Controlo de iluminação (Int. horário e botoneira)

Responder
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Controlo de iluminação (Int. horário e botoneira)

Mensagem por ngp »

Bom dia!
O tópico que abri causou muita discussão e levou-me a procurar perceber o que estava a fazer de errado nos esquemas unifilares de quadros...
Em anexo coloco o que considero ser um circuito que é controlado por um interruptor horário para ligação da iluminação exterior. Está correcto assim certo?
Imaginem que quero ter um quadro de comando da iluminação, onde tenha umas botoneiras para ligar a iluminação, em vez de ter o interruptor horário no outro quadro. O esquema anterior continua correcto certo? A única diferença é que terei de no esquema unifilar do quadro de comando de representar a botoneira que está a comandar o contactor respectivo certo?
Anexos
ilum..pdf
(3.91 KiB) Transferido 155 vezes
Quadrista
Curioso
Curioso
Registado: 05 mar 2015, 12:04
Been thanked: 7 times

Re: Controlo de iluminação (Int. horário e botoneira)

Mensagem por Quadrista »

Boas

A botoneira terá que ser de encravamento.

Cpts
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

é um pouco difícil tratar disto desta maneira, mas...

Com o devido respeito, você deve ter faltado a muitas aulas, porque apresenta esquemas que demonstram estar completamente a leste do assunto, está a necessitar de procurar é de pegar nos livros e, eu diria, relê-los, porque não é fazendo esporadicamente, aqui no forum, uma pergunta ou outra que vai conseguir chegar lá.

Já agora um pouco de humildade também ajudava, em vez de vir com comentários do tipo "O tópico que abri causou muita discussão".

Por fim, será melhor descrever o que representou no esquema para que alguém o possa ajudar.

Não leve a mal, mas a vida é muito difícil, noutros tempos ninguém perderia tempo a ensinar o parceiro do lado, o que não acontece aqui no forum.

Ohmico
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

ohmico Escreveu:Boas,

é um pouco difícil tratar disto desta maneira, mas...

Com o devido respeito, você deve ter faltado a muitas aulas, porque apresenta esquemas que demonstram estar completamente a leste do assunto, está a necessitar de procurar é de pegar nos livros e, eu diria, relê-los, porque não é fazendo esporadicamente, aqui no forum, uma pergunta ou outra que vai conseguir chegar lá.

Já agora um pouco de humildade também ajudava, em vez de vir com comentários do tipo "O tópico que abri causou muita discussão".

Por fim, será melhor descrever o que representou no esquema para que alguém o possa ajudar.

Não leve a mal, mas a vida é muito difícil, noutros tempos ninguém perderia tempo a ensinar o parceiro do lado, o que não acontece aqui no forum.

Ohmico
não percebo o que possa estar mal no meu esquema...um circuito protegido por um disjuntor de 10A e que é comando por um relógio. O contactor "recebe" o contacto do relógio que alimenta mais circuitos no quadro...
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Bem, realmente parece estar a haver muita discussão sobre assuntos muito simples. Por isso, proponho que sejamos aqui todos honestos e directos uns com os outros.
Vamos por partes.
O colega ohmico tem razão nos reparos que fez. Colega ngp, seja sincero connosco...você não tem formação em engenharia electrotécnica, pois não? Isso não tem mal nenhum. Ninguém o vai desrespeitar ou respeitar menos por isso. Agora muito honestamente, aquilo que você mostra de conhecimentos, está bem abaixo daquilo que diz ter. Será preferível assumir a verdade de uma vez por todas.
Quanto ao esquema, aquilo mais parece uma obra de arte abstracta do que um comando de iluminação temporizado.
Dê uma espreitadela neste link, na página 6 figura 3. Substituindo o contactor K1 por uma lâmpada, terá aquilo que pretende. Ou poderá usar o contactor na mesma, e comandar a iluminação em vez da resistência. Agora diga lá se tem alguma coisa a ver com o que apresentou. Este esquema não tem a parte de protecção.
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

