Estore eléctrico movimenta sozinho
- Duende
- Velha Guarda
- Registado: 03 set 2008, 16:24
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 13 times
Estore eléctrico movimenta sozinho
Caros colegas,
preciso aqui da vossa sábia experiência...
Em toda a casa tenho estores eléctricos mas só numa divisão é quando deixo o estore a cerca de meio da janela,
passado um pouco tenho o estore praticamente em baixo (descaindo sozinho) sem que ninguém intervenha nas teclas de controlo.
O que posso fazer parar reparar esta situação?
Obrigado desde já.
preciso aqui da vossa sábia experiência...
Em toda a casa tenho estores eléctricos mas só numa divisão é quando deixo o estore a cerca de meio da janela,
passado um pouco tenho o estore praticamente em baixo (descaindo sozinho) sem que ninguém intervenha nas teclas de controlo.
O que posso fazer parar reparar esta situação?
Obrigado desde já.
-
- Velha Guarda
- Registado: 29 out 2011, 18:08
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Re: Estore eléctrico movimenta sozinho
Bom dia,
Podia dizer a marca e o modelo?
Cumprimentos
Podia dizer a marca e o modelo?
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
-
- Curioso
- Registado: 05 mar 2015, 12:04
- Been thanked: 7 times
Boas
Verifica na caixa de aparelhagem (onde está o miolo do estore) se não está o fio de descer trilhado, ou então o que é pouco provável é o motor descair, mas se isso acontece sempre não pode ser. Pois da próxima vez ele estaria desafinado.
Cpts
Verifica na caixa de aparelhagem (onde está o miolo do estore) se não está o fio de descer trilhado, ou então o que é pouco provável é o motor descair, mas se isso acontece sempre não pode ser. Pois da próxima vez ele estaria desafinado.
Cpts
- Duende
- Velha Guarda
Caro Quadrista,
O que acontece é que é sempre quando está a meio da janela descai sozinho. Não é só as vezes. É sempre.
Só quando tenho o estore em cima, no limite é que se mantém Sem descair.
Quanto ao modelo e marca irei abrir o compartimento para saber o mesmo.
Desde já quero agradecer toda a ajuda.
O que acontece é que é sempre quando está a meio da janela descai sozinho. Não é só as vezes. É sempre.
Só quando tenho o estore em cima, no limite é que se mantém Sem descair.
Quanto ao modelo e marca irei abrir o compartimento para saber o mesmo.
Desde já quero agradecer toda a ajuda.
- Duende
- Velha Guarda
Não me foi possível saber a marca e o modelo do estore mas nas fotos pelos menos apercebe se que a nível de ligações eléctricas aparenta estar tudo funcional. O que poderá estar a provocar esta avaria? Obrigado
-
- Curioso
Boas
Manda-me as fotos por PM
Não tenho permissão para as visualizar.
Cpts
Manda-me as fotos por PM
Não tenho permissão para as visualizar.
Cpts
Boas,
na analise que faço a seguir, vou supor que o estore descai lentamente e não á sua velocidade normal como quando é acionado pelo botão de descida. Se não for este o caso esclareça, pois nesse caso seria outra a analise.
Tendo por base esse pressuposto e a sua descrição da avaria, parece-me que a mesma está relacionada com o peso do estore, pois a avaria só se manifesta quando há algum peso a exercer-se sobre o mecanismo.
Não conhecendo o mecanismo do estore atrevo-me a especular que o que quer que evita que o estore desça quando não é acionado (travão?) não está a cumprir a sua função convenientemente.
Estude essa função pois acredito estar aí a causa da avaria...
Um abraço
na analise que faço a seguir, vou supor que o estore descai lentamente e não á sua velocidade normal como quando é acionado pelo botão de descida. Se não for este o caso esclareça, pois nesse caso seria outra a analise.
Tendo por base esse pressuposto e a sua descrição da avaria, parece-me que a mesma está relacionada com o peso do estore, pois a avaria só se manifesta quando há algum peso a exercer-se sobre o mecanismo.
