Amigos vou deixar aqui uma imagem, espero que ajude, eu estou no mesmo barco.
Já agora se alguém tiver o esquema com os passos a dar, agradecia a ajuda. jf.filipemartins@hotmail.com.
CF,Lda Escreveu:Vivam.
A 6ª deve ser aquela amostra de mangueira entre o filtro e a bomba de recolha...
De qualquer das maneiras, a bomba de vácuo não precisa de estar ligada, nem a mangueira que a ela está ligada, para fazer recolha de fluido.
Cps
A. Castro
A sexta deve de ser para recolha do oleo.
Cump.
Mário
Bom dia
Entao e neste circuito, onde e que a mangueira da recolha do oleo é ligada? Eu tenho uma unidade de recuperação da WIGAM EASY REC 45R15 e nao tem nada a ver com esta, este modelo nao conheço muito bem o funcionamento dela nem por onde ela recolhe e separa o oleo...se é que faz isso.
As máquinas de recolha não recolhem o óleo, servem sim para recolher o fluído (gás) da instalação.
Bom dia
Sim tem razão, a WIGAM tem é um separador de oleo incorporado que no momento da recolha de fluido separa o oleo do respectivo fluido, colocando o oleo nun deposito a parte.
Vivam.
Resumindo, a bomba de vácuo nõa tem que estar presente, bem como a mangueira. Logo, menos uma mangueira.
Os técnicos de Ar Condicionado, para além da paciencia que têm que ter que já referi noutro tópico, também precisam de serem curiosos!....
Nunca ninguém questionou os formadores do porquê da presença da bomba de vácuo?? Se ela não está a ser utilizada, porque estamos a recolher fluido o que é que ela está a fazer no circuito? Só para atrapalhar?
Se a mangueira que sai dos manometros e liga à bomba de recolha serve perfeitamente para, posteriormente, ligar à bomba de vácuo!...
Cps
A. Castro
vmcb Escreveu:
E porque é que precisam da bomba de vácuo ligada enquanto é feita a recolha do fluído?
Cps
A. Castro
Como pode ver na imagem a mangueira pode estar conectada à bomba de vácuo mas está com a válvula fechada, ficando assim "nula" no circuito.
Vivam.
Lamento, mas com esta fiquei baralhado!...
Cps
A. Castro
filipe1972 Escreveu:Amigos vou deixar aqui uma imagem, espero que ajude, eu estou no mesmo barco.
Já agora se alguém tiver o esquema com os passos a dar, agradecia a ajuda. jf.filipemartins@hotmail.com..
Resumindo, a bomba de vácuo nõa tem que estar presente, bem como a mangueira. Logo, menos uma mangueira.
Os técnicos de Ar Condicionado, para além da paciencia que têm que ter que já referi noutro tópico, também precisam de serem curiosos!....
Nunca ninguém questionou os formadores do porquê da presença da bomba de vácuo?? Se ela não está a ser utilizada, porque estamos a recolher fluido o que é que ela está a fazer no circuito? Só para atrapalhar?
Se a mangueira que sai dos manometros e liga à bomba de recolha serve perfeitamente para, posteriormente, ligar à bomba de vácuo!...
Cps
A. Castro
Boas,
a bomba de vacuo necessita estar intercalada no circuito porque é necessaria para se fazer o vacuo ás mangueiras antes da recolha do fluido. Mais tarde fara tambem falta antes da reposição do fluido na instalação.
Pretende-se com esta montagem minimizar a manipulação das mangueiras, para as diversas operações que serão necessárias ao longo do processo.
Portanto todas as operações subsequentes á instalação das mangueiras deverão ser realizadas atuando apenas sobre as valvulas das mangueiras e orgaos de comando das maquinas.
Este procedimento pretende ainda minimizar erros e contaminação do circuito.
Lamento, mas com esta fiquei baralhado!...
Cps
A. Castro
filipe1972 Escreveu:Amigos vou deixar aqui uma imagem, espero que ajude, eu estou no mesmo barco.
Já agora se alguém tiver o esquema com os passos a dar, agradecia a ajuda. jf.filipemartins@hotmail.com....
Boas,
do meu ponto de vista esta montagem é semelhante á anterior mas usa mais uma mangueira para acesso ás duas entradas/saidas de garrafas com duas valvulas.
