Leds Dimáveis

Responder
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 22 nov 2008, 17:12

Leds Dimáveis

Mensagem por Pedro Oliveira »

Boa tarde,

Estamos interessados em mudar a iluminação das instalações em T8 58W para Leds, mas gostaria de saber se alguém tem experiência nesta área que me informe sobre a existencia de leds dimáveis e se são fiáveis.

É que nem a philips nem a osram permitem dimar...

Muito Obrigado,
Pedro Oliveira
Magneto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 jun 2014, 11:09

Re: Leds Dimáveis

Mensagem por Magneto »

Em instalações industriais e serviços tens níveis de iluminância mínimos a cumprir, pelo que não vejo qual a vantagem em instalar dimmers. É preferível utilizar sectorização da instalação como medida de eficiência energética.
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

É um aviário. Para o nível de lux que necessito nem sempre preciso da iluminação ligada ao máximo (há luz da rua a entrar).

Muito Obrigado,
Pedro Oliveira
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Pedro, na minha humilde opinião acho que pode adicionar resistências em série com os led's para reduzir a
tensão de trabalho dos mesmos, obtendo assim menor quantidade de iluminação. Essas resistências deverão ser correctamente dimensionadas para os amperes dos led's desse circuito.

Cps
A. Castro
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

CF,Lda Escreveu:Vivam.
Pedro, na minha humilde opinião acho que pode adicionar resistências em série com os led's para reduzir a
tensão de trabalho dos mesmos, obtendo assim menor quantidade de iluminação. Essas resistências deverão ser correctamente dimensionadas para os amperes dos led's desse circuito.

Cps
A. Castro
Não é assim tão linear...
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Agradecimento recebido: 10 vezes

Mensagem por angel_of_diablo »

Pedro Oliveira Escreveu:Boa tarde,

Estamos interessados em mudar a iluminação das instalações em T8 58W para Leds, mas gostaria de saber se alguém tem experiência nesta área que me informe sobre a existencia de leds dimáveis e se são fiáveis.

Muito Obrigado,
Pedro Oliveira
Olá Pedro Oliveira.

Tenho feito projectos de aviários (galinhas) de uma grande empresa em que já usei as duas situações (T8 LEDS e T8 fluorescentes) o que posso dizer é que a melhor solução acaba por ser com T8 fluorescentes, pelos seguintes motivos:
1) Dificilmente arranja uma lâmpada T8 LED que tenha o mesmo fluxo luminoso de uma T8 Fluorescente;
2) Mantendo a mesma distribuição de luminárias, mas simplesmente substituindo as lâmpadas T8 para LED, não consegue obter o mesmo nível de luz;
3) Mesmo com um maior número de luminárias com lâmpadas LED T8 não obterá a mesma uniformidade que a solução com lâmpadas fluorescentes.

De qualquer maneira fica aqui uma marca que têm a lâmpada que pretende, mas com um fluxo luminoso muito insuficiente:
Marca: WELED, Modelo: TUBULAR T8.
Lâmpada T8 LED.pdf
(188.34 KiB) Transferido 208 vezes
Outra solução que nunca usei, mas penso ser melhor é a substituição total da luminária com lâmpada T8 fluorescente por uma luminária com LEDS na base (ou seja, os leds não estão dentro de um tubo tipo T8, mas sim ao longo da base da luminária).
Marca: EEE, Modelo: MHPLP / MHPLO.
Luminária LED.pdf
(56.79 KiB) Transferido 153 vezes
Não consigo saber as potências de cada luminária da EEE, mas é caso de falar com eles para obter essa informação.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Concerteza que não será... Eu também disse "Na minha humilde opinião...".
Por acaso este é também um tema que me interessa para aplicar em casa na minha fishroom para simular o nascer ou o pôr do Sol com led's cool white e led's azuis para simular luz nocturna
A ver vamos como se vai desenrolar este tópico

Cps
A. Castro
nelmindo Escreveu:

Cps
A. Castro
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Concerteza que não será... Eu também disse "Na minha humilde opinião...".
Por acaso este é também um tema que me interessa para aplicar em casa na minha fishroom para simular o nascer ou o pôr do Sol com led's cool white e led's azuis para simular luz nocturna
A ver vamos como se vai desenrolar este tópico

Cps
A. Castro
nelmindo Escreveu:

