VEV

maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 29 out 2011, 18:08
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

VEV

Mensagem por maceira.87 »

Boas pessoal, se alguém me puder dar uma luz.
tenho um vev onrom vs j7 mini preciso de adaptar um potenciometro a jusante, para controlar a velocidade de um tapete consoante as necessidades.
No manual fala em ligar o potenciometro em "FS", "FR" , "FC"...que vai de 0-20mA ou 4-20mA.
Em outra pag. do manual diz que nao posso colocar tensao nesses terminais. Como e que tenha intensidade sem tensao?!!estou baralhado se alguem me puder auxiliar seria optimo.
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: VEV

ja agora segue aqui o link do manual que consultei
http://www.noworry.com.br/downloads/yas ... elo_j7.pdf
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

maceira.87 Escreveu:Boas pessoal, se alguém me puder dar uma luz.
tenho um vev onrom vs j7 mini preciso de adaptar um potenciometro a jusante, para controlar a velocidade de um tapete consoante as necessidades.
No manual fala em ligar o potenciometro em "FS", "FR" , "FC"...que vai de 0-20mA ou 4-20mA.
Em outra pag. do manual diz que nao posso colocar tensao nesses terminais. Como e que tenha intensidade sem tensao?!!estou baralhado se alguem me puder auxiliar seria optimo.
Cumprimentos
Bem, esses meninos (J7), os terminais FS e FC disponibiliza 10V e colocando as extremidades do seu potenciómetro nesses terminais, com o cursor do potenciómetro irá ter uma variação de 0 a 10V, dependendo da posição (funcionando como divisor de tensão). Colocando o cursor no FR, o variador configurado para usar a frequência de referência disponibilizada nos terminais (parâmetro n03, valor 02), irá fazer variar a frequência de saída, de acordo com a posição do potenciómetro. Quando o fabricante diz para não ligar uma tensão nos terminais FS, FR e FC, é para não "baralhar" a fonte de tensão interna ou até mesmo destruir, mas não é totalmente verdade.
Repare, a variação da "frequência de referencia externa" é passível ser feita de 3 formas: 0-10V, 0-20mA e 4-mA (valores 02, 03 e 04 respectivamente do parâmetro n03 e alterando o SW8, I para tensão, O para corrente). Para isso pode usar uma fonte de tensão ou de intensidade externa. Um dos terminais dessa fonte de tensão obrigatoriamente deverá estar no FC (pólo negativo), para fazer equipotencializar o ponto mais baixo.
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

Humm...Ok Muito obrigado pela explicação!Assim já faz mais sentido! :D Só mais uma questão....neste caso eles falam no manual que o potenciómetro deve de ser de 2 kOhms.
Esta informação do tipo de potenciometro a utilizar vem normalmente nos manuais, ou temos de dimensionar o potenciometro a utilizar??!
Cumprimentos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

maceira.87 Escreveu:Humm...Ok Muito obrigado pela explicação!Assim já faz mais sentido! :D Só mais uma questão....neste caso eles falam no manual que o potenciómetro deve de ser de 2 kOhms.
Esta informação do tipo de potenciometro a utilizar vem normalmente nos manuais, ou temos de dimensionar o potenciometro a utilizar??!
Cumprimentos
2; 2,2kohm; 4,7kohm; 5kohm; 10kohm são valores considerados habituais. Acima de 10 não recomendo (embora o variador tenha uma impedância elevada, pode dar problemas na divisão...), abaixo de 2,2kohm pode ou ele arder ou a fonte que estará nas extremidades.
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

Yap..compreendido...mas no caso ter outro VEV de outra marca qualquer,por norma o valor do potenciometro a aplicar vem no manual, ou temos de dimensiona-lo????
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

maceira.87 Escreveu:Yap..compreendido...mas no caso ter outro VEV de outra marca qualquer,por norma o valor do potenciometro a aplicar vem no manual, ou temos de dimensiona-lo????
seguir o manual. Mas o normal é os que apresentei. Agora a parte de dimensionar isso é tarefa inglória mas por outras razões...
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

inglório?! porque parceiro?devido a nao chegar a valores bem concretos? ou porque? explica me se tiveres um pouco de paciência e tempo claro.
Desde ja agradeço a ajuda que ma estas a dar, muito obrigado!
Cumprimentos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

como é que é possível calcular isso?
Experimente e verá que não vale o trabalho, daí o inglório. Tem muitas variáveis que acabam por não ser fornecidas...
É como as resistências pull-up ou pull-down, ninguém as calcula...
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

Ok. Eu até achava que sabendo a tensão que tínhamos aos terminais conseguimos calcular a resistência para obtermos a intensidade pretendida. Mas já estou a ver que não é assim tão simples. Depois com tempo poderás me falar dessas variáveis?! Desculpa mas eu sou mesmo curioso e saber que não dá ok.. Tudo bem...mas porque?!! :shock: Cumprimentos e obrigado amigo
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Boas,

o que o manual fornece é a corrente máxima que se pode extrair do terminal de 12V do variador para alimentar o potenciometro.
A partir desse valor poderá calcular a resistencia minima do potenciometro pela aplicação da lei de Ohm.

Um abraço
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

maceira.87 Escreveu:Ok. Eu até achava que sabendo a tensão que tínhamos aos terminais conseguimos calcular a resistência para obtermos a intensidade pretendida. Mas já estou a ver que não é assim tão simples. Depois com tempo poderás me falar dessas variáveis?! Desculpa mas eu sou mesmo curioso e saber que não dá ok.. Tudo bem...mas porque?!! :shock: Cumprimentos e obrigado amigo
se vai usar um potenciómetro externo...terá que definir a entrada analógica como tensão, 0-10V......
Jaime Reis
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

Boas,

correto!

Um abraço
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

jaimereis Escreveu:
maceira.87 Escreveu:Ok. Eu até achava que sabendo a tensão que tínhamos aos terminais conseguimos calcular a resistência para obtermos a intensidade pretendida. Mas já estou a ver que não é assim tão simples. Depois com tempo poderás me falar dessas variáveis?! Desculpa mas eu sou mesmo curioso e saber que não dá ok.. Tudo bem...mas porque?!! :shock: Cumprimentos e obrigado amigo
se vai usar um potenciómetro externo...terá que definir a entrada analógica como tensão, 0-10V......
Boa noite,
Mas este VEV da para definir também por tensão? Tenho de olhar melhor para o manual.
Porque lá falava que a entrada analógica para o potenciómetro teria de regular me pela intensidade. Hum...Ok então sempre a ideia que tinha poderia dar certo? Usando a lei de ohm daria para.saber o potenciómetro a aplicar certo?
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

Boas,

daria para saber a resistencia minima do potenciometro externo que poderia usar na saida de tensão continua disponibilizada pelo variador para efeitos do ajuste por tensão 0-10V.

Depois tem tambem as outras opções já referidas pelos colegas e que pode verificar no manual.

Um abraço
Última edição por justme em 06 mar 2015, 00:44, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”