Como já foi dito anteriormente, é necessário ter a bomba de vácuo ligada no circuito, pois eles mandam verificar se a garrafa tem fluído e se tiver (aconteceu-me a mim...estava quase cheia) vai entrar fluido para o equipamento que instalaram (mangueiras, manifold, etc) que consequentemente, vão ter de retirar esse mesmo fluido para a instalação e fazer vácuo a todo o equipamento instalado (isto caso a garrafa tenha alguma coisa, 99.9% das vezes está vazia).
Mesmo que a garrafa esteja vazia, a bomba de vácuo irá fazer vácuo à garrafa, mangueiras, manifold em todo o equipamento instalado por nós. A meio do mesmo exame, após a quebra de vácuo e substituição da anilha do bujão e óleo do compressor, é necessário de novo a intervenção da bomba de vácuo.
Façam bom vácuo (6/7minutos) caso contrário, vão ter dificuladade na reentrodução do fluído no sistema e depois o "imenso" tempo que julgam ter, vai ficar "curto"...têm de escrever os passos (os principais) numa folha que vos é dada.
E esqueçam-se de entrar na "oficina" de exame com teorias, que são logo postos debaixo de olho, mas também acrescento que o dito pior engenheiro que está quase sempre presente, para mim foi do melhor...nada a apontar!
PS: Muito cuidado com os Engenheiros novos, sempre com levar-nos ao engano!
vmcb Escreveu:Está aqui um exemplo onde pratiquei e que me ajudou a tirar as minhas dúvidas, tem 6 mangueiras.
E com isto feito desta maneira só mexo numa mangueira apenas.
Bom dia
Nesta foto pode se ver que no lado de baixa dos manometros, temos duas mangueiras azuis ligadas, uma vai ao lado de baixa dos equipamento e a outra esta ligada na bomba de vacuo. Ora normalmente a bomba de vacuo liga se a mangueira amarela. Existe alguma razão em especial para se ligar a bomba desta forma no exame? Mesmo ligada desta forma o vacuo será feito igualmente a todo o equipamento, pode e eventualmente levar um pouco mais de tempo.
vmcb Escreveu:Está aqui um exemplo onde pratiquei e que me ajudou a tirar as minhas dúvidas, tem 6 mangueiras.
Bom dia
Nesta foto pode se ver que no lado de baixa dos manometros, temos duas mangueiras azuis ligadas, uma vai ao lado de baixa dos equipamento e a outra esta ligada na bomba de vacuo. Ora normalmente a bomba de vacuo liga se a mangueira amarela. Existe alguma razão em especial para se ligar a bomba desta forma no exame? Mesmo ligada desta forma o vacuo será feito igualmente a todo o equipamento, pode e eventualmente levar um pouco mais de tempo.
Cump
João
É tudo igual, faz o mesmo efeito, aliás foi assim que fiz o exame.
Desde que o manifold tenha abertura naquela saída de onde sai a mangueira azul, pode fazer igual que não tem problema nenhum, ter atenção porque há manifold que não possuem aquela abertura!!
Isto é feito desta maneira, porque assim só será aquela mangueira manuseada, será somente desconectada da bomba de vácuo para a garrafa de azoto (quebra de vácuo) e depois volto a colocada na bomba de vácuo (é óbvio que depois temos de abrir/fechar algumas válvula) mas manuseio de mangueiras assim como está, só a azul da bomba é retirada para a quebra de vácuo.
Bom dia
Cump
João
É tudo igual, faz o mesmo efeito, aliás foi assim que fiz o exame.
Desde que o manifold tenha abertura naquela saída de onde sai a mangueira azul, pode fazer igual que não tem problema nenhum, ter atenção porque há manifold que não possuem aquela abertura!!
Isto é feito desta maneira, porque assim só será aquela mangueira manuseada, será somente desconectada da bomba de vácuo para a garrafa de azoto (quebra de vácuo) e depois volto a colocada na bomba de vácuo (é óbvio que depois temos de abrir/fechar algumas válvula) mas manuseio de mangueiras assim como está, só a azul da bomba é retirada para a quebra de vácuo.
Boas
Obrigado pelos esclarecimentos, em relação a isto fiquei esclarecido. Em relaçao as valvulas KVL e KVC eles costumam pedir para fazer alguns ajustes nestas valvulas?