falta de agua
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 6 vezes
falta de agua
o meu carro , quando falta agua no deposito do anticongelante , no quadrante é emitido um sinal sonoro e acende uma luz ...
queria fazer o mesmo num outro carro ...
usei um relé normal e não funciona ...
ou seja , no meu carro no deposito tenho apenas duas varetas que fecham o circuito quando tem agua ...
se essas duas varetas não tiverem agua , é acionado os avisos no quadrante ...
o relé que usei é :
12v
40A
da marca nagares rlp / 52-12
eu montei o sistema em bancada e com agua e besouro nunca se cala ...
tirei a agua fora e shuntei as duas varetas ele cala-se...
conclui que embora a agua seja condutora ainda assim não tem força para acionar o negativo do relé ...
há relés mais fracos para o efeito ?
obrigados
queria fazer o mesmo num outro carro ...
usei um relé normal e não funciona ...
ou seja , no meu carro no deposito tenho apenas duas varetas que fecham o circuito quando tem agua ...
se essas duas varetas não tiverem agua , é acionado os avisos no quadrante ...
o relé que usei é :
12v
40A
da marca nagares rlp / 52-12
eu montei o sistema em bancada e com agua e besouro nunca se cala ...
tirei a agua fora e shuntei as duas varetas ele cala-se...
conclui que embora a agua seja condutora ainda assim não tem força para acionar o negativo do relé ...
há relés mais fracos para o efeito ?
obrigados
Última edição por quero aprender em 14 abr 2015, 22:58, editado 1 vez no total.
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 abr 2014, 18:36
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 1 vez
Re: falta de agua
Não vais lá com relés, para fazer uma coisa dessas precisas de electrónica sensivel.
A resistência eletrica do anti-congelante usado nos carros deve ter uns MOhms de resistência.
A resistência eletrica do anti-congelante usado nos carros deve ter uns MOhms de resistência.
-
- Velha Guarda
pois amigo , eu ando a ver se arranjo um quadrante avariado para ver como aquilo funciona , para posteriormente tentar fazer o mesmo noutro carro ...
mas aquilo tem que trabalhar com contactos NO e NF ... tipo se tem agua é X se falta agua será Y...
mas aquilo tem que trabalhar com contactos NO e NF ... tipo se tem agua é X se falta agua será Y...
-
- Velha Guarda
Funcionam com eletronica digital, se abrires um quadrante de um carro "moderno" vais ver muito pouco. Quase todos os circuitos vão dar a um processador central que comando tudo de acordo com o que for programado.
Sempre podes experimentar um circuito deste género. Se não acender o LED tenta aumentar o valor da resistência de cima um pouco.

Sempre podes experimentar um circuito deste género. Se não acender o LED tenta aumentar o valor da resistência de cima um pouco.

-
- Velha Guarda
resistência de 1 ohm ? é isso ?
resistência de 1 k , é pedir uma resistência de 1k ?
o PNP qual é a referencia ?
obrigado
resistência de 1 k , é pedir uma resistência de 1k ?
o PNP qual é a referencia ?
obrigado
-
- Velha Guarda
-
- Velha Guarda
Boas,jorgemiguel4 Escreveu:Funcionam com eletronica digital, se abrires um quadrante de um carro "moderno" vais ver muito pouco. Quase todos os circuitos vão dar a um processador central que comando tudo de acordo com o que for programado.
(...)
o esquema proposto tem a lógica invertida, isto é acende o LED quando o nivel de agua está alto e apaga-o quando o nivel baixa.
Isto é o contrario do que se deseja.
Por outro lado o transistor 2N4403 tem um ganho de de corrente demasiado baixo para a resistividade prevista para a agua (MOhms) pelo que um Darlington seria mais adequado.
Um abraço
-
- Velha Guarda
Tens toda a razão, já devia estar meio a dormir quando fiz isso.
Aqui vai a correcção, acho que desta vez está bem

Montei um circuito igual para testar mas em vez de um transístor normal usei um MOSFET P IRF4905, que era o que tinha à mão, mas funcionou lindamente em agua da torneira.

Montei um circuito igual para testar mas em vez de um transístor normal usei um MOSFET P IRF4905, que era o que tinha à mão, mas funcionou lindamente em agua da torneira.
-
- Velha Guarda
o que é um Darlington ?justme Escreveu:Boas,jorgemiguel4 Escreveu:Funcionam com eletronica digital, se abrires um quadrante de um carro "moderno" vais ver muito pouco. Quase todos os circuitos vão dar a um processador central que comando tudo de acordo com o que for programado.
(...)
o esquema proposto tem a lógica invertida, isto é acende o LED quando o nivel de agua está alto e apaga-o quando o nivel baixa.
Isto é o contrario do que se deseja.
Por outro lado o transistor 2N4403 tem um ganho de de corrente demasiado baixo para a resistividade prevista para a agua (MOhms) pelo que um Darlington seria mais adequado.
Um abraço
no Google deu-me isto :
https://www.google.pt/search?q=Darlingt ... CAcQ_AUoAg
-
- Velha Guarda
então neste esquema deixa-se de usar o tal PNP e usa-se um MOSFET P IRF4905...? de resto nada se altera , certo ?jorgemiguel4 Escreveu:Tens toda a razão, já devia estar meio a dormir quando fiz isso.
-
- Velha Guarda
Podes usar na mesma o transístor, eu usei um MOSFET porque não tinha mais nada em casa. Se quiseres podes usar um destes também mas é um bocado overkill para ligar um LED.
-
- Velha Guarda
este esquema é muito semelhante ao anterior , neste ultimo os 12v vão ao deposito ( embora eu ficasse mais seguro se fosse ao deposito o negativo )...
ele só acende o led se faltar a agua certo ?
ele só acende o led se faltar a agua certo ?
-
- Velha Guarda
Podes tornar isso seguro metendo uma resistencia de 10k em entre os 12v e o vaso da agua. Ou então trocas o transístor por um NPN e invertes as ligações...
-
- Velha Guarda
amigo , esta sua solução , só acende o led se faltar a agua certo ?jorgemiguel4 Escreveu:Podes tornar isso seguro metendo uma resistencia de 10k em entre os 12v e o vaso da agua. Ou então trocas o transístor por um NPN e invertes as ligações...
obrigado