Bom dia
sou eletricista há quase 25 anos. sempre ou quase sempre que vou trocar tomadas por elas estarem estragadas, deparo me com o fio azul(neutro) caldeado(fio ressequido). Isto acontece me em fabricas, habitaçoes, pavilhoes,etc. eu estudei eletricidade e no meu tempo não se estudava ondas harmonicas, será pela ifluencia das ondas harmonicas ou por outro motivo que desconheço?
dúvida nas tomadas ?
Re: dúvida nas tomadas ?
Boas,
isso acontece devido ao aquecimento provocado por maus contactos entre a tomada e a ficha ou nos terminais onde os fios ligam. Potencias elevadas em conjunto com o que referi atrás favorecem esse fenómeno.
Um abraço
isso acontece devido ao aquecimento provocado por maus contactos entre a tomada e a ficha ou nos terminais onde os fios ligam. Potencias elevadas em conjunto com o que referi atrás favorecem esse fenómeno.
Um abraço
Boas,
não tenho essa ideia, mas provávelmente notar-se-á mais no neutro por ser uma cor clara.
O "esturricado" não é tão visivel no castanho ou preto.
Pode ser que com a nova cor (cinzento) a estatistica fique mais equilibrada.
Um abraço
não tenho essa ideia, mas provávelmente notar-se-á mais no neutro por ser uma cor clara.
O "esturricado" não é tão visivel no castanho ou preto.
Pode ser que com a nova cor (cinzento) a estatistica fique mais equilibrada.

Um abraço
Boas,
ora lá está!
Apenas se torna preocupante se começar a acontecer no Verde/Amarelo.
Um abraço
ora lá está!
Apenas se torna preocupante se começar a acontecer no Verde/Amarelo.

Um abraço
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Se forem tomadas trifásicas (L1, L2, L3, N, PE), pode-se dar o caso de nesse circuito a 3ª harmónica da intensidade, tenha um valor elevado..
Em determinados casos, se a 3ª harmónica for elevada, a intensidade no condutor de neutro é mais elevada que nas fases.
De qualquer modo havendo uma proteção a montante o disjuntor deveria de disparar.
A secção do neutro é igual à das fases?
Em determinados casos, se a 3ª harmónica for elevada, a intensidade no condutor de neutro é mais elevada que nas fases.
De qualquer modo havendo uma proteção a montante o disjuntor deveria de disparar.
A secção do neutro é igual à das fases?
francisco Escreveu:Bom dia
sou eletricista há quase 25 anos. sempre ou quase sempre que vou trocar tomadas por elas estarem estragadas, deparo me com o fio azul(neutro) caldeado(fio ressequido). Isto acontece me em fabricas, habitaçoes, pavilhoes,etc. eu estudei eletricidade e no meu tempo não se estudava ondas harmonicas, será pela ifluencia das ondas harmonicas ou por outro motivo que desconheço?