Software e medições

Responder
nasps
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 06 mai 2008, 14:44
Has thanked: 1 time

Software e medições

Mensagem por nasps »

Vivam...

Andei há uns tempos a "partir alguma pedra" para tentar utilizar softwares que pudessem, partindo da base, normalmente AutoCAD, de um layout de um projecto eléctrico, passar a 3D e por conseguinte poder, entre outras coisas obter medições de tubagens, cabos etc.

Sei que provavelmente não há uma única solução...mas algum colega já usou algum(ns) software desta forma?
Tenho ideia que o Cype "faz" isso...não sei se alguém corrobora...

Cumprimentos
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Has thanked: 1 time
Been thanked: 5 times

Re: Software e medições

Mensagem por Pimenta »

Já usei o Cype e não gostei, tem muitas falhas!
De resto, nunca experimentei outro...
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Re: Software e medições

Mensagem por Duarte82 »

Boas,

Dentro dos softwares da autodesk, existe o Revit. Mas nesse caso, necessita, entre outras coisas, que a arquitetura seja realizada também em Revit. Este software permite depois ao AVAC, hidráulicas e eletricidade e telecomunicações de implementar os seus equipamentos e verificar, em 3D, como ajustar a passagem de cada especialidade para evitar conflitos. É evidente que este trabalho todo só se justifica se o projeto for de execução e se a obra for complexa a nível de especialidades. Funciona bem em gabinetes que reúnem a arquitetura e as especialidades para poderem aproveitar as bases de trabalho. Consegue-se ainda, retirar do software, os mapas de quantidades e estimativas orçamentais, mas isso requer que se vá inserindo os dados à medida que se faz o projeto.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”