Arco Elétrico em BT
Arco Elétrico em BT
Pessoal supomos um circuito de BT trifásico, que alimente um motor por exemplo, esse circuito é protegido por fusíveis é possível a existência de arco elétrico se o motor NÃO estiver em funcionamento, no momento que vc retire um desses fusíveis no circuito? Desde já obrigado.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Arco Elétrico em BT
Boas
Pode acontecer por ddiversas razões, de entre as quais acumular de poeiras, humidades, etc.
Pode acontecer por ddiversas razões, de entre as quais acumular de poeiras, humidades, etc.
renan88 Escreveu:Pessoal supomos um circuito de BT trifásico, que alimente um motor por exemplo, esse circuito é protegido por fusíveis é possível a existência de arco elétrico se o motor NÃO estiver em funcionamento, no momento que vc retire um desses fusíveis no circuito? Desde já obrigado.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.
Só é possível haver arco eléctrico caso, o circuito esteja fechado e a ser percorrido por corrente, e depois se abra o circuito.
Circuitos abertos não produzem arcos eléctricos.
Só é possível haver arco eléctrico caso, o circuito esteja fechado e a ser percorrido por corrente, e depois se abra o circuito.
Circuitos abertos não produzem arcos eléctricos.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
Verifica-se a presença de arco electrico sempre que se desliga qualquer componente, seja de proteção ou
um simples contacto, em trifásico ou monofásico, quando a jusante desse componente existe um receptor em carga
A maior ou menor visibilidade desse arco está directamente relacionada com a dif. de potêncial do circuito e com os
amperes que estão a passar nesse momento
Cps
A. Castro
Verifica-se a presença de arco electrico sempre que se desliga qualquer componente, seja de proteção ou
um simples contacto, em trifásico ou monofásico, quando a jusante desse componente existe um receptor em carga
A maior ou menor visibilidade desse arco está directamente relacionada com a dif. de potêncial do circuito e com os
amperes que estão a passar nesse momento
Cps
A. Castro
Ou seja não é possível haver arco no momento da retirada de um fusível se no circuito do mesmo não houver carga(motor em trabalho e etc). Correto?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
que profissão é "mantededor"?
Será melhor expor a sua questão com mais pormenores, isto é:
1- A que é que está a chamar arco eléctrico?
2- Quando diz motor parado está a falar de que motor? terá freio, a ter, de que tipo (ligação)?
Ohmico
que profissão é "mantededor"?
Será melhor expor a sua questão com mais pormenores, isto é:
1- A que é que está a chamar arco eléctrico?
2- Quando diz motor parado está a falar de que motor? terá freio, a ter, de que tipo (ligação)?
Ohmico
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 mar 2015, 09:35
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Arco Elétrico:
Quando se separam 2 contatos entre os quais passa uma corrente elétrica, produz-se um fenómeno luminoso que representa a passagem da corrente através do ar, visto que o ar se deixa atravessar facilmente sob a influencia da tensão que aparece entre os contatos, enquanto a distancia entre estes é muito pequena. Se se tratar do corte de uma potencia elétrica muito fraca, produz-se uma simples faísca, de cor azulada de curta duração, se a potencia é maior produz-se um arco, mais persistente de cor mais clara que a simples faísca, o qual corroi os contatos pela sua fusão parcial.
Um arco é pois uma descarga elétrica entre elétrodos colocados num gás. O arco pode ser considerado como um plasma, isto é, um conjunto de partículas físicas a alta temperatura, formando assim um condutor gasoso.
Quando se separam 2 contatos entre os quais passa uma corrente elétrica, produz-se um fenómeno luminoso que representa a passagem da corrente através do ar, visto que o ar se deixa atravessar facilmente sob a influencia da tensão que aparece entre os contatos, enquanto a distancia entre estes é muito pequena. Se se tratar do corte de uma potencia elétrica muito fraca, produz-se uma simples faísca, de cor azulada de curta duração, se a potencia é maior produz-se um arco, mais persistente de cor mais clara que a simples faísca, o qual corroi os contatos pela sua fusão parcial.
