Protecção Máquinas Elétricas
Protecção Máquinas Elétricas
Boas pessoal, eis que me deparei com umas questões técnicas no decorrer duma remodelação duma fábrica.
As máquinas 3F deverão ser protegidas com disjuntor+diferencial individualmente sempre?
Existe algum critério?
poder-se-á colocar 3 máquinas 3F de um CV protegidas apenas por um diferencial+disj comum num circuito de tomadas?
As máquinas 3F deverão ser protegidas com disjuntor+diferencial individualmente sempre?
Existe algum critério?
poder-se-á colocar 3 máquinas 3F de um CV protegidas apenas por um diferencial+disj comum num circuito de tomadas?
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: Protecção Máquinas Elétricas
como são maquinas e pode implicar uma linha de trabalho com vários operadores, o ideal será um disjuntor e diferencial por maquina, pois a existir algum azar com uma delas, não implica a paragem de mais duas ou três...consequentemente da linha, ....claro que me refiro aos circuitos de alimentação, pois as máquinas deverão ter protecções próprias...
Jaime Reis
Mas é obrigatório cada uma delas ter um diferencial+disj?jaimereis Escreveu:como são maquinas e pode implicar uma linha de trabalho com vários operadores, o ideal será um disjuntor e diferencial por maquina, pois a existir algum azar com uma delas, não implica a paragem de mais duas ou três...consequentemente da linha, ....claro que me refiro aos circuitos de alimentação, pois as máquinas deverão ter protecções próprias...
se sim podes-me indicar onde são referidas as condições nas Regras Técnicas?
Obrigado.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,markoni Escreveu:Boas pessoal, eis que me deparei com umas questões técnicas no decorrer duma remodelação duma fábrica.
Existe algum critério?
convém descrever com exactidão o que pretende, pois pelo que está escrito mistura duas coisas duas coisas " protecção de máquinas e protecção de circuito de tomadas".
Ohmico
-
- Técnico Dedicado
ohmico Escreveu:Boas,markoni Escreveu:Boas pessoal, eis que me deparei com umas questões técnicas no decorrer duma remodelação duma fábrica.
Existe algum critério?
convém descrever com exactidão o que pretende, pois pelo que está escrito mistura duas coisas " protecção de máquinas e protecção de circuito de tomadas". No que diz respeito aos circuitos de tomadas já sabe que têm de ter protecção diferencial.
Quanto às máquinas nada impede que nessas tomadas ligue máquinas de potência consentânea com a capacidade do circuito (secção/protecção), terá no entanto que ver que tipo de máquinas pretende ligar, pois deverão ter ou não protecção própria e eventualmente protecção de pessoas em caso de falta de tensão.
Ohmico
Boas,ohmico Escreveu:ohmico Escreveu:Boas,markoni Escreveu:Boas pessoal, eis que me deparei com umas questões técnicas no decorrer duma remodelação duma fábrica.
Existe algum critério?
convém descrever com exactidão o que pretende, pois pelo que está escrito mistura duas coisas " protecção de máquinas e protecção de circuito de tomadas". No que diz respeito aos circuitos de tomadas já sabe que têm de ter protecção diferencial.
Quanto às máquinas nada impede que nessas tomadas ligue máquinas de potência consentânea com a capacidade do circuito (secção/protecção), terá no entanto que ver que tipo de máquinas pretende ligar, pois deverão ter ou não protecção própria e eventualmente protecção de pessoas em caso de falta de tensão.
Ohmico
trata-se de uma empresa de Moldes metálicos, e as máquinas em questão (1/2 CV) são do tipo metálicas (serrotes, e "com água" (para arrefecer a lámina)).
As ditas máquinas possuem um quadro de comando individual...o que penso que em caso de falta de tensão eles precisam de ser rearmados.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Pensa o seguinte;
Tens o serrote a funcionar e, teve uma passagem à terra e desligou o diferencial, Ok. fez o seu papel. Mas no mesmo circuito tens um torno ou uma fresa em funcionamento, o que acontece? Pois acabas de partir a pastilha do torno, e dar cabo da peça que estava a tornear. Na fresa foram as pastilhas e a peça também para a sucata. O dono da oficina corre atrás de ti com um ferro na mão. Sabes quanto custa um molde?
Põe circuitos separados!
Cump.
Mário
Pensa o seguinte;
Tens o serrote a funcionar e, teve uma passagem à terra e desligou o diferencial, Ok. fez o seu papel. Mas no mesmo circuito tens um torno ou uma fresa em funcionamento, o que acontece? Pois acabas de partir a pastilha do torno, e dar cabo da peça que estava a tornear. Na fresa foram as pastilhas e a peça também para a sucata. O dono da oficina corre atrás de ti com um ferro na mão. Sabes quanto custa um molde?
Põe circuitos separados!
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
lá por trabalhar com água não quer dizer que precise de diferencial para protecção contra contactos indirectos...pois ela poderá ser de classe II... não sei...veja chapa de características....agora disjuntor para proteger o cabo que a alimenta, esse , terá que existir....e de calibre estipulado para secção do cabo....
a protecção da máquina é outra....pode ser o fusivel, ou outra coisa que tenha internamente...
a protecção da máquina é outra....pode ser o fusivel, ou outra coisa que tenha internamente...
Jaime Reis
-
- Técnico Dedicado
ohmico Escreveu:Boas,
serrotes e tornos mecânicos não são máquinas que se liguem em circuitos de tomadas, tal como o Mário referiu têm de ter circuitos dedicados.
Ohmico
Boas pessoal,ohmico Escreveu:ohmico Escreveu:Boas,
serrotes e tornos mecânicos não são máquinas que se liguem em circuitos de tomadas, tal como o Mário referiu têm de ter circuitos dedicados.
Ohmico
obrigado pelas indicações.