Estado solido ou...???

Responder
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 29 out 2011, 18:08
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Estado solido ou...???

Mensagem por maceira.87 »

Boa noite pessoal,
Onde eu "sofro" (normalmente as pessoas dizem..onde "trabalho" :lol: ) é em uma empresa que esta na area da transformaçao de materias primas, mais propriamente plastico. Lá temos Extrusão, Injecção, e Injecçao-Insuflação.
Andava eu durante a minha noite de trabalho (atençao...não sou padeiro :lol: esta semana, é semana de turno á noite ) no inicio desta semana.
Quando me apercebi que tinha um contactor de um termoregulador (aparelho utilizado para aquecer os moldes....basicamente...motor---caldeira com resistencias---controlador de temperatura.) na sucata....quando se adquiriu aqueles aparelhos, pensei logo que seria das primeiras coisas a dar o "berro"...bem dito bem certo...tenho dois contactores...1 para motor, o outro para as resistencias....ora estão a ver o filme...temperatura está baixa, atraca contactor....agora esta na temperatura, desatraca... agora dias...e semanas nisto. Contactos foram á vida...As resistencias são alimentadas pelas 3 fases (Penso que estejam internamente ligadas em Y, pois não tem especto de outra coisa). Na minha ideia os aparelhos para serem mais acessíveis veem assim de origem..mas como penso que não é boa prática utilizar um contactor, rele etc... que contenha contactos moveis que, de 30s a 30s muda o estado....Pensei em alterar os parametros do controlador para ter um range maior, mas ha moldes que necessitam de ter a temperatura constante.
Não tenho valores, porque ainda não vi, mas penso que passe la uma boa intensidade.
Agora depois desta lenga lenga toda....Pensei em reles de estado solido...Mas os que conheço são todos alimentados em DC, haverá alguns alimentados a AC? Porque se não teria de por uma fonte. E teria de pôr um por fase, ou há reles de estado solido com mais que um contacto?
Não pesquisei ainda nada sobre este assunto...não por ser mandrião, mas por agora estar com pouco tempo. Mas não estou virado apenas para os reles de estado solido, estou humildemente aberto a sugestoes pessoal. O que sugeriam?....Um fosforo naquilo tudo, não era :twisted: :lol: :lol: :lol:
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: Estado solido ou...???

Mensagem por nelmindo »

a cruzet tem uns contactores de estado sólido que substituem os contatores da telemec tamanho 09, mantendo o relé térmico que estiver instalado!
Para o seu caso podem servir.
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

nelmindo Escreveu:a cruzet tem uns contactores de estado sólido que substituem os contatores da telemec tamanho 09, mantendo o relé térmico que estiver instalado!
Tenho de ir pesquisar isso então! Mas naquele caso não tenho termico...mas dá para acoplar um termico se necessário?!! :shock: e em relação ao tamanho 09.....os contactores também de caracterização pelo seus tamanho?! :?:
Muito obrigado
Cumprimentos
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
maceira.87 Escreveu:
nelmindo Escreveu:a cruzet tem uns contactores de estado sólido que substituem os contatores da telemec tamanho 09, mantendo o relé térmico que estiver instalado!
Tenho de ir pesquisar isso então! Mas naquele caso não tenho termico...mas dá para acoplar um termico se necessário?!! :shock: e em relação ao tamanho 09.....os contactores também de caracterização pelo seus tamanho?! :?:
Muito obrigado
Cumprimentos
O teu sistema de controlo é muito antigo "ou arcaico" se queres temperatura constante é com variação de tensão dos controladores. Tens que ter atenção que ao fazer "sacos", a humidade e temperatura no momento têm influência, no produto final, mas isto já deves de saber.
Usa fusíveis "ultra rápidos" na protecção do controlador.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

maceira.87 Escreveu:
Muito obrigado
Cumprimentos
Sim dá para instalar relés térmicos.
compatibiliade.jpg
compatibiliade.jpg (36.2 KiB) Visto 405 vezes
Até contactos auxiliares estáticos tem e em AC! Eu enganei-me foi na marca, não é cruzet, mas sim crydom. Eles até têm uma versão que permite fazer a inversão de marcha com o mesmo "contactor":
crydom_DRC3R.jpg
crydom_DRC3R.jpg (63.73 KiB) Visto 405 vezes
Os fabricantes fazem contactores para comandar cargas. Como elas não costumam ser todas iguais, tentam produzir para as mais utilizadas e fazem por escalões, de modo a abranger um grande leque. Quanto maior a potencia a comandar, maior em tamanho é o contactor. Na referência dos mesmo, às vezes a diferença é 1 ou mais dígitos ou uma ou mais letras, ou até uma combinação de dígitos e letras. Umas vezes fazem sequência, outras tipo nºs ímpares, 1,3, 5, 7... Por essa razão é que às vezes o pessoal, chega-me o tamanho a seguir... Se consultar o catálogo da schneider verá que o tamanho 09 é um determinado contactor.
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