Não conhecendo o mecanismo do estore atrevo-me a especular que o que quer que evita que o estore desça quando não é acionado (travão?) não está a cumprir a sua função convenientemente.
Estude essa função pois acredito estar aí a causa da avaria...
Um abraço
-
- Curioso
Boas
Este caso é um pouco estranho, sendo o travão que não está a fazer a sua função, o estore não ficaria desafinado ??
Cpts
Este caso é um pouco estranho, sendo o travão que não está a fazer a sua função, o estore não ficaria desafinado ??
Cpts
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Quadrista Escreveu:Boas
Cpts
Boas,
claro que não pois o estore não está solto do motor.
Ohmico
-
- Velha Guarda
Boa dia,Duende Escreveu:Não me foi possível saber a marca e o modelo do estore mas nas fotos pelos menos apercebe se que a nível de ligações eléctricas aparenta estar tudo funcional. O que poderá estar a provocar esta avaria? Obrigado
Como é que está a ligação do estore ( alimentação, botão de pressão ou Comutador, estore)
Concordo com o que o parceiro "justme" diz, passa aí qualquer coisa com a "travagem" / "bloqueio". Se tivesses o.modelo dele daria para ver como é que é o princípio de funcionamento dele.
Cumprimentos
Última edição por maceira.87 em 22 mar 2015, 18:51, editado 1 vez no total.
- Duende
- Velha Guarda
Caro justme, é exactamente isso, essa suposição está correcta em relação ao que acontece, só quando acionado até meio da janela depois de deixar os interruptores na posição normal (ou seja, sem tensão presente), ele por ele vai descaíndo até chegar ao fundo. Quanto à marca e modelo caro colega macieira.87, não consigo saber o descritivo do mesmo, depois de ter aberto a tampa do estore corre-lo até ao fundo, apenas consegui constatar que o cabo eléctrico do comando se encontra bem protegido sem qualquer problema. Obrigado a todos.
-
- Velha Guarda
Boas amigo duende,
esse estore tem um modulo certo? por detras do comando ou la perto.
Parceiro Justme acha que que podera ser um motor de passo?? e ter o modulo danificado, que o faça perder o íman permanente, e ele com o peso descai.
O que acha?? Pode ser um tremendo disparate mas corrija-me sff.
Agora tou mesmo a especular porque desconheço o tipo de motor que incorpora o estore. Mas tou a pesquisar.
Cumprimentos
esse estore tem um modulo certo? por detras do comando ou la perto.
Parceiro Justme acha que que podera ser um motor de passo?? e ter o modulo danificado, que o faça perder o íman permanente, e ele com o peso descai.
O que acha?? Pode ser um tremendo disparate mas corrija-me sff.
Agora tou mesmo a especular porque desconheço o tipo de motor que incorpora o estore. Mas tou a pesquisar.
Cumprimentos
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
veja se isto o ajuda a perceber o que está a acontecer:
http://www.somfy.pt/somfy-portugal/desc ... idade.html
Ohmico
veja se isto o ajuda a perceber o que está a acontecer:
http://www.somfy.pt/somfy-portugal/desc ... idade.html
Ohmico
- Duende
- Velha Guarda
Obrigado caro macieira.87,
Segundo a analise tirada, o comutador é simples com duas teclas, apenas 2 linhas para comando (subida/descida) do estore,
Sendo estes alimentados com 230VAC directos sobre as linhas de comando.
Por tras do comutador só mesmos as linhas de tensão que faz a alimentação eléctrica do estore.
Caro Ohmico, obrigado pela ajuda através do link fornecido. Irei então proceder à desmontagem completa do estore para verificar o travão.
Obrigado por toda ajuda
Segundo a analise tirada, o comutador é simples com duas teclas, apenas 2 linhas para comando (subida/descida) do estore,
Sendo estes alimentados com 230VAC directos sobre as linhas de comando.
Por tras do comutador só mesmos as linhas de tensão que faz a alimentação eléctrica do estore.
Caro Ohmico, obrigado pela ajuda através do link fornecido. Irei então proceder à desmontagem completa do estore para verificar o travão.
Obrigado por toda ajuda