Boas.
Sou novo nestas andanças, tenho lido muito e tenho algumas duvidas que penso me poderão ajudar.
Com a nova lei do autoconsumo para energia fotovoltaica será que tendo 2 paineis 500w, que só produzem energia durante o dia (quando estou ausente), e por isso mais que suficiente para mim, não poderei ter um 3 painel 250w,ligado a baterias, para poder injetar na rede de minha casa á noite mas também qUANDO ESTOU EM CASA AO FIM DE SEMANA (MÁQUINAS DE LAVAR, ASPIRADOR, ETC, Será economicamente viável?
Aguardo opinião muito obrigado
autoconsumo
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: autoconsumo
ertyu Escreveu:Boas.
Sou novo nestas andanças, tenho lido muito e tenho algumas duvidas que penso me poderão ajudar.
Com a nova lei do autoconsumo para energia fotovoltaica será que tendo 2 paineis 500w, que só produzem energia durante o dia (quando estou ausente), e por isso mais que suficiente para mim, não poderei ter um 3 painel 250w,ligado a baterias, para poder injetar na rede de minha casa á noite mas também qUANDO ESTOU EM CASA AO FIM DE SEMANA (MÁQUINAS DE LAVAR, ASPIRADOR, ETC, Será economicamente viável? Não
Aguardo opinião muito obrigado
-
- Curioso
- Registado: 13 set 2014, 18:05
- Been thanked: 4 times
O uso de baterias encarece sempre o sistema, mas é viável.
Mas porque precisas de um 3º painel para as baterias? Os outros 2 não dão?
Com um 3 painel ligado a baterias teria alguma energia para a noite visto que é o periodo em que estou mais em cas
-
- Curioso
- Registado: 13 set 2014, 18:05
- Been thanked: 4 times
Mas tu consomes tudo o que produzes com os outros 2 painéis?
A questão é essa.
É que senão esse 2 chegam para carregar as baterias quando o consumo é menor que a produção.
A questão é essa.
É que senão esse 2 chegam para carregar as baterias quando o consumo é menor que a produção.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Correcção, viável sinónimo de exequível, SIM...borllock Escreveu:O uso de baterias encarece sempre o sistema, mas é viável.
Encómicamente viável: NÃO
Boas.
Uma maneira engraçada de fazer as contas autoconsumo.
se adquirir 6 paineis fotovoltaicos (1500w ) cujo preço com iva anda 3.264.00 (fonte edp) para autoconsumo com venda a rede, pagar o custo do contador + licenciamento 530,00 fazendo um total de 3.794.00
Se por dia produzir 10kwh média, sendo o meu consumo diurno de 3Kwh 0.15 x 3= 0.45 e 0.05 x 7 Kwh valor de venda á rede
contas 0.45 x 365 dias =164.25
0.35 x 365 dias=127.75
total 292.00
3.794.00/292= 130 meses totalizando 11 anos para pagar investimento, e todos os kwh a mais que consumirmos mais depresssa amortiza o investimento, claro que não está contabilizado algum tipo de gasto
Gostava que dessem a vossa opinião
Uma maneira engraçada de fazer as contas autoconsumo.
se adquirir 6 paineis fotovoltaicos (1500w ) cujo preço com iva anda 3.264.00 (fonte edp) para autoconsumo com venda a rede, pagar o custo do contador + licenciamento 530,00 fazendo um total de 3.794.00
Se por dia produzir 10kwh média, sendo o meu consumo diurno de 3Kwh 0.15 x 3= 0.45 e 0.05 x 7 Kwh valor de venda á rede
contas 0.45 x 365 dias =164.25
0.35 x 365 dias=127.75
total 292.00
3.794.00/292= 130 meses totalizando 11 anos para pagar investimento, e todos os kwh a mais que consumirmos mais depresssa amortiza o investimento, claro que não está contabilizado algum tipo de gasto
Gostava que dessem a vossa opinião

-
- Curioso
- Registado: 30 jun 2009, 00:07
- Been thanked: 1 time
10 kWh em média por dia? Deve ser, deve... isso corresponde a 10 kWh/1,5kW=6,7 horas por dia a produzir à potência nominal dos paineis.
É que nem no melhor dia de produção dos painéis vai conseguir isso, quanto mais em média. Em média consegue para aí umas 3 horas de produção equivalente à potência nominal (3h*1,5kW = 4,5kWh), portanto devem ser uns 20 anos para conseguir ter retorno do investimento.
E já se conseguem painéis com um preço muito mais interessante (abaixo de 1,5€/W) para essa potência.
É que nem no melhor dia de produção dos painéis vai conseguir isso, quanto mais em média. Em média consegue para aí umas 3 horas de produção equivalente à potência nominal (3h*1,5kW = 4,5kWh), portanto devem ser uns 20 anos para conseguir ter retorno do investimento.
E já se conseguem painéis com um preço muito mais interessante (abaixo de 1,5€/W) para essa potência.