Disjuntor tripolar com botoneira luminosa
Re: Disjuntor tripolar com botoneira luminosa
Obrigadorainbow Escreveu:Boa noite.
Parece estar bem assim.

-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
não está nada bem!!
Então, um terço do esquema está em representação unifilar, outro terço em multifila, e no último terço volta a unifilar.
Ohmico
não está nada bem!!
Então, um terço do esquema está em representação unifilar, outro terço em multifila, e no último terço volta a unifilar.
Ohmico
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
Na minha humilde opinião, acho que este diagrama não está bem; pior ainda se se tratar de disjuntor tripolar com 3 fases...
Cps
A. Castro
Na minha humilde opinião, acho que este diagrama não está bem; pior ainda se se tratar de disjuntor tripolar com 3 fases...
Cps
A. Castro
ngp Escreveu:Peço desculpa voltar ao assunto, a verdade é que já percebi o funcionamento teórico que era como estava a pensar...
Mas esquematicamente não sei como vou representar, nunca o fiz... Vou colocar apenas interruptores a comandar os circuitos, na mesma óptica falada antes, ou seja, um disjuntor tripolar mas tendo 3 interruptores que comandam cada um, cada uma das fases... O esquema em anexo é o correcto?
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.
Epah, vocês não baralhem o homem
.
Mas expliquem lá o que na vossa opinião não está correcto. Pode ter-me escapado algum pormenor.
Epah, vocês não baralhem o homem

Mas expliquem lá o que na vossa opinião não está correcto. Pode ter-me escapado algum pormenor.
-
- Técnico Dedicado
Vivam.
Colega Rainbow, basta comparar as duas versões que o homem fez: na primeira teria 3 circuitos de iluminação cada um numa fase; o que não
estava bem eram os botões de pressão inseridos no circuito de potência e o justme corrigiu....
Nesta versão só temos um circuito de iluminação alimentado por 3 fases... Acho que se ele fizer isto vai dar faísca, não nos candeeiros mas no quadro electrico.
Cps
A. Castro
Colega Rainbow, basta comparar as duas versões que o homem fez: na primeira teria 3 circuitos de iluminação cada um numa fase; o que não
estava bem eram os botões de pressão inseridos no circuito de potência e o justme corrigiu....
Nesta versão só temos um circuito de iluminação alimentado por 3 fases... Acho que se ele fizer isto vai dar faísca, não nos candeeiros mas no quadro electrico.
Cps
A. Castro
-
- Velha Guarda
Boa tarde.
Eu já tinha dito que não era a melhor opção usar um disjuntor tripolar nesta situação, pelos motivos já mencionados por outros colegas. No entanto, aquilo vai funcionar.
Depois da protecção tem os interruptores que também me parecem bem.
A primeira versão estava uma trapalhada, mas esta versão está minimamente bem.
Quadro ---> Protecção dos 3 circuitos (1 disjuntor tripolar) ---> Comando individual dos circuitos (3 interruptores) ---> Cabo XV5G1,5.
Eu não faria assim, principalmente no que diz respeito ao cabo porque o neutro vai levar com as correntes das 3 fases, mas em termos de funcionamento acho que não tem problema.
Eu já tinha dito que não era a melhor opção usar um disjuntor tripolar nesta situação, pelos motivos já mencionados por outros colegas. No entanto, aquilo vai funcionar.
Depois da protecção tem os interruptores que também me parecem bem.
A primeira versão estava uma trapalhada, mas esta versão está minimamente bem.
Quadro ---> Protecção dos 3 circuitos (1 disjuntor tripolar) ---> Comando individual dos circuitos (3 interruptores) ---> Cabo XV5G1,5.
Eu não faria assim, principalmente no que diz respeito ao cabo porque o neutro vai levar com as correntes das 3 fases, mas em termos de funcionamento acho que não tem problema.
-
- Técnico Dedicado
Vivam.
E quantos circuitos de iluminação o Sr vê?
Eu só vejo um, alimentado pelo disjuntor tripolar, ou seja, se for a mesma fase, menos mal mas se for trifásico!...
Cps
A. Castro
E quantos circuitos de iluminação o Sr vê?
Eu só vejo um, alimentado pelo disjuntor tripolar, ou seja, se for a mesma fase, menos mal mas se for trifásico!...
Cps
A. Castro
-
- Velha Guarda
Boa noite.
