ldr

Responder
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

ldr

Mensagem por quero aprender »

amigos ,
tenho uma MOD no meu carro que eu fiz , que está a funcionar quase a 100% não fosse a merda deste aparelho andar-me a tirar do serio ...

http://www.ebay.com/itm/Light-Detection ... 58b3220509

este aparelho está ligado a reles e quando é noite ou entro em tuneis as luzes acendem ...

com o carro parado , funciona a 100%...

ao entrar num túnel , funciona a 100%...

mas em viagem , o tempo ao escurecer , as luzes não estabilizam , apagam e acedem montes de vezes ...
só quando já fica mesmo escuro é que estabiliza ...

no entanto com o carro parado se o aparelho detecta que está escuro liga e nunca mais desliga ...
mas se arrancar por vezes liga e desliga as luzes ...

para além do aparelho ser uma valente bosta o que se pode fazer para o LDR não ser tão sensível ?

obrigados
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: ldr

Mensagem por rainbow »

Boa noite.
mas em viagem , o tempo ao escurecer , as luzes não estabilizam , apagam e acedem montes de vezes ...
só quando já fica mesmo escuro é que estabiliza ...
O problema deve estar na histerese do circuito....ou não tem, ou está mal regulada.

histerese
Schmitt trigger
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

pois ...
já vi que não há muita opção ...
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Mensagem por BLima »

epá, esse carro já parece o kit do Michael Knight! :)

O Rainbow deu uma boa dica para resolver isso, Investigue que será proveitoso.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

tem umas mods feitas das quais me orgulho bastante ...

mas vou desmanchar esta mod , tenho pena , mas é assim a vida ...
quando tiver guita , e se não for muito caro arranjo o sistema de um carro batido e meto no meu ...

ele até podia se parecer com o kit , eu queria fazer um monitor onde tivesse o desenho do carro visto de cima ...
e depois quando acende-se os faróis por exemplo acendia no desenho 4 luzes amarelas ...
eu fiz uma mod no carro , em que o carro diz que tem uma porta aberta , mas não diz qual a porta ...
com este monitor piscava uma luz vermelha referente à tal porta no desenho ...
a ideia vem do quadrante de um fiat uno que tive ... mas o meu monitor teria mais informação...
agua mijas
portas
luzes
pneus
gasóleo
anticongelante
e outros e outros mais ...

o problema é colocar esse monitor no carro ... os amigos do gamanço não vão querer o monitor ali ...
e vão roubar o que não lhe serve para nada , vão-me partir o vidro , lixar a fechadura , partir o tablier ...

eu ainda não perdi a esperança também de fazer uma mod que a não ter o cinto de segurança o carro dizer :

É favor colocar o cinto de segurança ...

esta mod tem a haver com as varias multas perdoadas e qualquer dia é feriado ...

se tivesse guita gostava de comprar um kit que há no ebay para acusar que os pneus estão vazios ...
esta mod é para colmatar o meu enorme desleixo para com os pneus ...

Blima ,
acredite que se eu tivesse dinheiro e conhecimento o meu carrito em muito que se distanciava do modelo criado pela marca ...

quanto ao que o colega Rainbow falou , já vi , mas não entendo , não sei , e por isso não vou inventar , até porque o carro não tem ID nem disjuntores ... e todo o cuidado é pouco ...

quando percebo o que me dizem , vai para testes e faço , quando não sei , ... paciência ...
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Mensagem por BLima »

É bom sermos criativos. Pronto fica para a próxima, mas eu acredito que chegava lá!
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

A histerese funciona da seguinte maneira: se considerarmos um circuito que comuta de estado (0--->1 ou 1--->0, o 0 e o 1 também podem ser interpretados como On e Off) com uma tensão de 3V por exemplo, quando o circuito fica sujeito a ruído vai comutar muitas vezes. Por exemplo, se a tensão sobe para 3,1V muda de estado, mas se a tensão baixar logo a seguir para 2,9V , o circuito volta a mudar de estado. E assim sucessivamente. O ruído pode ser mais ou menos intenso e rápido. No caso do post inicial, o ruído é por exemplo uma nuvem, ou uma sombra.
Ao adicionar uma componente de histerese ao circuito, o que vai acontecer é que passam a haver dois patamares de comutação. Por exemplo, um a 4,5V e outro a 2,5V. Assim, as pequenas oscilações de tensão devidas a ruído são ignoradas, porque o circuito só muda de estado a 4,5V e depois só torna a mudar de estado quando desce para 2,5V.
Há algumas maneiras de adicionar histerese ao circuito como por exemplo com ampops.
Se a placa de circuito impresso já vinha montada, é complicado. Se não, é uma questão de alterar o circuito.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

rainbow Escreveu:Boa noite.

A histerese funciona da seguinte maneira: se considerarmos um circuito que comuta de estado (0--->1 ou 1--->0, o 0 e o 1 também podem ser interpretados como On e Off) com uma tensão de 3V por exemplo, quando o circuito fica sujeito a ruído vai comutar muitas vezes. Por exemplo, se a tensão sobe para 3,1V muda de estado, mas se a tensão baixar logo a seguir para 2,9V , o circuito volta a mudar de estado. E assim sucessivamente. O ruído pode ser mais ou menos intenso e rápido. No caso do post inicial, o ruído é por exemplo uma nuvem, ou uma sombra.
Ao adicionar uma componente de histerese ao circuito, o que vai acontecer é que passam a haver dois patamares de comutação. Por exemplo, um a 4,5V e outro a 2,5V. Assim, as pequenas oscilações de tensão devidas a ruído são ignoradas, porque o circuito só muda de estado a 4,5V e depois só torna a mudar de estado quando desce para 2,5V.
Há algumas maneiras de adicionar histerese ao circuito como por exemplo com ampops.
Se a placa de circuito impresso já vinha montada, é complicado. Se não, é uma questão de alterar o circuito.
colega ,
o circuito foi comprado já assim no ebay ...
eu não tenho noções quanto mais conhecimentos para fazer uma placa destas ...

obrigado
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

BLima Escreveu:É bom sermos criativos. Pronto fica para a próxima, mas eu acredito que chegava lá!

Colega Blima ,
acredite que não chego lá ...
vontade tenho e muita ...
mas falta-me pelo menos as noções básicas ...
criativo tenho sido dentro daquilo que sei , e uma prova disso é a MOD que estamos aqui a falar ...
para alguns poderá não passar de algo arcaico , algo básico , algo que qualquer um faz ... mas eu ainda vou aqui ... como é meu habito e alvo é continuar aprender ...
pode ser que daqui a uns tempos esta MOD me faça rir pelas dificuldades de hoje e pela sabedoria dessa altura , antes quero pensar assim ...
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

https://vimeo.com/156178335"

Como gosto deste tipo de trabalhos , não desisti deste projeto , pois bem , cá fica o video , está acabada esta MOD , a partir de agora em tuneis , garagens , e sempre que fique de noite o ibiza acende as luzes sozinho ...
Mais , é o ibiza que define se acende mínimos ou médios ...
Mais , ao trancarmos o ibiza , caso esteja escuro ele acende os faróis em médios durante 20 segundos ( posso colocar até 1 minuto ) ...
Outras já estão em bancada em testes e muito rapidamente serão uma realidade no ibiza ...

cumprimentos do Vosso quero aprender
o tomadista
Responder

Voltar para “Dúvidas”