Instalação eletrica em calha DLP
- Miguel Alves
- Aprendiz
- Registado: 16 fev 2009, 19:07
- Been thanked: 9 times
Instalação eletrica em calha DLP
Boa tarde a todos os colegas!
Estou com uma duvida e por isso vos peço ajuda!
Tenho um caso de uma instalação que necessita de vistoria e certificação e a minha duvida é esta, uma casa antiga foi recuperada mas para manter a traça antiga o dono só forrou o interior com placas de pladur e fez toda a instalação elétrica com calhas DLP.
Gostaria de saber a vossa opinião e que cuidados devo ter para pedir a certificação da instalação.
A casa tem 3 circuitos um de iluminação dois de tomadas, todos os circuitos seguem dentro da mesma calha.
Miguel Alves
Tenho um caso de uma instalação que necessita de vistoria e certificação e a minha duvida é esta, uma casa antiga foi recuperada mas para manter a traça antiga o dono só forrou o interior com placas de pladur e fez toda a instalação elétrica com calhas DLP.
Gostaria de saber a vossa opinião e que cuidados devo ter para pedir a certificação da instalação.
A casa tem 3 circuitos um de iluminação dois de tomadas, todos os circuitos seguem dentro da mesma calha.
Miguel Alves
- Miguel Alves
- Aprendiz
Re: Instalação eletrica em calha DLP
Boa Tarde a todos...
Gostaria de AGRADECER as 20 visualizações e 0 respostas ...
OBRIGADO a todos...!
Miguel Alves
OBRIGADO a todos...!
Miguel Alves
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Sobre a questão, "A casa tem 3 circuitos um de iluminação dois de tomadas, todos os circuitos seguem dentro da mesma calha."
Se a calha tiver separadores podes, se não houver separação física, não podes. Não esquecer o terra e o diferencial.
Cump.
Mário
Provavelmente quem leu, não é da area de instalações "domésticas". Ao pores a pergunta num Sábado, e em 48 horas não teres resposta é possível dado que ninguém tem que estar livre para responder.Miguel Alves Escreveu:Boa Tarde a todos...
OBRIGADO a todos...!
Miguel Alves
Sobre a questão, "A casa tem 3 circuitos um de iluminação dois de tomadas, todos os circuitos seguem dentro da mesma calha."
Se a calha tiver separadores podes, se não houver separação física, não podes. Não esquecer o terra e o diferencial.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Não podem ir juntos (no mesmo separador) os circuitos de iluminação e tomadas?
Normalmente apenas vão separados os de telecomunicações.
Normalmente apenas vão separados os de telecomunicações.
Mário Escreveu:BoasProvavelmente quem leu, não é da area de instalações "domésticas". Ao pores a pergunta num Sábado, e em 48 horas não teres resposta é possível dado que ninguém tem que estar livre para responder.Miguel Alves Escreveu:Boa Tarde a todos...
OBRIGADO a todos...!
Miguel Alves
Cump.
Mário
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Se o único problema está na calha DLP, não vejo qq problema.
E o resto da instalação elétrica (por exemplo quadro elétrico), não sofre alterações?
E o resto da instalação elétrica (por exemplo quadro elétrico), não sofre alterações?
Miguel Alves Escreveu:Boa tarde a todos os colegas!
Miguel Alves
- Miguel Alves
- Aprendiz
Boa tarde a todos...
desde já agradeço ao Mário e ao Parreirajoão pelas respostas.
respondendo ao Parreirajoão, sim o quadro vai ser um novo (é um quadro exterior), visto que a casa nunca esteve ligada á rede elétrica.
A minha duvida é se é considerada uma não conformidade e a instalação é reprovada por ir tudo na mesma calha.
ou vou ter de refazer a instalação para não ter problemas.
Miguel Alves
respondendo ao Parreirajoão, sim o quadro vai ser um novo (é um quadro exterior), visto que a casa nunca esteve ligada á rede elétrica.
A minha duvida é se é considerada uma não conformidade e a instalação é reprovada por ir tudo na mesma calha.
Miguel Alves
- Mário
- Team Apoio
Boas
Num tubo só podes ter um circuito da mesma fase.