Colega CF lda. , não é bem isso que o ngp desenhou. Eu sei que o esquema dele não está representado da melhor maneira, mas aquilo são mesmo 3 circuitos de iluminação. A confusão ali vem do facto de estar a ser usado cabo 5G1,5 para os 3 circuitos.
Depois dos interruptores, vai ligar no cabo, que é só 1. Acho que é isso que ele pretendia representar (espero eu que seja). Deveriam ser 3 cabos de 3G1,5.
E acho que aquela bolinha com um traço é um borne e não uma lâmpada.
Colega CF lda. , não é bem isso que o ngp desenhou. Eu sei que o esquema dele não está representado da melhor maneira, mas aquilo são mesmo 3 circuitos de iluminação. A confusão ali vem do facto de estar a ser usado cabo 5G1,5 para os 3 circuitos.
Depois dos interruptores, vai ligar no cabo, que é só 1. Acho que é isso que ele pretendia representar (espero eu que seja). Deveriam ser 3 cabos de 3G1,5.
-
- Técnico Dedicado
Viva.
Tem razão, sim sr. Depois do seu alerta fui ler com mais atenção e efectivamente o cabo, à saída para a iluminação é 5G1.5...
Lamento não ter visto com mais atenção. As minhas desculpas por isso.
Cps
A. Castro
Tem razão, sim sr. Depois do seu alerta fui ler com mais atenção e efectivamente o cabo, à saída para a iluminação é 5G1.5...
Lamento não ter visto com mais atenção. As minhas desculpas por isso.
Cps
A. Castro
Só vi estas mensagens agora...rainbow Escreveu:Boa noite.
Mas rainbow, poderia indicar-me como representava esta situação?
-
- Velha Guarda
Boa noite.
Faria igual, mas na parte de baixo do esquema, não colocaria o traço horizontal. Como deve ter percebido, houve quem entendesse aquilo como um barramento. Deveria ter dividido em 3 circuitos ou saídas.
Também não colocaria o borne porque presumo que não se vá ligar a um.
E não usaria cabo 5G1,5 porque o neutro vai suportar as correntes das 3 fases, mas sim 3 cabos de 3G1,5 (assumindo que os aparelhos de iluminação têm ligação à terra).
E como um colega já tinha dito anteriormente, usaria 3 disjuntores unipolares em vez de 1 tripolar.
Faria igual, mas na parte de baixo do esquema, não colocaria o traço horizontal. Como deve ter percebido, houve quem entendesse aquilo como um barramento. Deveria ter dividido em 3 circuitos ou saídas.
Também não colocaria o borne porque presumo que não se vá ligar a um.
E não usaria cabo 5G1,5 porque o neutro vai suportar as correntes das 3 fases, mas sim 3 cabos de 3G1,5 (assumindo que os aparelhos de iluminação têm ligação à terra).
E como um colega já tinha dito anteriormente, usaria 3 disjuntores unipolares em vez de 1 tripolar.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
vai p'raqui uma cegada que valha-me Nª Senhora...
Pelo que se percebe, ele só tem um circuito de iluminação exterior em cabo 5G1,5mm2, portanto três fases + N + T e só pretende intercalar no circuito um interruptor por fase para comandar esta iluminação da maneira que entender.
A única coisa que está mal representada são os interruptores que, tal como o disjuntor está, deviam também ter representação unipolar e referenciada com (3x1x25A).
Moral da "coisa" ou representa tudo em unifilar ou em multifilar, não faz misturas.
Já agora... ria-se lá à vontade.
Ohmico
Pelo que se percebe, ele só tem um circuito de iluminação exterior em cabo 5G1,5mm2, portanto três fases + N + T e só pretende intercalar no circuito um interruptor por fase para comandar esta iluminação da maneira que entender.
A única coisa que está mal representada são os interruptores que, tal como o disjuntor está, deviam também ter representação unipolar e referenciada com (3x1x25A).
Moral da "coisa" ou representa tudo em unifilar ou em multifilar, não faz misturas.
Ohmico
-
- Velha Guarda
Boa tarde.ohmico Escreveu:Boas,
Ohmico
Presumo que o colega ohmico tenha visto o último esquema enviado pelo ngp. Ele diz que quer ter 3 circuitos, logo serão 3 circuitos. Pelo que entendi, ele quer utilizar um disjuntor tripolar e três interruptores unipolares. Nesse caso, a única coisa que estaria mal representada seria a única saída ou circuito. E deveriam ser 3 circuitos. Mas de resto, parece-me bem.
E o esquema está em unifilar. Não vi ali nenhuma representação multifilar.