Ligação de 'Dimmer' a três interruptores, ajuda.

Responder
Morcegolas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 jan 2012, 16:12

Ligação de 'Dimmer' a três interruptores, ajuda.

Mensagem por Morcegolas »

Boas pessoal, estou a construir o meu projecto de domotica na tecnologia z-wave com o Domoticz. Agora que consegui ligar os estores gostava de aprender a ligar o 'dimmer' da fibaro nalguns pontos da casa, mas como era de esperar não podia ser do mais simples que existe, os dois locais mais importantes tem 3 interruptores cada para ligar o conjunto de luzes.

Eu já desmontei o interruptores para ver que tipo de interruptores são, não tenho conhecimentos nenhuns de electricidade por isso venho pedir a vossa ajuda, para isso anexo duas imagens, uma com o esquema de ligação do 'dimmer' da fibaro e outra com os três interruptores referentes a um conjunto de lâmpadas.

- Na 1ª linha temos um interruptor visto por cima e por baixo;
- O interruptor da segunda linha para alem de controlar o conjunto de luzes que quero ( que são os fios da parte esquerda do interruptor que em cima tem preto/preto/castanho e em baixo so tem um preto;
- E na 3ª linha temos o ultimo interruptor que a referencia é efapel 21051 que pelo que percebi é um verso de grupo.

É possível implementar este 'dimmer'? Possível deve ser, pode é ser areia a mais para o meu camião ;)

Obrigado
Anexos
Esquema de Ligação
Esquema de Ligação
FGD211.jpg (64.23 KiB) Visto 449 vezes
Interruptores
Interruptores
Morcegolas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 jan 2012, 16:12

Re: Ligação de 'Dimmer' a três interruptores, ajuda.

Mensagem por Morcegolas »

Já consegui fazer esta ligação, podem remover ou fechar o tópico.

Obrigado. ;)
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”