conseguir valores terras para P.T em zona rochosa
-
- Curioso
- Registado: 15 dez 2012, 00:25
conseguir valores terras para P.T em zona rochosa
bom dia
estou com problema em conseguir valores terra para posto de transformação , e terreno e muito rochoso não estou conseguir, e fazer furos e solução mas pedi orçamento esta muito caro queria uma solução mais económica . agradeço vossa ajuda .....
estou com problema em conseguir valores terra para posto de transformação , e terreno e muito rochoso não estou conseguir, e fazer furos e solução mas pedi orçamento esta muito caro queria uma solução mais económica . agradeço vossa ajuda .....
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 dez 2009, 16:34
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 30 times
Re: conseguir valores terras para P.T em zona rochosa
Mas é tudo maciço, não dá para fazer uns buracos sem encontrar rocha? Que tipo de rocha é?
Às vezes as terras dão cabo do orçamento num PT...
Para minumizar a escavação, a solução pode passar por arranjar uma zona em que se introduzam uns metros cubicos de um tipo de solo com menor resistividade.
Aquela terra vermelha das zonas calcárias é muito boa para isso...
Às vezes as terras dão cabo do orçamento num PT...
Para minumizar a escavação, a solução pode passar por arranjar uma zona em que se introduzam uns metros cubicos de um tipo de solo com menor resistividade.
Aquela terra vermelha das zonas calcárias é muito boa para isso...
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Tente evitar as zonas rochosas e faça uma malha em cabo de cobre nú 95 mm2 por debaixo do PT.
Interligue esta malha com o ferro da construção civil.
Outra solução será instalar um elétrodo com configuração em serpentina
Interligue esta malha com o ferro da construção civil.
Outra solução será instalar um elétrodo com configuração em serpentina
joseferreiragouveia Escreveu:bom dia
-
- Técnico Dedicado
Qual é o valor da resistividade do terreno?
joseferreiragouveia Escreveu:bom dia
-
- Curioso
- Registado: 15 dez 2012, 00:25
boas
medi com o aparelho sirius 89n a resistência do solo o valor ta dar maior 999 ohms o posto de transformação e aéreo não tem construção e em poste de madeira , abrir vala no máximo 30 cm de profundidade .....
medi com o aparelho sirius 89n a resistência do solo o valor ta dar maior 999 ohms o posto de transformação e aéreo não tem construção e em poste de madeira , abrir vala no máximo 30 cm de profundidade .....
-
- Técnico Dedicado
Penso que a solução passará por enterrar o eletrodo a uma grande profundidade.
Convinha efetuar umas medições para verificar que a resistividade é baixa a essa profundidade.
Convinha efetuar umas medições para verificar que a resistividade é baixa a essa profundidade.
joseferreiragouveia Escreveu:boas
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Tive uma situação idêntica num terreno rochoso em que não dava para colocar qualquer tipo de vareta ou chapa!
com a abertura de vala para candeeiros, perto dos 50 60 cm e na mesma instalação de utilização, com cobre nu de 25 mm ao longo da vala consegui uma terra com mínimos que deram para o que necessitava, já estava a ficar desesperado pois a situação era que a mesma teria de ter máximo 3 hom, que indicava na memória descritiva, não vou indicar o local por motivos óbvios mas, desenrasquei assim e foi + ou - 80mt.
com a abertura de vala para candeeiros, perto dos 50 60 cm e na mesma instalação de utilização, com cobre nu de 25 mm ao longo da vala consegui uma terra com mínimos que deram para o que necessitava, já estava a ficar desesperado pois a situação era que a mesma teria de ter máximo 3 hom, que indicava na memória descritiva, não vou indicar o local por motivos óbvios mas, desenrasquei assim e foi + ou - 80mt.
-
- Curioso
- Registado: 05 mar 2015, 12:04
- Been thanked: 7 times
Boas
Á cerca de 17 anos tive um caso semelhante em Tondela, uma fabrica com muito equipamento electrónico e precisava de valores de terra muito baixo.A única solução encontrada foi abrir 3 covas, com oito metros de fundura e um quadrado de quatro por quatro. Cobrimos o chão das covas com placas (chapas) de cobre interligadas com cobre NU e soldaduras alumino-termicas. Depois enchemos com terra preta, nas covas foi instalado um sistema de rega para manter durante o ano a terra húmida. Conseguimos valores e mantemos até hoje.
Cpts
Á cerca de 17 anos tive um caso semelhante em Tondela, uma fabrica com muito equipamento electrónico e precisava de valores de terra muito baixo.A única solução encontrada foi abrir 3 covas, com oito metros de fundura e um quadrado de quatro por quatro. Cobrimos o chão das covas com placas (chapas) de cobre interligadas com cobre NU e soldaduras alumino-termicas. Depois enchemos com terra preta, nas covas foi instalado um sistema de rega para manter durante o ano a terra húmida. Conseguimos valores e mantemos até hoje.
Cpts
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Bem parece que temos duas diferentes o começo pelo joseferreiragouveia agora é o lucygp ? a perguntar o quê?