Cump.
Mário
Pensa no seguinte;Miguel Alves Escreveu:Boa tarde a todos...
Miguel Alves
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Num tubo (que é às luz das regras, é uma conduta circular...) só pode ir um circuito. O que é isso de um circuito? É um circuito que é protegido por um dispositivo de protecção contra sobre-intensidades, que normalmente nas habitações e terciário, usam-se disjuntores.Mário Escreveu:BoasPensa no seguinte;Miguel Alves Escreveu:Boa tarde a todos...
Miguel Alves
Cump.
Mário
Ora, mesmo sendo derivando da mesma "fase", eu nunca posso misturar na mesma "conduta" circuitos de "origens" (disjuntores) diferentes. A conduta pré-fabricada para instalações à vista, que normalmente se lhe dá o nome de DLP (nome comercial da Legrand), se não usar separadores, é considerado como uma conduta capaz de suportar um só circuito. Como o colega Mário disse e bem, usar separadores, se quiser meter mais circuitos.
Eu não posso colocar dois circuitos no mesmo tubo por exemplo, mesmo que eles sejam de iluminação!!!
- Miguel Alves
- Aprendiz
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
parece-me que algo está a falhar, pois ainda ninguém se preocupou em saber qual o tipo de condutores utilizados e aí é que pode estar a questão.
Já agora, o que é que me impede de enfiar dois circuitos distintos em cabo VV,, no mesmo tubo desde que o diâmetro deste seja regulamenta?
Ohmico
parece-me que algo está a falhar, pois ainda ninguém se preocupou em saber qual o tipo de condutores utilizados e aí é que pode estar a questão.
Já agora, o que é que me impede de enfiar dois circuitos distintos em cabo VV,, no mesmo tubo desde que o diâmetro deste seja regulamenta?
Ohmico
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Que me impede alimentar uma máquina bifásica, usando o cinza e o preto de um cabo de 5 condutores de 2,5mm2, reservando o castanho e o azul para ligar um circuito de iluminação?ohmico Escreveu:Boas,
Ohmico
À luz da portaria na diagonal não vejo porque não... mas pelo sim ou pelo não, uso artº 189 do RSIUEE: "Uma canalização apenas poderá comportar condutores pertencentes ao mesmo circuito"...
É o que dá misturar regulamentos... Se tivesse aprendido o que estava em vigor ao de 74, ainda misturava outro...
O que quero dizer também com esta boa prática, é para evitar depois pessoal achar que o neutro dá para todos os circuitos (mesmo sendo a alimentação global de origem monofásica) e ainda também partilhar o mesmo terra, mesmo em circuitos trifásicos...
O pessoal ainda fecha os olhos nos telecomandos dos circuitos de emergência, mas de um modo geral: um tubo, um circuito.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
ohmico Escreveu:Boas,
Ohmico
Boas,
meu caro, também já me tem acontecido..., o raciocínio não acompanhar o que estou a lêr, mas no meu caso, se calhar já é da idade.
Quem é que aqui falou em mistura de circuitos com neutros e neutros com circuitos?
O que está escrito é que tem um circuito num cabo, outro circuito noutro cabo e gostava de saber, porque se calhar estou errado, porque é que não posso meter na mesma calha?
Atenção que não estou a misturar aqui circuitos "esquisitos"!
Ohmico
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Em calhas técnicas os circuitos a cabo de 3x1.5mm, têm de ser separados dos de secção de 3x2.5mm, etc, com separadores.
Os cabos dos diversos circuitos, podem estar todos acondicionados dentro da mesma calha técnica sem separadores, se a proteção de todos os circuitos for de 10A/16A, etc.
Em calhas técnicas os circuitos a cabo de 3x1.5mm, têm de ser separados dos de secção de 3x2.5mm, etc, com separadores.
Os cabos dos diversos circuitos, podem estar todos acondicionados dentro da mesma calha técnica sem separadores, se a proteção de todos os circuitos for de 10A/16A, etc.
Cpts.
Energy
Energy
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
Em calha tem que ter separadores, e se for em esteira? tem que haver separadores?ENERGY Escreveu:Boas
Cump.
Mário
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times