Luminárias em instalação industrial
- NosferatuPT
- Curioso
- Registado: 12 set 2012, 19:25
- Been thanked: 1 time
Luminárias em instalação industrial
Boas malta! Agradecia muito se me pudessem ajudar com a seguinte situação.
Tenho uma instalação industrial com cerca de 500 luminárias T8 58W com balastro magnético e 90 luminárias de vapor de mercúrio de alta pressão. Esta instalação já é antiga e tenho em vista um projeto para o aumento da eficiência energética na iluminação.
Andei a pesquisar na net e descobri, para substituição das luminárias fluorescentes, umas luminárias eco-tubo que prometem reduções no consumo de, aproximadamente, 50%. Alguém já as utilizou? Será que cumprem mesmo todas as vantagens que referem?
Relativamente às de VMAP, estas ainda são muito utilizadas em ambiente industrial? Qual a melhor alternativa, para além dos LED?
Tenho uma instalação industrial com cerca de 500 luminárias T8 58W com balastro magnético e 90 luminárias de vapor de mercúrio de alta pressão. Esta instalação já é antiga e tenho em vista um projeto para o aumento da eficiência energética na iluminação.
Andei a pesquisar na net e descobri, para substituição das luminárias fluorescentes, umas luminárias eco-tubo que prometem reduções no consumo de, aproximadamente, 50%. Alguém já as utilizou? Será que cumprem mesmo todas as vantagens que referem?
Relativamente às de VMAP, estas ainda são muito utilizadas em ambiente industrial? Qual a melhor alternativa, para além dos LED?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Re: Luminárias em instalação industrial
As eco tubo não conheço.
Para substituir as VMAP, existem hoje em dia luminárias com lâmpadas T5 de 80W com bons refletores (ETAP). Para reduzir o consumo de energia pode optar por detetores de movimento.
Para substituir as VMAP, existem hoje em dia luminárias com lâmpadas T5 de 80W com bons refletores (ETAP). Para reduzir o consumo de energia pode optar por detetores de movimento.
NosferatuPT Escreveu:Boas malta! Agradecia muito se me pudessem ajudar com a seguinte situação.
- NosferatuPT
- Curioso
Muito obrigado pela sugestão! Desconhecia essa solução para substituir as de VMAP.parreirajoao Escreveu:As eco tubo não conheço.
Relativamente aos detetores de movimento, existem algumas zonas onde já pensei implementá-los, nomeadamente em corredores e casas de banho. Para além disso, estou a ponderar a colocação de detetores de presença na zona dos escritórios. Isto porque, pelo que me pude aperceber, há alturas em que algumas pessoas se ausentam durante mais de meia hora e a iluminação permanece ligada.
Ecotubo não conheço mas deve ser led!?NosferatuPT Escreveu: Andei a pesquisar na net e descobri, para substituição das luminárias fluorescentes, umas luminárias eco-tubo que prometem reduções no consumo de, aproximadamente, 50%. Alguém já as utilizou? Será que cumprem mesmo todas as vantagens que referem?
Tenho convertido muitas luminárias de fluorescentes para led, e a redução no consumo anda nos 70%, ainda a semana passada mudei a iluminação numa linha de produção que consumia 8A e passei para pouco mais de 2A. o problema é o preço que vai de 20€ até aos 50's para as de 150cm, mas também compensa na durabilidade
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
num ultimo projeto, na zona de escritórios, utilizei multi-detetores que têm as funções de deteção:
movimento
presença
day-light
movimento
presença
day-light
NosferatuPT Escreveu:Muito obrigado pela sugestão! Desconhecia essa solução para substituir as de VMAP.parreirajoao Escreveu:As eco tubo não conheço.
Relativamente aos detetores de movimento, existem algumas zonas onde já pensei implementá-los, nomeadamente em corredores e casas de banho. Para além disso, estou a ponderar a colocação de detetores de presença na zona dos escritórios. Isto porque, pelo que me pude aperceber, há alturas em que algumas pessoas se ausentam durante mais de meia hora e a iluminação permanece ligada.
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Eu faria um projecto luminotécnico com diversas alternativas e de forma a garantir um determinado nível de luminância.
- NosferatuPT
- Curioso
Pois, essa redução é excelente! Eu vou propor uma solução em LED também, mas a empresa está um pouco relutante na sua colocação pois têm receio de que a durabilidade anunciada não corresponda à verdade e depois lá se vai o período de retorno do investimento.dekeriel Escreveu: Ecotubo não conheço mas deve ser led!?
Tenho convertido muitas luminárias de fluorescentes para led, e a redução no consumo anda nos 70%, ainda a semana passada mudei a iluminação numa linha de produção que consumia 8A e passei para pouco mais de 2A. o problema é o preço que vai de 20€ até aos 50's para as de 150cm, mas também compensa na durabilidade
É uma solução interessante! Obrigado.parreirajoao Escreveu:num ultimo projeto, na zona de escritórios, utilizei multi-detetores que têm as funções de deteção:
movimento
presença
day-light
Exato, eu irei fazer várias alternativas também, garantindo sempre os níveis de iluminância recomendados para este tipo de instalações, segundo a norma EN-12464.projclvm Escreveu:Eu faria um projecto luminotécnico com diversas alternativas e de forma a garantir um determinado nível de luminância.