Muito grato pela explicação, no entanto que DDP existe entre esses pontos? Quando não sei digo logo que não sei, mas neste caso apenas fiz confusão, se reparar na minha resposta eu pergunto como é que acende o sinalizador. Nunca montei um nem outro, mas como também não sou da área da construção, não me fica mal dizer que nunca montei nenhum. Como nunca montei 1, nunca parei para pensar e pesquisar como ele realmente funcionava!
Cumprimentos
automático de escada + contactor + sensores de movimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 29 out 2011, 18:08
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Re: automático de escada + contactor + sensores de movimentos
Vivam.
Como o automático de escada tem 230 V permanente, fazendo com que haja um retorno de fase pelo ponto 1
e se o N está ligado ao botão, então deverá haver 230V nos terminais do botão, quando este está em repouso,
acendendo assim o piloto do botão de pressão
Cps
A. Castro
Como o automático de escada tem 230 V permanente, fazendo com que haja um retorno de fase pelo ponto 1
e se o N está ligado ao botão, então deverá haver 230V nos terminais do botão, quando este está em repouso,
acendendo assim o piloto do botão de pressão
Cps
A. Castro
-
- Velha Guarda
CF,Lda Escreveu:Vivam.
Como o automático de escada tem 230 V permanente ...certo!!
, fazendo com que haja um retorno de fase pelo ponto 1 ...então Mas há retorno de fase pelo ponto 1?! teoricamente ai seria retorno de neutro dos botoes para a bobine.
acendendo assim o piloto do botão de pressão ...haveria curto circuito quando o fechasse..?!!
Peço desculpa mas agora baralhou-me, é que seguindo o esquema que colocou, mais a explicação, "não bate a bate a bota c´a perdigota".
A verde,
Cumprimentos
Cps
A. Castro
Quanto mais sei....mais burro sou!!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
Vamos ignorar por momentos o automático de escada... Vamo-nos debruçar sobre
um circuito de uma lâmpada com interruptor simples. Então temos Neutro à lâmpada e Fase ao interruptor.
Quando este está desligado temos uma diferença de potencial nos seus terminais, não é verdade? Se pegarmos
num multímetro e medirmos a tensão vamos ter 230V (se a lampada estiver boa!...). Apesar desta tensão no
interruptor quando o ligamos este não dá estouro, pois não? Ou seja, na situação de desligado vamos ter um retorno
de Neutro pela linha de lâmpada, certo? O mesmo se passaria se tivéssemos a Fase directa à lâmpada e o Neutro ao interruptor
O mesmo se passa em relação ao automático de escada: há um retorno de fase no ponto 1 (linha de chamada do automático de escada) que vai fazer com que o piloto do botão de pressão acenda. Se fosse retorno de Neutro, o piloto nunca acenderia... Como poderia, se ele
já tem Neutro directo?
Cps
A. Castro
Vamos ignorar por momentos o automático de escada... Vamo-nos debruçar sobre
um circuito de uma lâmpada com interruptor simples. Então temos Neutro à lâmpada e Fase ao interruptor.
Quando este está desligado temos uma diferença de potencial nos seus terminais, não é verdade? Se pegarmos
num multímetro e medirmos a tensão vamos ter 230V (se a lampada estiver boa!...). Apesar desta tensão no
interruptor quando o ligamos este não dá estouro, pois não? Ou seja, na situação de desligado vamos ter um retorno
de Neutro pela linha de lâmpada, certo? O mesmo se passaria se tivéssemos a Fase directa à lâmpada e o Neutro ao interruptor
O mesmo se passa em relação ao automático de escada: há um retorno de fase no ponto 1 (linha de chamada do automático de escada) que vai fazer com que o piloto do botão de pressão acenda. Se fosse retorno de Neutro, o piloto nunca acenderia... Como poderia, se ele
já tem Neutro directo?
Cps
A. Castro
maceira.87 Escreveu:CF,Lda Escreveu:Vivam.
Como o automático de escada tem 230 V permanente ...certo!!
, fazendo com que haja um retorno de fase pelo ponto 1 ...então Mas há retorno de fase pelo ponto 1?! teoricamente ai seria retorno de neutro dos botoes para a bobine.
acendendo assim o piloto do botão de pressão ...haveria curto circuito quando o fechasse..?!!
Peço desculpa mas agora baralhou-me, é que seguindo o esquema que colocou, mais a explicação, "não bate a bate a bota c´a perdigota".
A verde,
Cumprimentos
Cps
A. Castro
-
- Velha Guarda
Ok...muito melhor agora!
Cumprimentos

Cumprimentos
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 25 abr 2015, 16:24
Não seria mais simples por tudo a funcionar com um automático de escada?
-
- Velha Guarda
Também concordo, mas....a corrente que ele possa ter para a iluminação que deseja comandar, pode ser superior a dos contactos do Aut. Esq. aguentam, dai ele querer um cntactor.edgar Almeida Escreveu:Não seria mais simples por tudo a funcionar com um automático de escada?
Mas isto deduzo eu....
Cumprimentos