ITED em novo anexo
ITED em novo anexo
Boas
Gostaria de saber a vossa opinião sobre a seguinte situação:
Numa moradia feita à cerca de 10 anos vai ser construido uma anexo. A moradia tem instalação de telecomunicações RITA mas com uma distribuição em estrela, tendo uma caixa para telefones e outra para televisão, já tem uma CEMU no muro exterior que dá para a via pública.
A Câmara Municipal pediu o projecto ITED e a minha dúvida é como fazer a ligação à rede existente?
Posso ligar o novo ATI às caixas de distribuição existentes?
Posso ligar o novo ATI à CEMU com 2 tubos de 40? (é para mim o que faz mais sentido)
Coloco uma nova CEMU e ligo-a ao novo ATI?
Obrigado
Gostaria de saber a vossa opinião sobre a seguinte situação:
Numa moradia feita à cerca de 10 anos vai ser construido uma anexo. A moradia tem instalação de telecomunicações RITA mas com uma distribuição em estrela, tendo uma caixa para telefones e outra para televisão, já tem uma CEMU no muro exterior que dá para a via pública.
A Câmara Municipal pediu o projecto ITED e a minha dúvida é como fazer a ligação à rede existente?
Posso ligar o novo ATI às caixas de distribuição existentes?
Posso ligar o novo ATI à CEMU com 2 tubos de 40? (é para mim o que faz mais sentido)
Coloco uma nova CEMU e ligo-a ao novo ATI?
Obrigado
Re: ITED em novo anexo
A Câmara Municipal está a exigir projecto, o anexo é composto por uma cozinha, WC e um quarto.
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
- Registado: 31 mar 2011, 17:09
- Profissão: ARQUITECTO
- Has thanked: 36 times
- Been thanked: 29 times
-
- Curioso
- Registado: 11 mai 2010, 19:49
- Has thanked: 2 times
Bom dia
na minha opinião se tiver uma fatura de um operador, deve tentar junto da CM a isenção do projeto visto já ter o serviço. Em caso de recusa, tem de ser efetuado novo projeto ITED3 para a instalação.
Cumps.
na minha opinião se tiver uma fatura de um operador, deve tentar junto da CM a isenção do projeto visto já ter o serviço. Em caso de recusa, tem de ser efetuado novo projeto ITED3 para a instalação.
Cumps.
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Há legislação que isenta projectos de especialidade, na remodelação de habitações, desde que justificadas por técnico responsáveis.
Obrigado pelas vossas respostas.
O anexo vai ter de ter um projeto ITED, a minha dúvida é como fazer a ligação do ATI ao exterior.
O anexo vai ter de ter um projeto ITED, a minha dúvida é como fazer a ligação do ATI ao exterior.
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
- Registado: 31 mar 2011, 17:09
- Profissão: ARQUITECTO
- Has thanked: 36 times
- Been thanked: 29 times
Pois, mas tem de ter mais de 30 anos.. como habitação.projclvm Escreveu:Há legislação que isenta projectos de especialidade, na remodelação de habitações, desde que justificadas por técnico responsáveis.
Quem cria renasce todos os dias...
-
- Curioso
- Registado: 11 mai 2010, 19:49
- Has thanked: 2 times
O ITED não deve ser simplesmente para o anexo, mas sim para toda a instalação.
A ligação do ATI ao exterior (CVM) é através de 1 tubo 40 ou equivalente.
Cumps
A ligação do ATI ao exterior (CVM) é através de 1 tubo 40 ou equivalente.
Cumps
Para mim não faz sentido alterar a instalação existente, ainda mais tendo uma CEMU.
Cumps
Cumps
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Se o anexo tem necessidade de projecto, então terá que se compatibilizar a instalação existente com a nova, ou seja, se o ATI existente comportar espaço para a nova instalação, problema resolvido ( O ITED 1 obrigava a existirem reservas no ATI..).
Como já vi que não existe ATI, mas a distribuição é em estrela, está simplificado:
é instalar um ATI adequado á totalidade das tomadas, ligar estas ao novo ATI,ligar o mesmo á CEMU, e pronto, já está!
Como já vi que não existe ATI, mas a distribuição é em estrela, está simplificado:
é instalar um ATI adequado á totalidade das tomadas, ligar estas ao novo ATI,ligar o mesmo á CEMU, e pronto, já está!
Learning is the goal!!
Obrigado pela ajuda.
Para mim seria uma boa solução e se a moradia fosse minha provavelmente seria essa a solução, agora justificar ao dono essa solução com o aumento de custos a disparar é que vai ser mais difícil.
Para mim seria uma boa solução e se a moradia fosse minha provavelmente seria essa a solução, agora justificar ao dono essa solução com o aumento de custos a disparar é que vai ser mais difícil.
Afinal não vai ser a solução.
Alterar a instalação RITA existente implica refazer toda a rede de pares de cobre e colocar um ATI, esta alteração não foi aceite pelo dono da obra que assim prefere não construir o anexo.
Aceito mais sugestões
Alterar a instalação RITA existente implica refazer toda a rede de pares de cobre e colocar um ATI, esta alteração não foi aceite pelo dono da obra que assim prefere não construir o anexo.
Aceito mais sugestões
-
- Curioso
- Registado: 06 mai 2015, 11:27
- Has thanked: 8 times
Boa tarde.
O manual ITED 3 prevê essa situação.
O ideal é fazer um PCS (ponto de concentração de serviços) ou um (PD) ponto de distribuição entre a parte nova e a parte antiga.
Na parte antiga não se mexe. Na parte nova a construir faz-se a instalação de acordo com o ITED que termina num dos pontos que referi atrás.
Desta forma a parte nova já fica preparada para quando fizer uma eventual remodelação na parte antiga.
Isto é:
na parte nova ficam já passados os tubos e os cabos embora na prática estes fiquem no PD. Só a tecnologia já existente (par de cobre) é que será interligada à instalação existente.
O manual ITED 3 prevê essa situação.
O ideal é fazer um PCS (ponto de concentração de serviços) ou um (PD) ponto de distribuição entre a parte nova e a parte antiga.
Na parte antiga não se mexe. Na parte nova a construir faz-se a instalação de acordo com o ITED que termina num dos pontos que referi atrás.
Desta forma a parte nova já fica preparada para quando fizer uma eventual remodelação na parte antiga.
Isto é:
na parte nova ficam já passados os tubos e os cabos embora na prática estes fiquem no PD. Só a tecnologia já existente (par de cobre) é que será interligada à instalação existente.