Disjuntor tripolar com botoneira luminosa
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Disjuntor tripolar com botoneira luminosa
Boa tarde.
Então vamos lá ver se eu entendo.
Aquilo é a parte de comando ou de potência?
O que chama de "interruptor" do telerruptor é a bobine ou é o contacto seco ou auxiliar?
Por botoneira, entende-se um mecanismo similar a botão de pressão, com retorno mecânico automático à posição de repouso? E porquê luminosa?
E já agora outra coisa colega ngp, não me leve a mal o reparo....você tem 400 e tal mensagens aqui, tem escrito no seu perfil que é engenheiro electrotécnico, e.....coloca uma questão destas?'??
Amigo, o disjuntor só faz a protecção do circuito. Não faz (ou pelo menos não deve fazer) o comando desse mesmo circuito. Você pergunta se é possivel ter um comando de 3 circuitos de iluminação, com 3 telerruptores e 3 botoneiras (atenção que eu aqui estou a chamar as coisas pelos nomes correctos), cada um individualmente. E a resposta é sim. Nem percebo qual é o problema nisso.
E depois quer saber se a protecção dos 3 circuitos se pode fazer com um disjuntor tripolar. A resposta é sim, se bem que não é aconselhável, como já foi dito por outro colega.
O que chama de "interruptor" do telerruptor é a bobine ou é o contacto seco ou auxiliar?
Por botoneira, entende-se um mecanismo similar a botão de pressão, com retorno mecânico automático à posição de repouso? E porquê luminosa?
E já agora outra coisa colega ngp, não me leve a mal o reparo....você tem 400 e tal mensagens aqui, tem escrito no seu perfil que é engenheiro electrotécnico, e.....coloca uma questão destas?'??
Amigo, o disjuntor só faz a protecção do circuito. Não faz (ou pelo menos não deve fazer) o comando desse mesmo circuito. Você pergunta se é possivel ter um comando de 3 circuitos de iluminação, com 3 telerruptores e 3 botoneiras (atenção que eu aqui estou a chamar as coisas pelos nomes correctos), cada um individualmente. E a resposta é sim. Nem percebo qual é o problema nisso.
E depois quer saber se a protecção dos 3 circuitos se pode fazer com um disjuntor tripolar. A resposta é sim, se bem que não é aconselhável, como já foi dito por outro colega.
Caro colega, quando não se "mexe na massa" por vezes esquecem-se coisas e têm-se dúvidas.rainbow Escreveu:Boa tarde.
Eu sei que o disjuntor faz protecção e não deveria ser de comando, mas neste caso está com esta funcionalidade ( que eu não concordo) e que por isso quero alterar...
O que pretendo é que para evitar isto, se coloque 3 botoneiras para accionamento da iluminação e para isso caso não me falhe a memória, será necessário um telerruptor, ou seja, o retorno mecânico automático certo?
A minha dúvida e se consigo à saída do disjuntor trifásico tirar as 3 fases, para que cada uma delas ligue ao tal telerruptor... Estou enganado em algo?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
vamos lá a ver o que tem no desenho que nos enviou:
1- Tem um circuito monofásico 1x10A e não um trifásico.
2 - Tem três telerruptores a comandar a mesma fase para três circuitos alimentados com cabos 5x2,5mm2.
3- Ora isto não é nada do que diz no texto.
4- O que pretende é possível sim, como se não estou em erro, terá já dito o Mário.
5- Pergunto eu..., porque é que tem de instalar telerruptores e não simplifica instalando interruptores modulares no quadro? podendo até instalar um por fase e depois liga os circuitos que lhe apetecer.
Ohmico
vamos lá a ver o que tem no desenho que nos enviou:
1- Tem um circuito monofásico 1x10A e não um trifásico.
2 - Tem três telerruptores a comandar a mesma fase para três circuitos alimentados com cabos 5x2,5mm2.
3- Ora isto não é nada do que diz no texto.
4- O que pretende é possível sim, como se não estou em erro, terá já dito o Mário.
