Disjuntor tripolar com botoneira luminosa
Disjuntor tripolar com botoneira luminosa
boas... tenho um circuito com iluminação exterior que é trifásico (3x10A). Vou colocar a iluminação a ligar através de botoneiras com telerruptores...
é possível colocar 3 botoneiras por cada disjuntor trifásico, para que só se ligue por exemplo uma fase de cada disjuntor?
é possível colocar 3 botoneiras por cada disjuntor trifásico, para que só se ligue por exemplo uma fase de cada disjuntor?
- BrunoEletro
- Curioso
- Registado: 02 dez 2013, 22:46
Re: Disjuntor tripolar com botoneira luminosa
Boas, deixa ver se entendi..ngp Escreveu:boas... tenho um circuito com iluminação exterior que é trifásico (3x10A). Vou colocar a iluminação a ligar através de botoneiras com telerruptores...
Tens um disjuntor trifásico de 10A, e cada fase alimenta um circuito de iluminação exterior, ou seja tens três circuitos de iluminação..
Poderás colocar 3 botoneiras, a comandar cada fase individualmente, mas terás de utilizar 3 telerruptores, um para cada circuito.
cmps. Bruno Fernandes
Bruno Fernandes
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Pensa um pouco. Se tens um contactor que é accionado por uma bobine, como é que queres que só faça actuar um contacto do contactor?ngp Escreveu:boas... tenho um circuito com iluminação exterior que é trifásico (3x10A). Vou colocar a iluminação a ligar através de botoneiras com telerruptores...
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boas! Mas o que pretendo é ter um disjuntor tripolar que tem 3 saídas para 3 telerrutores e cada um deles liga para mais 3 Botoneiras... Isto dá para fazer certo?Mário Escreveu:BoasPensa um pouco. Se tens um contactor que é accionado por uma bobine, como é que queres que só faça actuar um contacto do contactor?ngp Escreveu:boas... tenho um circuito com iluminação exterior que é trifásico (3x10A). Vou colocar a iluminação a ligar através de botoneiras com telerruptores...
Cump.
Mário
Qualquer coisa como esta imagem em anexo...
- Anexos
-
- quadro.pdf
- (5.48 KiB) Transferido 149 vezes
- Mário
- Team Apoio
Boas
Sim, dá para fazeres o que queres. Mas não ponhas disjuntor trifásico, porque se houver um disparo desliga tudo.
Se tens um disjuntor omnipolar de 10Amp. e daí é estás a derivar não entendo porque o cabo é "5G1.5". Ou será que tens um disjuntor tripolar (ou tetrapolar) de 10Amp ?
Cump.
Mário
Desculpa mas não tinha percebido bem.ngp Escreveu:Boas! Mas o que pretendo é ter um disjuntor tripolar que tem 3 saídas para 3 telerrutores e cada um deles liga para mais 3 Botoneiras... Isto dá para fazer certo?Mário Escreveu:BoasPensa um pouco. Se tens um contactor que é accionado por uma bobine, como é que queres que só faça actuar um contacto do contactor?ngp Escreveu:boas... tenho um circuito com iluminação exterior que é trifásico (3x10A). Vou colocar a iluminação a ligar através de botoneiras com telerruptores...
Cump.
Mário
Sim, dá para fazeres o que queres. Mas não ponhas disjuntor trifásico, porque se houver um disparo desliga tudo.
Se tens um disjuntor omnipolar de 10Amp. e daí é estás a derivar não entendo porque o cabo é "5G1.5". Ou será que tens um disjuntor tripolar (ou tetrapolar) de 10Amp ?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
O cabo e o disjuntor já existem...Mário Escreveu:BoasDesculpa mas não tinha percebido bem.ngp Escreveu:Boas! Mas o que pretendo é ter um disjuntor tripolar que tem 3 saídas para 3 telerrutores e cada um deles liga para mais 3 Botoneiras... Isto dá para fazer certo?Mário Escreveu:BoasPensa um pouco. Se tens um contactor que é accionado por uma bobine, como é que queres que só faça actuar um contacto do contactor?ngp Escreveu:boas... tenho um circuito com iluminação exterior que é trifásico (3x10A). Vou colocar a iluminação a ligar através de botoneiras com telerruptores...
Cump.
Mário
Cump.
Mário
O disjuntor ainda daria para alterar, apesar de o espaço no quadro ser reduzido para essas alterações.
Qual será a melhor solução? A que mostrei em anexo?
- Mário
- Team Apoio
Sim, pode ser como tens no desenho.
Cump.
Mário
Cump.
Mário
ok! Estava na dúvida se isto dava, ou se não podia ter 3 telerruptores ligados ao mesmo disjuntor...Mário Escreveu:Sim, pode ser como tens no desenho.
Cump.
Mário
-
- Velha Guarda
- Registado: 29 out 2011, 18:08
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Boa tarde parceiro,ngp Escreveu:ok! Estava na dúvida se isto dava, ou se não podia ter 3 telerruptores ligados ao mesmo disjuntor...Mário Escreveu:Sim, pode ser como tens no desenho.
Cump.
Mário
Mas pelo que percebi vai ter um disjuntor trifásico para os três circuitos de iluminação, isso ao disparar vai tudo abaixo! Fala em termos de espaço mas se optar por disjuntores de um módulo para cada fase estaria tudo mais seccionado e o espaço seria o mesmo. Posso estar a ver mal a coisa mas acho que ficaria melhor.
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
será que estão a falar do mesmo desenho que eu vi?
Não seria melhor começar por pedir que corrija o dito?
É que parece-me que estão a falar de outro desenho.
Ohmico
Ohmico
Mas o desenho está mal? Podem-me ajudar?ohmico Escreveu:Boas,
Ohmico
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa noite.ohmico Escreveu:Boas,
Ohmico
Parece que o colega ohmico tem uma certa razão. Eu olhei para o desenho e fiquei a pensar "mas que raio é isto???".
Para além da representação do esquema não ser a melhor, parece que há alguns erros mesmo.
O que são aqueles interruptores com um simbolo do telerruptor e os outros com um simbolo de lâmpada (?) ?
o interruptor que falas e um telerrutores e o outro é uma betoneira luminosa... Mas o que está mal? Como faria?rainbow Escreveu:Boa noite.ohmico Escreveu:Boas,
Ohmico
Parece que o colega ohmico tem uma certa razão. Eu olhei para o desenho e fiquei a pensar "mas que raio é isto???".
Para além da representação do esquema não ser a melhor, parece que há alguns erros mesmo.
O que são aqueles interruptores com um simbolo do telerruptor e os outros com um simbolo de lâmpada (?) ?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
para se saber o que está mal é necessário que descreva com exactidão o que tem no quadro e o que pretende fazer.
O desenho que apresenta, conforme está esquematizado, não pode corresponder nem a uma coisa nem outra, porque elétricamente não faz sentido.
Ohmico
para se saber o que está mal é necessário que descreva com exactidão o que tem no quadro e o que pretende fazer.
O desenho que apresenta, conforme está esquematizado, não pode corresponder nem a uma coisa nem outra, porque elétricamente não faz sentido.
Ohmico
Tenho um disjuntor tripolar, que protege um circuito uma iluminação exterior...ohmico Escreveu:Boas,
Ohmico
Pretendo que a iluminação exterior possa ser ligada em 3 partes diferentes, sendo que cada uma corresponde a uma fase...
Essa iluminação será ligada no quadro eléctrico, através de 3 botoneiras... Dá para fazer isso, tendo um disjuntor trifásico?