito de dimensionamento de fusiveis, e respondi segundo meus conhecimentos que para baixas tensões, dimensiono em 20% da corrente de projeto. e , para motores com correntes maiores uso 200% da corrente nominal para partida redusida.
ESTOU CORRETO?
assis
Curioso
Curioso

Mensagem por assis »

Vou ter que dar uma pausa neste assunto porque vou demorar para voltar àquela estação, so então poderei fazer novos testes e colher novas informações.
Um outro eletricista, conversou com um cara de inepar, e ele disse que poderia ser contator subdimensionado.
Obrigado!!
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Apenas uma achega :D

Á tempos tive um cliente que o motor de puxar agua do furo parava e depois demorava muito a voltar a arrancar.

O problema era simples assoreamento do furo e a sonda de nível inferior tinha ficado enterrada.
smonteiro
Curioso
Curioso
Registado: 04 mar 2008, 15:40
Contacto:

Mensagem por smonteiro »

Era caso para dizer como o outro: "O motor trabalha e não tira água, só pode ser da vela." lololololol
Sérgio Monteiro
www.spmengenharia.com
silva2008
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mai 2008, 20:23

Mensagem por silva2008 »

:lol:
Melhores cumprimentos
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”