Motor Baumuller que aquece

Responder
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Motor Baumuller que aquece

Mensagem por BLima »

Viva colegas!

Tenho uma situação que me está a deixar um pouco perplexo. Passo a explicar:

Tenho, dentro de uma caixa de engrenagens, um motor de corrente contínua de imãs permanentes Baumuller, 4 escovas, que está a aquecer ao fim de algum tempo. Primeiro substituí-o por outro e placa electrónica que o controla, mas continuava a aquecer. Não tem qualquer prisão mecânica pois consigo rodar bem, a mão, o rolo que este motor controla. No mostrador analógico que mostra a tensão que vai para este motor, vejo que não ultrapassa os 60% e está sempre a oscilar em torno deste valor, face aos 3 iguais que tenho na máquina que vão até aos 100% sem problemas e não variam tanto o seu valor.

As minhas dúvidas:

- Porquê que este motor aquece? Se fosse um motor AC até compreendia pois se trabalhar a uma voltagem mais baixa, começa a aquecer pois consome mais corrente. Mas este motor, a regulação de velocidade é feita variando a tensão e por isso, sei que estes motores não aquecem(se tiverem ventilação forçada)

- Já verifiquei a alimentação das cartas electrónicas e as tensões contínuas e alternadas estão estáveis e iguais aos outros 3!

- Será que me entrou óleo no conector do motor está a fazer isolamento e faz cair a tensão?

Obrigado,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Motor Baumuller que aquece

Mensagem por Mário »

Boas
BLima Escreveu:Viva colegas!
Tenho uma situação que me está a deixar um pouco perplexo. Passo a explicar:
Tenho, dentro de uma caixa de engrenagens, um motor de corrente contínua de imãs permanentes Baumuller, 4 escovas, que está a aquecer ao fim de algum tempo.
Primeiro substituí-o por outro e placa electrónica que o controla, mas continuava a aquecer. Não tem qualquer prisão mecânica pois consigo rodar bem, a mão, o rolo que este motor controla. No mostrador analógico que mostra a tensão que vai para este motor, vejo que não ultrapassa os 60% e está sempre a oscilar em torno deste valor, face aos 3 iguais que tenho na máquina que vão até aos 100% sem problemas e não variam tanto o seu valor.
As minhas dúvidas:
- Porquê que este motor aquece? Se fosse um motor AC até compreendia pois se trabalhar a uma voltagem mais baixa, começa a aquecer pois consome mais corrente. Mas este motor, a regulação de velocidade é feita variando a tensão e por isso, sei que estes motores não aquecem(se tiverem ventilação forçada)
- Já verifiquei a alimentação das cartas electrónicas e as tensões contínuas e alternadas estão estáveis e iguais aos outros 3!
- Será que me entrou óleo no conector do motor está a fazer isolamento e faz cair a tensão?
Obrigado,
Bruno
Substituíste o motor, carta de potencia, controlo, e ficou na mesma. Ok, o que é comum ao que ficou na instalação? Fichas, redutor (prisão mecânica) falta de isolamento (quando aquece), cabos (fios deteriorados). Mede mesmo na entrada do motor.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva Mário,

Logo à tarde, vou levar comigo um medidor de isolamento a ver se detecto alguma coisa. De facto só medi as tensões à chegada das cartas electrónicas. Obrigado
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Problema resolvido!

Afinal tinha um mau contacto no conector que ligava ao motor. Quando medi com o multímetro de isolamento, outro motor que estava a rodar bem, estava a dar passagem à massa! Bem, ignorei o aparelho e parti para ver o conector. Tinha óleo.

Pequena sugestão: Não levem à letra o que o aparelho indica. Uma vez, tinha uma placa electrónica com apenas dois relés e dois diodos em paralelo. Quando colocava a placa na máquina, o disjuntor desarmava. Ao medir com o multímetro, ele indicava-me que estavam bons. Optei por mudá-los e resolveu o problema! Ou seja, não acreditem sempre nos multímetros.

P.S.: Os aparelhos que uso são da Fluke!
Atentamente,
Bruno
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
BLima Escreveu:Problema resolvido!
Afinal tinha um mau contacto no conector que ligava ao motor. Quando medi com o multímetro de isolamento, outro motor que estava a rodar bem, estava a dar passagem à massa! Bem, ignorei o aparelho e parti para ver o conector. Tinha óleo.
Pequena sugestão: Não levem à letra o que o aparelho indica. Uma vez, tinha uma placa electrónica com apenas dois relés e dois diodos em paralelo. Quando colocava a placa na máquina, o disjuntor desarmava. Ao medir com o multímetro, ele indicava-me que estavam bons. Optei por mudá-los e resolveu o problema! Ou seja, não acreditem sempre nos multímetros.

P.S.: Os aparelhos que uso são da Fluke!
Mas o técnico não é Fluke :lol: o multimetro não tem tensão suficiente para medir isolamento (independentemente da marca)
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”