Descarregadores de sobretensão

Responder
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 22 nov 2008, 17:12

Descarregadores de sobretensão

Mensagem por Pedro Oliveira »

Bom dia,

Recentemente verifiquei uma instalação em que tem descarregadores de sobretensão tanto no PT como nos quadros gerais de entrada, como ainda em quadros parciais.

Em instalações como esta, em zonas rurais, é mesmo proveitoso usar tanto descarregador de sobretensão?

Muito Obrigado,
Pedro Oliveira
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Re: Descarregadores de sobretensão

Mensagem por BLima »

Sim, se for uma zona propícia a haver descargas de relâmpagos. Pode ter havido algum excesso de zelo do projetista, mas tb pode ter havido algum historial com danos provocados a Q.E..
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Deve de efetuar uma Análise de Risco, de acordo com o indicado nas normas IEC 62305-1/-2/-3/-4.

Pedro Oliveira Escreveu:Bom dia,

Recentemente verifiquei uma instalação em que tem descarregadores de sobretensão tanto no PT como nos quadros gerais de entrada, como ainda em quadros parciais.

Em instalações como esta, em zonas rurais, é mesmo proveitoso usar tanto descarregador de sobretensão?

Muito Obrigado,
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 22 nov 2008, 17:12

Mensagem por Pedro Oliveira »

Muito Obrigado,
Pedro
jpto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 fev 2008, 10:42

Mensagem por jpto »

Não é de esquecer que a EDP tem mais falhas nas zonas rurais.Deve-se a distâncias entre PT e clientes e também pela energia passar no meio de vegetação que têm problemas nomeadamente com ventos.
blackcorsa
Curioso
Curioso
Registado: 27 mar 2015, 23:06

Mensagem por blackcorsa »

Em zonas rurais é mais proprício a haver perturbaçoes na distribuição, mas tambem a andar a semear descarregadores de sobretensão por tudo quanto é lado.......estes aparelhos não têm nada de barato.
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Claro que não fica barato e o bom senso (e avalaviações técnicas) deve ser tido em conta, mas no compto geral sempre ficará mais barato caso a instalação venha a sofrer danos motivados por uma descarga atmosférica.
blackcorsa
Curioso
Curioso

Custos...Avaliação tecnica....sei lá, eu ja vi tanta coisa....

Tenho um descarregador de sobretenção no quadro de casa (100€), mas como comprei uma smart tv (500€), coloquei outro descarregador no quadro da sala que alimenta a tv( +100€), mas como gosto mesmo da tv decidi por um descarregador só para a tv (+100€)
Não será excesso de zelo? ou estes supostos e imaginarios valores fazem toda a diferença? e sou eu a escrever porque não tenho de pagar a ninguem para alpicar os aparelhos ;)
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

blackcorsa Escreveu:Custos...Avaliação tecnica....sei lá, eu ja vi tanta coisa....

Tenho um descarregador de sobretenção no quadro de casa (100€), mas como comprei uma smart tv (500€), coloquei outro descarregador no quadro da sala que alimenta a tv( +100€), mas como gosto mesmo da tv decidi por um descarregador só para a tv (+100€)
Não será excesso de zelo? ou estes supostos e imaginarios valores fazem toda a diferença? e sou eu a escrever porque não tenho de pagar a ninguem para alpicar os aparelhos ;)
Sim, mais não é de mais. E definitivamente, fica mais bem protegido se fizer dessa forma, mas deve instalar o da televisão que colocou dedicado, mesmo junto a ela, porque pelo texto parece que ficou no quadro (no fundo percebi que ficaram no quadro da sala dois descarregadores de tensão, um para o quadro em si e outro só para o circuito da tv)
blackcorsa
Curioso
Curioso

nelmindo, eu estava a tentar dar um exemplo ;)
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

blackcorsa Escreveu:nelmindo, eu estava a tentar dar um exemplo ;)
Não reparei. Estava cheio de sono...

E não, não é excesso de zelo. Ponha nesta perspetiva (já que as coisas não funcionam por excesso de zelo...), é preciso fazer uma análise de risco e agir em conformidade. Existem muitos bons exemplos na Net e esse é um deles que costuma aparecer.
blackcorsa
Curioso
Curioso

É para isso que serve o forum penso eu, tirar duvidas, debater ideias e mudar mentalidades.
Quando começei a trabalhar o director na entrevista disse-me o seguinte e nunca mais me esqueci."o electrico é como um desarmador de bombas, por vezes só se erra uma vez".
Por isso tambem tenho na ideia a segurança, para nós e para os equipamentos.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”