Acredito que esteja abaixo dos conhecimentos de muitos membros daqui, mas penso que o que fiz não está assim tão longe, digo eu...
O que enviei foi apenas uma pequena parte, em anexo agora vai mais completo... Isto assim não funciona?
Trata-se de iluminação exterior a ligar através de interruptor horário. Continua mal?
Anexos
quadro.pdf
(21.04 KiB) Transferido 193 vezes
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

ngp Escreveu:Acredito que esteja abaixo dos conhecimentos de muitos membros daqui, mas penso que o que fiz não está assim tão longe, digo eu...
O que enviei foi apenas uma pequena parte, em anexo agora vai mais completo... Isto assim não funciona?
Trata-se de iluminação exterior a ligar através de interruptor horário. Continua mal?

Boas,

por mim já percebi, é verdade sempre houve quem fizesse projectos desta maneira.

Mas sejamos sérios, você consegue vêr que o que desenhou funciona? boa imaginação.

Eu na minha ignorância não consigo ver no seu desenho, como é que aquilo possa funcionar.

Para além de dizê-lo é necessário representá-lo e isso não está lá.

Ohmico
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

ohmico Escreveu:
ngp Escreveu:Acredito que esteja abaixo dos conhecimentos de muitos membros daqui, mas penso que o que fiz não está assim tão longe, digo eu...

Boas,

por mim já percebi, é verdade sempre houve quem fizesse projectos desta maneira.

Mas sejamos sérios, você consegue vêr que o que desenhou funciona? boa imaginação.

Eu na minha ignorância não consigo ver no seu desenho, como é que aquilo possa funcionar.

Para além de dizê-lo é necessário representá-lo e isso não está lá.

Ohmico
Então porque???
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Por aquilo que vi desenhado no 2º esquema, percebo que aparentemente, existe um interruptpr
para ligar o circuito de iluminação respectivo, fora do controlo horário; o que me parece a mais é
a linha entre os dois orgãos de comando, contactor e interruptor, em cada circuito...Essa representação neutraliza os dois dispositivos
E era assim que o colega ngp deveria ter desenhado no outro tópico, sem os contactores, mesmo tendo o disjuntor tripolar....
Cps
A. Castro
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Desculpem-me pela linguagem, mas tenho de dizer que já vi muita cagada de projecto, mas assim é novidade. Pelo menos para mim.
Aliás, acho uma ofensa chamar projecto aquilo. Temos aqui um colega que é projectista, salvo erro é o joaoosvaldo, que poderá dar a sua opinião sobre isto.
O que eu vejo ali é um curto-circuito ou shunt aos interruptores, o que anula por completo qualquer utilidade que possam ter. Quem desenhou aquilo, claramente não sabe o que está a fazer. E espero que não tenha sido o ngp.
Assuma de uma vez que não tem formação em engenharia electrotécnica. Não considero aqui ninguém superior a ninguém, mas vir para aqui mentir é uma ofensa a todos.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

rainbow Escreveu: O que eu vejo ali é um curto-circuito ou shunt aos interruptores, o que anula por completo qualquer utilidade que possam ter. Quem desenhou aquilo, claramente não sabe o que está a fazer. E espero que não tenha sido o ngp.
Assuma de uma vez que não tem formação em engenharia electrotécnica. Não considero aqui ninguém superior a ninguém, mas vir para aqui mentir é uma ofensa a todos.
Concordo com o "rainbow".
Os circuitos de iluminação exterior 1 a 3 têm um shunt quer ao interruptor (comando manual) quer ao contacto do contactor (comando automático).
Aquela linha com os condutores Fase+Neutro+Terra entre o Interruptor e o Contactor deve desaparecer.
Depois não percebo para que é a fonte de 230/24V. Existem contactores de 230V!
Por último o circuito de iluminação exterior tem marcado 2.3kW. Se o cos fi for de 0,9, a corrente de serviço é superior a 10A. Reduza a carga.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Responder

Voltar para “Dúvidas”