Comutador de escada com relógio
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 07 mar 2015, 17:30
Comutador de escada com relógio
Boa tarde,
Desconhecia este fórum mas parece-me mesmo muito útil, obrigado a quem teve a ideia.
Em relação à minha dúvida, a minha casa tem 2 pisos (mais o r/c e a cave), em cada um dos pisos 'tradicionalmente' estava um botão 'antigo' que comutava a luz das escadas (tipo prédio) e com um temporizador ligava e desligava sozinho.
Hoje troquei um destes comutadores na escada por um recente e claramente fiz asneira porque quando o carrego uma vez (ele não fica 'fixo', faz a função de botão normal) a luz nunca apaga, é como se o circuito ficasse sempre fechado ignorando o relógio, se voltar a carregar então o relógio da escada consegue actuar e desligar normalmente.
Nas ligações do interruptor tenho 3 ligações, uma delas diz algo tipo 1/1, noutra 1/2 (estando as duas do mesmo lado) e do outro tenho então outra ligação 'isolada'), liguei no meu caso o 1/1 e o outro fio à outra do interruptor (sem ser a 1/2).
O que estou a fazer mal?
Obrigado,
Desconhecia este fórum mas parece-me mesmo muito útil, obrigado a quem teve a ideia.
Em relação à minha dúvida, a minha casa tem 2 pisos (mais o r/c e a cave), em cada um dos pisos 'tradicionalmente' estava um botão 'antigo' que comutava a luz das escadas (tipo prédio) e com um temporizador ligava e desligava sozinho.
Hoje troquei um destes comutadores na escada por um recente e claramente fiz asneira porque quando o carrego uma vez (ele não fica 'fixo', faz a função de botão normal) a luz nunca apaga, é como se o circuito ficasse sempre fechado ignorando o relógio, se voltar a carregar então o relógio da escada consegue actuar e desligar normalmente.
Nas ligações do interruptor tenho 3 ligações, uma delas diz algo tipo 1/1, noutra 1/2 (estando as duas do mesmo lado) e do outro tenho então outra ligação 'isolada'), liguei no meu caso o 1/1 e o outro fio à outra do interruptor (sem ser a 1/2).
O que estou a fazer mal?
Obrigado,
-
- Velha Guarda
- Registado: 29 out 2011, 18:08
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Re: Comutador de escada com relógio
Boa tarde,
O comutador que colocou era igual ao antigo certo?
Cumprimentos.
O comutador que colocou era igual ao antigo certo?
Cumprimentos.
Quanto mais sei....mais burro sou!!
-
Boa noite,
Não, o que lá estava era bastante antigo (a casa é antiga) e troquei por um mais recente...
Abraço,
Não, o que lá estava era bastante antigo (a casa é antiga) e troquei por um mais recente...
Abraço,
Boas,
Se instalou um comutador está mal e seria esse o sintoma que descreve.
Deve instalar um botão de pressão.
Para distinguir entre os dois guie-se pelo seguinte:
-Um comutador quando pressionado mantem a posição para onde foi pressionado mesmo depois de libertado.
-Um botão de pressão retorna à posiçao inicial depois de o libertar.
Aconselho-o a retirar esse comutador assim que possa pois corre o risco de queimar o automatico de escada (temporizador)
Um abraço
Se instalou um comutador está mal e seria esse o sintoma que descreve.
Deve instalar um botão de pressão.
Para distinguir entre os dois guie-se pelo seguinte:
-Um comutador quando pressionado mantem a posição para onde foi pressionado mesmo depois de libertado.
-Um botão de pressão retorna à posiçao inicial depois de o libertar.
Aconselho-o a retirar esse comutador assim que possa pois corre o risco de queimar o automatico de escada (temporizador)
Um abraço
-
Bom dia,
Realmente o que comprei parece mesmo um botão porque a posição não 'prende' como se de um ON/OFF se tratasse, o que comprei foi isto:

Liguei assim:

(ja tentei 1.1 e 1.2 e o resultado é igual)
Isto era o que lá estava instalado... penso que seja do século passado :p

O meu problema aqui (na Suiça) é saber o que procurar quando vou comprar as coisas... para mim parecem todos iguais...
Realmente o que comprei parece mesmo um botão porque a posição não 'prende' como se de um ON/OFF se tratasse, o que comprei foi isto:

Liguei assim:

(ja tentei 1.1 e 1.2 e o resultado é igual)
Isto era o que lá estava instalado... penso que seja do século passado :p

O meu problema aqui (na Suiça) é saber o que procurar quando vou comprar as coisas... para mim parecem todos iguais...

Boas,
uma vez que o francês é uma das linguas faladas aí, pode procurar por "buton de poussoir".
Um abraço
uma vez que o francês é uma das linguas faladas aí, pode procurar por "buton de poussoir".
Um abraço
-
- Velha Guarda
Boas,justme Escreveu:Boas,
Um abraço
Estava a suspeitar disso, que era um interruptor em vez de botão de pressão.... Mas deixei os mestres responderem primeiro.(só para não levar outro puxão de orelhas)

Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Não é interruptor! é botão de pressão com luz! basta ver os contactos exteriores!
-
- Velha Guarda
Boa noite,DEUS AMIGO Escreveu:Não é interruptor! é botão de pressão com luz! basta ver os contactos exteriores!
Que não era um interruptor / comutador já me tinha apercebido, o quis referir foi em vez de estar um botão de pressão para dar sinal ao automático de escada estava um interruptor / comutador. que quando accionava mantinha sempre a luz acesa, so após "desligar" o interruptor / comutador é que se dava a temporização.
Cumprimentos