Motor de maquina de lavar roupa

Responder
zito123
Curioso
Curioso
Registado: 19 fev 2015, 20:42

Motor de maquina de lavar roupa

Mensagem por zito123 »

Boas pessoal.
O meu assunto é o seguinte, tenho por cá um motor de maquina de lavar roupa que usa 8 fios e não usa escovas, eu com tanto fio só vou fazer porcaria, por isso gostaria de alguma ajuda de como se liga esse dito em baixa tensão juntamente com o condensador.
Sem mais obrigados.
zito123
Curioso
Curioso

Re: Motor de maquina de lavar roupa

Mensagem por zito123 »

Tenho um tambem, mas este é com escovas, será possivel o por a trabalhar em baixa tensão??
MPChambel
Curioso
Curioso
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Mensagem por MPChambel »

A ideia é ligar o motor para fazer alguma invenção ?
Queres ligar com velocidade baixa ou a fundo ?
Os fios do condensador já sabes quais são e se o motor ainda está montado na máquina é facil de identificar os outros.
Não sei se as cores são iguais em todas as máquinas
zito123
Curioso
Curioso

Mensagem por zito123 »

Sim é para uma invenção e a ideia é mete-lo em velocidade baixa, se esse dito de escovas funcione em baixa seria o ideal se não terei de optar pelo que não tem escovas tal como pedi ajuda na primeira pergunta ao topico.
obrigado.

(depois de a invenção estiver operacional a funcionar postarei por cá)
MPChambel
Curioso
Curioso
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Mensagem por MPChambel »

Quer tenham escovas ou não os motores das máquinas de lavar dão para trabalhar em baixa velocidade.
Mas a maioria dos motores com escovas têm uma placa electrónica que faz a variação da velocidade.
Tens que desligar a ficha onde ligam os fios.
Podem ter desde 6 até 10 fios,depende se tem uma bobine para cada escova ou não e a protecção térmica também.
Ver a continuidade entre todos eles e descobrir qual é o das escovas o da bobine e fazer as respectivas ligações.
Metes a fase num dos terminais das escovas fazes um chunt do outro terminal para a bobine e o outro terminal da bobine ligas o neutro.
Se trocares a fase que entra no terminal das escovas de uma para outra vais mudar o sentido de rotação.
Não sei se me fiz entender ?
Espero também ler a opinião dos mais entendidos.
zito123
Curioso
Curioso

Mensagem por zito123 »

O meu muito obrigado pela ajuda, ja tenho a brincadeira a trabalhar 100%

A minha unica duvida esta no motor de escovas, esse ai nunca consegui mete-lo a trabalhar em baixa tensão, caso haja opiniões agradecia pois esse dito me iria dar imenso jeito.

Um grande abraço.
Madimar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 ago 2008, 18:53

Mensagem por Madimar »

zito123 Escreveu:O meu muito obrigado pela ajuda, ja tenho a brincadeira a trabalhar 100%

A minha unica duvida esta no motor de escovas, esse ai nunca consegui mete-lo a trabalhar em baixa tensão, caso haja opiniões agradecia pois esse dito me iria dar imenso jeito.

Um grande abraço.

Normalmente estes motores estão dependentes do circuito que o alimenta, se mete tensão por um dois ou tres pontos,e assim dá menos ou mais rotação, devemos analizar o esquema onde está ou estava inserido.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”