Um arco é pois uma descarga elétrica entre elétrodos colocados num gás. O arco pode ser considerado como um plasma, isto é, um conjunto de partículas físicas a alta temperatura, formando assim um condutor gasoso.
-
- Velha Guarda
- Registado: 29 out 2011, 18:08
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Boas.
Que eu tenho conhecimento não havendo corrente "ja mé" haveria arco.. tiras te mesmo com o motor 100% parado certo??? mesmo com o circuito de alimentação desligado(isto depedende da ligação, com um contactor ja não deverá acontecer) , um motor passa de motor para gerador,quando não alimentado.
Que eu tenho conhecimento não havendo corrente "ja mé" haveria arco.. tiras te mesmo com o motor 100% parado certo??? mesmo com o circuito de alimentação desligado(isto depedende da ligação, com um contactor ja não deverá acontecer) , um motor passa de motor para gerador,quando não alimentado.
Quanto mais sei....mais burro sou!!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
A. Castro
Cpsmaceira.87 Escreveu:Boas.
... , um motor passa de motor para gerador,quando não alimentado. Colega, pode explicar esta afirmação, por gentileza?
A. Castro
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
CF,Lda Escreveu:Vivam.
Cpsmaceira.87 Escreveu:Boas.
... , um motor passa de motor para gerador,quando não alimentado. Colega, pode explicar esta afirmação, por gentileza?
A. Castro
pois.....também gostava dessa explicação....a ser possível....
Jaime Reis
Boas,maceira.87 Escreveu:Boas.
Que eu tenho conhecimento não havendo corrente "ja mé" haveria arco.. (...)
Depois de responder aos colegas (tambem tenho interesse nessa resposta), informe-me, se não se importar, o que quis dizer com a expressão entre aspas ("ja mé") ?
Um abraço
-
- Velha Guarda
Boa noite "já me" jamais, o meu francês e fraco. Em relação ao passar de motor para gerador...se desligados a alimentação mas o motor continua a rodar, a partir desse momento há cargas nas bobines e elas têm de sair por algum lado para se extinguir.(daí por exemplo ele retirar os fusíveis e surgir um pequeno arco) Se por exemplo tivermos Um volante de inércia muito grande e que o rotor continue a rodar ele gera eenergia. Corrijam me por favor. eu quero é aprender.
-
- Velha Guarda
Bom dia,
Sei que ha para ali uns condensadores metidos no meio, para desfasar..penso eu..
Segue ai um link..
Mas pelo que vi gera...E não foi por ver o video que fiquei o esta ideia.
Mesmo quando andava estudar na parte dos VEV, foi incutido para termos sempre em atenção pois esse retorno de energia podia danificar os VEV. Dai fazer rampas de paragem.
MAIS UMA VEZ PEÇO QUE CORRIJAM.
Cumprimentos
Sei que ha para ali uns condensadores metidos no meio, para desfasar..penso eu..
Segue ai um link..
Mesmo quando andava estudar na parte dos VEV, foi incutido para termos sempre em atenção pois esse retorno de energia podia danificar os VEV. Dai fazer rampas de paragem.
Cumprimentos
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Não se falou em velocidade variável. Sempre que haja tensão, quando se desliga (abre-se o contacto) há arco (faisca pequena ou grande, dependendo do comprimento dos condutores), mesmo que não haja consumo.
Cump.
Mário
Mas que grande confusão.maceira.87 Escreveu:Bom dia,
http://www.youtube.com/watch?v=731ppW4eFaE
Segue ai um link..
Cumprimentos
Não se falou em velocidade variável. Sempre que haja tensão, quando se desliga (abre-se o contacto) há arco (faisca pequena ou grande, dependendo do comprimento dos condutores), mesmo que não haja consumo.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."