Cps
A. Castro
Isso de acrescentar resistências só se aplica aos Leds em avulso, em aplicações de meia dúzia de leds, de preferência a baixa tensão e rectificada (DC). Como são muitos "e"s, é por essa razão que não é assim tão linear. As lâmpadas LED tem internamente circuitos eletrónicos que servem:
1º reduzir a tensão usando uma fonte comutada. Por essa razão que algumas lâmpadas aceitam tensões na gama 90 a 250V...
2º rectificar e filtrar essa tensão. Os Leds são de aplicação DC e para evitar o fliker, precisa de uma tensão pouco ondulada.
3º manter a corrente estável para o conjunto de LEDs em particular, já que como os LEDs são no fundo díodos, e como eles não são componentes lineares, logo precisam de ter a corrente constante e não a tensão. Variando essa corrente, é possível ter variação na quantidade de luz emitida.

Para chegar a este ponto, é preciso ultrapassar muitas etapas e como disse, não vai ser acrescentar resistências a uma lâmpada tipo LED, que irá alterar às vezes o seu comportamento. Em algumas nem se nota alguma coisa, basta ser daquelas que aceitam tensões entre os 90 a 250Vac...
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 24 vezes

Mensagem por justme »

Boas,

reforçando o que o Nelmindo abordou, o que impossibilita a aplicação da sua ideia é a eletronica que existe numa lampada e que tem como função adequar a corrente da rede aos LED's.
Essa eletronica exige niveis de tensão para realizarem a sua função:

*Acima do limite alto de tensão sai da zona de segurança e tende a queimar-se, como qualquer outro componente.

*Abaixo do limite baixo a tensão deixa de ter o valor suficiente para funcionar adequadamente e é o mais provável que nem acenda.

*Entre esses dois niveis não notará qualquer alteração no brilho da lampada, pois os referidos circuitos farão a regulação e entregarão aos leds os nveis de tensão e corrente adequados.

A ideia de CF,Lda seria exequivel se se alimentassem os LED's diretamente (a partir de tensão continua) ou atraves de transformador e ponte retificadora, caso em que não existiriam intercalados componentes que necessitassem niveis minimos de tensão e entregassem á carga LED's a variação de tensão que sentissem.

Apesar de exequível a ideia não seria eficiente e para aplicações de potencias relativamente altas, como é o caso, exigiria outras formas de limitar e controlar a corrente nos LED's .

Um abraço
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Vivam
Talvez com fitas de led's a minha ideia funcione melhor, já que alguns comerciantes
também vendem os transformadores 230/12V.
Mas estamo-nos a desviar do tópico por minha causa...

Cps
A. Castro
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por parreirajoao »

Instale daylight sensores.
Pedro Oliveira Escreveu:É um aviário. Para o nível de lux que necessito nem sempre preciso da iluminação ligada ao máximo (há luz da rua a entrar).

Muito Obrigado,
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda

angel_of_diablo Escreveu:
Pedro Oliveira Escreveu:Boa tarde,

Muito Obrigado,
Pedro Oliveira
Olá Pedro Oliveira.

Tenho feito projectos de aviários (galinhas) de uma grande empresa em que já usei as duas situações (T8 LEDS e T8 fluorescentes) o que posso dizer é que a melhor solução acaba por ser com T8 fluorescentes, pelos seguintes motivos:
1) Dificilmente arranja uma lâmpada T8 LED que tenha o mesmo fluxo luminoso de uma T8 Fluorescente;
2) Mantendo a mesma distribuição de luminárias, mas simplesmente substituindo as lâmpadas T8 para LED, não consegue obter o mesmo nível de luz;
3) Mesmo com um maior número de luminárias com lâmpadas LED T8 não obterá a mesma uniformidade que a solução com lâmpadas fluorescentes.

De qualquer maneira fica aqui uma marca que têm a lâmpada que pretende, mas com um fluxo luminoso muito insuficiente:
Marca: WELED, Modelo: TUBULAR T8.
Lâmpada T8 LED.pdf
Outra solução que nunca usei, mas penso ser melhor é a substituição total da luminária com lâmpada T8 fluorescente por uma luminária com LEDS na base (ou seja, os leds não estão dentro de um tubo tipo T8, mas sim ao longo da base da luminária).
Marca: EEE, Modelo: MHPLP / MHPLO.
Luminária LED.pdf
Não consigo saber as potências de cada luminária da EEE, mas é caso de falar com eles para obter essa informação.
Muito Obrigado pelas informações!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”