A Electricidade explicada às crianças

Responder
António Carlos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 abr 2008, 09:17

A Electricidade explicada às crianças

Mensagem por António Carlos »

Caros amigos

Preciso da vossa ajuda com muita urgência!!!

Na escola da minha filha (7 anos -1º ano ou 1ª classe), pediram aos pais para falarem de profissões, fazendo demonstrações muito básicas que dessem uma ideia de cada uma delas, a sua utilidade e que suscitasse nos alunos interesse pelas matérias em si. Eu sendo topografo dei uma explicação que versou mais sobre as questões das cotas e esferacidade da terra etc. Sucede que muitos poucos pais aderiram, (que há de novo nisso devem estar os meus amigos a perguntar?), na realidade apenas 4. Optei por preparar eu coisas simples que ilustrassem uma realidade cientifica e abrissem o "apetite" para "conquistas futuras.

Até agora ninguém falou na electricidade. Eu lembrei-me então de um livro que "devorei" em miúdo do Físico Rómulo de Carvalho, cujo o espírito era ensinar a Física aos mais novos através de experiências muito simples. Lembro-me perfeitamente de numa das experiências que ele fazia era uma ligação simples numa tábua de uma pilha daqueles rectangulares (julgo que de 12v mas perdoar-me-ão o erro), que se usavam no tempo em lanternas com que os miúdos da minha geração (anos 70), brincavam nas grutas que faziam. Então a partir de dois fios que saíam dessa pilha que tinha umas patilhas grandes , ligava-se a uma pequena lâmpada e claro produzia-se o efeito de um mini-circuito, mas que dá para perceber o que é a electricidade e porquê uma luz acende quando comutamos um interruptor.

Preciso de saber qual o tipo de lâmpada que devo utilizar para funcionar bem com a pilha. Que tipo de fio, se mais fino se mais forte. E se não fosse pedir muito seria que podia enviar um esquema de como posso, através do mesmo processo ensaiar uma comutação de lustre e/ou escada utilizando na tábua a dita pilha e lâmpada?

Muito e muito obrigado em nome do conhecimento e das crianças que é o mesmo que dizer do futuro

Antóni Carlos
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Re: A Electricidade explicada às crianças

Mensagem por amoreira »

Vou ver o que tenho que possa colocar aqui.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Re: A Electricidade explicada às crianças

Mensagem por amoreira »

Não será exactamente o que procura, mas espero que ajude!
Anexos
ELE.part3.rar
(1.7 MiB) Transferido 270 vezes
ELE.part2.rar
(1.81 MiB) Transferido 183 vezes
ELE.part1.rar
(1.81 MiB) Transferido 196 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”