5- Pergunto eu..., porque é que tem de instalar telerruptores e não simplifica instalando interruptores modulares no quadro? podendo até instalar um por fase e depois liga os circuitos que lhe apetecer.
Ohmico
-
- Velha Guarda
Você está a brincar, não está? É que de momento não me ocorre outra explicação. Ou então, já faz mesmo muuuuuuuuuuuuito tempo que não mete as mãos na massa. Tipo muito tempo mesmo. Tipo nunca.ngp Escreveu:... será necessário um telerruptor, ou seja, o retorno mecânico automático certo?
Colega, uma botoneira, pelo menos aquilo que eu chamo de botoneira, é semelhante no funcionamento a um botão de pressão. Ou seja, tem uma posição estável, a chamada posição de repouso. Após carregar no botão com o dedo, e de seguida tirar o dedo, o botão ou botoneira retorna à posição de repouso. Ou seja, faz um retorno mecânico automaticamente atravès de uma mola à posição de repouso.
O que é que isto tem a ver com telerruptor??? ------> Nada ou zero.
Você se pesquisar no google por "esquema telerruptor" encontra esquemas básicos para fazer o que pretende. Resumindo, o telerruptor tem uma bobine, que vai ser comandada por uma botoneira, que por sua vez acciona a parte electromecânica, que vai comutar um contacto seco, contacto esse que vai comandar a iluminação. Você no esquema que apresentou tem ali uma trapalhada pegada.
Outro pormenor...eu sei que isto é um erro comum, mas os disjuntores classificam-se pelo número de pólos (ou par de pólos para ser exacto), e não pelas fases. Noutras palavras, diz-se que um disjuntor é tripolar, e não trifásico. Ou unipolar, bipolar, tripolar, tetrapolar.
Mas como o colega ohmico disse e bem, você pode colocar um simples interruptor modular no quadro. Não precisa de colocar telerruptores. Até porque só se costuma utilizar telerruptores para comando à distância e em múltiplos locais.
-
- Velha Guarda
- Registado: 29 out 2011, 18:08
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Boa noite,
Parceiro rainbow concordo com tudo o que disse, mas acho o amigo ngp não quer fazer o comando através do disjuntor tripolar, ele quer aproveitar cada fase para um telerruptor e por sua vez comandar o telerruptor atraves de 3 botoes de pressão. Ou seja 3 fases, 3 telerruptores, 9 botoes de pressão, a sua protecção é que acho que poderia substituir o tripolar por 3 unipolares, o espaço que ocupava e igual e ficava com tudo mais seccionado.
Pelo menos é o que tenho percebido da conversa.
Desculpem intrometer me no meio da conversa, mas tava aqui com um bichinho danado para teclar
Cumprimentos
Parceiro rainbow concordo com tudo o que disse, mas acho o amigo ngp não quer fazer o comando através do disjuntor tripolar, ele quer aproveitar cada fase para um telerruptor e por sua vez comandar o telerruptor atraves de 3 botoes de pressão. Ou seja 3 fases, 3 telerruptores, 9 botoes de pressão, a sua protecção é que acho que poderia substituir o tripolar por 3 unipolares, o espaço que ocupava e igual e ficava com tudo mais seccionado.
Pelo menos é o que tenho percebido da conversa.
Desculpem intrometer me no meio da conversa, mas tava aqui com um bichinho danado para teclar

Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
Boas,
o ngp não está a conseguir transmitir de forma clara o que quer...
Talvez partindo de um esquema e com os seus comentarios cheguemos lá:
Este esquema só faz sentido se o comando for de diversos pontos como já anteriormente sugerido...
Um abraço
o ngp não está a conseguir transmitir de forma clara o que quer...
Talvez partindo de um esquema e com os seus comentarios cheguemos lá:
Este esquema só faz sentido se o comando for de diversos pontos como já anteriormente sugerido...
Um abraço
bem, isto já deu "pau para obra"...
Peço desculpa, por vezes à coisas que falham e o meu esquema realmente tem um disjuntor unipolar quando devia ter um tripolar...