nelmindo Escreveu:
maceira.87 Escreveu:
Muito obrigado
Cumprimentos
Sim dá para instalar relés térmicos.
compatibiliade.jpg
Até contactos auxiliares estáticos tem e em AC! Eu enganei-me foi na marca, não é cruzet, mas sim crydom. Eles até têm uma versão que permite fazer a inversão de marcha com o mesmo "contactor":
crydom_DRC3R.jpg
Os fabricantes fazem contactores para comandar cargas. Como elas não costumam ser todas iguais, tentam produzir para as mais utilizadas e fazem por escalões, de modo a abranger um grande leque. Quanto maior a potencia a comandar, maior em tamanho é o contactor. Na referência dos mesmo, às vezes a diferença é 1 ou mais dígitos ou uma ou mais letras, ou até uma combinação de dígitos e letras. Umas vezes fazem sequência, outras tipo nºs ímpares, 1,3, 5, 7... Por essa razão é que às vezes o pessoal, chega-me o tamanho a seguir... Se consultar o catálogo da schneider verá que o tamanho 09 é um determinado contactor.
BRUTAL :o Desconhecia por completo este componente. :shock: Muito obrigado parceiro nelmindo! :mrgreen: Mais uma coisa que aprendi...Uma por dia ao fim do ano são 365 coisas que se aprende....e passado esse tempo, continuamos ignorantes e com mais duvidas á mesma! :?
Parceiro nelmindo....(pronto lá vem a curiosidade a falar mais alto) Esses utilizam 2 tiristors inversamente em paralelo para cada fase / contacto....Porque não utilizar apenas um triac? Só pergunto porque, pode haver alguma razão que desconheça, só por isso.. porque estou lhe muito agradecido!!
Cumprimentos e muito obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Um triac, é o mesmo que duas scr contrapolarizadas, e com as gates ligadas ao mesmo dispositivo de "disparo".
Usar um triac poder sair mais caro, porque não é tão vulgar como dois SCR. Também acredito que dois componentes dissipam melhor o calor, do que um só do mesmo tamanho...

http://pt.wikipedia.org/wiki/TRIAC
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu:Boas
maceira.87 Escreveu:
Muito obrigado
Cumprimentos
O teu sistema de controlo é muito antigo "ou arcaico" se queres temperatura constante é com variação de tensão dos controladores. Tens que ter atenção que ao fazer "sacos", a humidade e temperatura no momento têm influência, no produto final, mas isto já deves de saber.
Usa fusíveis "ultra rápidos" na protecção do controlador.

Cump.
Mário
Boa noite,
Parceiro Mario....agora afendeu-me...SACOS :shock: .....Recipientes para a industria farmaceutica e dispositivos medicos, sim?!! :lol: :lol: :lol: :lol:
Tou só a "entrar" consigo ;)
Agora coisas sérias... Sim tem toda a razão, até o raio da temperatura ambiente influencia o danado do plastico aquando a sua transformação.
Mas os termos tem controladores uns Omron E5EN (que se porta muito bem...grande estabilidade..deixo ai uma imagem) mas o problema no meu ponto de vista, é que tenho contactores para a alimentação das resistencias. Tenho um controlador porreiro, que me comanda um contactor...
Fusiveis "ultra rápidos"?! :shock: que tipo são parceiro Mário? Para ir dar uma vista de olhos nisso..
Muito obrigado
Cumprimentos
Anexos
contro.jpg
contro.jpg (8.16 KiB) Visto 392 vezes
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas

Vai ver (CONTROLADOR DE CÂMARA QUENTE Modelo CCQ)
https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... 1159,d.d24

O que funciona bem é com regulação de tensão para as resistências (mantém a temperatura constante)
Os fusiveis rápidos são "Fusível SITOR (Silized)"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

nelmindo Escreveu:Um triac, é o mesmo que duas scr contrapolarizadas, e com as gates ligadas ao mesmo dispositivo de "disparo".
Usar um triac poder sair mais caro, porque não é tão vulgar como dois SCR. Também acredito que dois componentes dissipam melhor o calor, do que um só do mesmo tamanho...

http://pt.wikipedia.org/wiki/TRIAC
Muito obrigado pelo esclarecimento Parceiro Nelmindo :mrgreen:
Cumprimentos
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu:Boas

Vai ver (CONTROLADOR DE CÂMARA QUENTE Modelo CCQ)
https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... 1159,d.d24

O que funciona bem é com regulação de tensão para as resistências (mantém a temperatura constante)
Os fusiveis rápidos são "Fusível SITOR (Silized)"

Cump.
Mário
Élá.. :shock: .Também estão aqui umas coisinhas bem engraçadas :mrgreen:
Muito obrigado parceiro Mário!
Cumprimentos
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”