A ideia é mesmo essa, a botoneira teria de ter sempre associado um telerruptor, para fazer essa transacção e o circuito trifásico seria protegido pelo disjuntor tripolar...
Alguém me pode facultar um esquema de como faria? Desculpem a confusão!
Peço desculpa, por vezes à coisas que falham e o meu esquema realmente tem um disjuntor unipolar quando devia ter um tripolar...
A ideia é mesmo essa, a botoneira teria de ter sempre associado um telerruptor, para fazer essa transacção e o circuito trifásico seria protegido pelo disjuntor tripolar...
Boas ngp,
no esquema de principio acima eu desenhei um botão de pressão a comandar cada um dos 3 teleruptores.
Mas isto não é uma solução economica se quer apenas um comando por teleruptor, pois teria a mesma funcionalidade substituindo cada teleruptor por um interruptor.
Neste caso o aspeto do esquema seria o que acima está representado como a parte de potencia, isto é, desaparecia a parte de comando e os contactos K1,K2 e K3 passariam a representar os 3 interruptores.
Portanto a menos que queira comandar cada teleruptor de mais que um ponto (ou que tenha outras motivações) deveria optar pela solução mais simples (com os interruptores), como sugerido anteriormente.
Um abraço
no esquema de principio acima eu desenhei um botão de pressão a comandar cada um dos 3 teleruptores.
Mas isto não é uma solução economica se quer apenas um comando por teleruptor, pois teria a mesma funcionalidade substituindo cada teleruptor por um interruptor.
Neste caso o aspeto do esquema seria o que acima está representado como a parte de potencia, isto é, desaparecia a parte de comando e os contactos K1,K2 e K3 passariam a representar os 3 interruptores.
Portanto a menos que queira comandar cada teleruptor de mais que um ponto (ou que tenha outras motivações) deveria optar pela solução mais simples (com os interruptores), como sugerido anteriormente.
Um abraço
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
agora, que já está tudo explicado, continuo a achar que antes de mais devia ter sido exigido que o "ngp" tivesse disponibilizado o esquema devidamente corrigido, mais a mais tratando-se de um Engº.
Ohmico
agora, que já está tudo explicado, continuo a achar que antes de mais devia ter sido exigido que o "ngp" tivesse disponibilizado o esquema devidamente corrigido, mais a mais tratando-se de um Engº.
Ohmico
colega "ohmico", não se chateie... Espero que nunca tenha de "gozar" consigo...ohmico Escreveu:Boas,
Ohmico
Obrigado! Realmente o esquema que fiz à pressa foi confuso e levantou questões, mas realmente era isto que pretendia...ngp Escreveu:bem, isto já deu "pau para obra"...
Vou analisar a possibilidade de colocar apenas os interruptores, apesar de me parecer que o dono disto quer mesmo ter as tais botoneiras, necessitando então dos telerruptores...
-
- Velha Guarda
Colega ngp, ninguém está aqui a querer gozar com ninguém, mas você tem de admitir que é de facto estranho alguém com a sua formação ter tantas dúvidas sobre algo assim tão simples.ngp Escreveu:colega "ohmico", não se chateie... Espero que nunca tenha de "gozar" consigo...ohmico Escreveu:Boas,
Ohmico
Peço desculpa voltar ao assunto, a verdade é que já percebi o funcionamento teórico que era como estava a pensar...
Mas esquematicamente não sei como vou representar, nunca o fiz... Vou colocar apenas interruptores a comandar os circuitos, na mesma óptica falada antes, ou seja, um disjuntor tripolar mas tendo 3 interruptores que comandam cada um, cada uma das fases... O esquema em anexo é o correcto?
Mas esquematicamente não sei como vou representar, nunca o fiz... Vou colocar apenas interruptores a comandar os circuitos, na mesma óptica falada antes, ou seja, um disjuntor tripolar mas tendo 3 interruptores que comandam cada um, cada uma das fases... O esquema em anexo é o correcto?
- Anexos
-
- q1.pdf
- (3.29 KiB) Transferido 120 vezes
mas não faria assim era?rainbow Escreveu:Boa noite.
Está melhor.